7 de outubro de 2020

Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos de sua fundação

Em cerimônia restrita, na sexta-feira (2), o Comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, Petrocelli, recepcionou autoridades civis e militares para festejar o aniversário da CPAL

Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos de fundação

Petrocelli posa exibindo o novo layout do pátio da CPAL, com o brasão da Marinha do Brasil

 Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos 
Por Gigi Accioly

Apesar da pandemia COVID-19 que adiou inúmeros eventos cívicos e sociais, o capitão de fragata Wendell Petrocelli de Lima, comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, não poderia deixar de festejar o aniversário da instituição.

Seguindo as normas de afastamento social, o uso de máscara e álcool em gel 70%, a tradicional cerimônia aconteceu na sede da CPAL, na sexta-feira, 2 de outubro, restrita aos convidados (convites nominais e intransferíveis), para um representante de segmentos distintos e autoridades militares do estado.

A cerimônia obedeceu ao protocolo da Marinha do Brasil, com a execução do Hino Nacional e do hasteamento da Bandeira Nacional, como também a leitura da Ordem do Dia do Capitão de fragata Petrocelli, comandante da CPAL, e a outorga do Título de Tripulante Honorário para personalidades civis e militares.

Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos de fundação

Arquiteta Tatiana Andrade Amaral, representando o seu pai, o presidente da FIEA, Carlos Lyra de Andrade, que recebeu o Título de Tripulante Honorário

A solenidade marcou o início de uma nova gestão que tem como uma das finalidades fortalecer a imagem institucional e estreitar laços de amizade entre a Capitania dos Portos de Alagoas e a sociedade civil. Petrocelli tem dado demonstração desse propósito, conhecendo, por meio de visitas, as autoridades alagoanas como também recebendo em seu gabinete diretores e presidentes de instituições com vínculos à CPAL como a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar/AL, Sindaneal e Agência Brasileira de Navegação – Agenbras, dente outras.

Após a cerimônia, foi servido coquetel e entoado o coro do tradicional “Parabéns a Você” ao lado do bolo com design do brasão da Capitania dos Portos de Alagoas.

Sobre a Capitania dos Portos de Alagoas
Subordinada ao 3º Distrito Naval, com sede em Natal (RN), há 173 anos, a Capitania dos Portos de Alagoas tem papel fundamental em nosso país, cumprindo o seu desígnio de proporcionar a segurança do Tráfego Aquaviário, resguardando a defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica nos 250 Km do litoral alagoano como também dos 280 Km do Rio São Francisco, que se estendem da foz até a hidrelétrica de Paulo Afonso.

Confira alguns momentos do coquetel de confraternização
Click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior

Fotos: Revista Evidência

 

 

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas), associada da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

3 Comentários em “Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos de sua fundação

Nely Moura
7 de outubro de 2020 em 14:07

Parabens a nossa Capitania e suaa ações junto a sociedade .

Responder
Eduardo Auto Guimarães
7 de outubro de 2020 em 14:41

Parabéns a Gigi , pela excelente cobertura. Sempre mostrando a qualidade jornalística que é a Revista Evidência. Eduardo Auto Guimarães.

Responder
João Costa
8 de outubro de 2020 em 13:45

Parabéns ao Comandante Petrocelli pelos projetos que estão sendo implementados. A Capitania dos Portos do Estado de Alagoas”, sempre, inovando! Relevante trabalho prezada, Gigi Accioly!! Texto primoroso o que é uma marca sua.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *