28 / 10 / 20

Santa Catarina recebe Inovatur – Programa de Inovação do Turismo

A ação nasce da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Fapesc e Gestalt Open Innovation

Santa Catarina recebe Inovatur – Programa de Inovação do Turismo.

É lançado em Santa Catarina programa de inovação do turismo. Certamente como uma das forças econômicas mais importantes em Santa Catarina, finalmente o turismo ganha um programa para impulsionar o empreendedorismo inovador, especialmente em setores estratégicos na política pública estadual. Dessa forma, o Inovatur foi lançado na última sexta-feira (23), e naturalmente surge com a missão de reinventar o setor, estimulando a mudança de comportamento e adoção da cultura de inovação, de olho nas transformações sociais cada vez mais velozes.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Sendo assim, a ação nasce da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation. Portanto, o programa busca apoiar a geração de empresas de base tecnológica, para transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

“De fato, o Inovatur é um programa de fomento exclusivo para o turismo, de abrangência estadual, que começou a ser idealizado pela Santur há mais ou menos um ano. Assim, identificamos que não existia uma vertical de negócios exclusiva para o turismo dentro do ecossistema de inovação. além disso, o setor estava, e ainda está, dentro da vertical de economia criativa, exatamente por não ter um número expressivo de ideias desenvolvidas e startups. Então, o Inovatur surge com a perspectiva de mudar esse cenário” – explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina – Pousada Pedra da Ilha, na paradisíaca Praia alegre – em Penha SC, preparada, segura, e pronto a receber todos seus hospedes. Faça suas reservas para os próximos feriados e as festas de final de ano. é só clicar no baner.

Diante disso, a execução do Inovatur prevê uma série de atividades até março de 2021, começando com a realização de eventos de ativação da marca e engajamento do ecossistema nas regiões turísticas de Santa Catarina, por meio de webinars, para difusão do programa e do edital de seleção de propostas, que corresponde à segunda etapa. Assim sendo, o edital, no valor de R$ 300 mil, foi publicado pela Fapesc e vai selecionar 13 projetos, preferencialmente um de cada região turística de Santa Catarina, que atendam às temáticas “Diversificação e Competitividade” e “Gestão Pública e Turismo”. As inscrições podem ser feitas até 27 de novembro de 2020.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes, Hotel Renar, completa 39 anos – Últimas unidades para os próximos feriadões e festas de final de ano. Clique no baner e faça sua reserva.

Igualmente, a Fapesc também busca a inovação em seus atos e programas, desafiou as Secretarias e órgão da administração pública para promover ações de Ciência, Tecnologia e Inovação com a chamada pública 09\2020. Assim, a Santur foi um dos órgãos que aceitou o desafio e estamos lançando uma oportunidade para o setor empresarial gerar inovação dentro da temática do turismo e com isso, além de ampliar as ações de CTI, buscaremos a retomada da economia com base no fomento ao setor turístico de Santa Catarina – destaca Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina – Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo – Ícone do Turismo Rural Nacional – Lages – SC – Dos cavalos ao mate, a Serra Catarinense é um paraíso da cultura, podendo até mesmo nos fazer viajar de volta no tempo com as lindas paisagens e os pedacinhos da história que permanecem preservados. Reservas com muita antecedência são fundamentais. é só clicar no baner.

Logo após, os finalistas participarão de um “pitch day”, um evento online e aberto ao público no qual terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócio. Enfim, a quarta e última fase consiste em uma rodada de negócios, momento em que os vencedores terão a possibilidade de apresentar os “pitchs” para investidores e obterem apoio financeiro necessário para concretizar os projetos. O prazo para submissão da proposta segue até 27/11/2020 (até 18h) na Plataforma da Fapesc (clique aqui para acessar www.fapesc.sc.gov.br).
FPrograma de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

No coração do Bairro Abração, entre os Bairros de Capoeiras e Coqueiros, a melhor boutique de carnes do Continente. Imperdível. A tradição  nordestina na Grande Florianópolis (Carne de Sol, Manteiga de Garrafa, Feijão Tropeiro, Baião de Dois…).

BUSCA POR VIAGENS

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina – Não perca os próximos feriadões e nem as festas de final de ano. Últimas vagas. Clique no baner e faça sua reserva. Depois não diga que eu não avisei!

Primeiramente, a partir de dados coletados pela Criteo mostram que as vendas online para a data foram expressivas e mostraram crescimento em categorias de produtos selecionadas. Assim sendo, como a maioria das datas comemorativas de 2020, o Dia das Crianças no Brasil foi comemorado seguindo regras à pandemia do coronavírus. Sendo assim, fiou claro o crescimento do comércio eletrônico neste ano. Além disso, constatou-se que, hoje, quando se trata de compras online, os dispositivos móveis são mais importantes do que nunca porque veêm menor queda nas vendas. Dessa forma os dados confirmam a previsão de receita de aplicativos no Brasil, que deve chegar a US$ 45 milhões em 2020. A penetração de usuários de aplicativos no país deve crescer de 18,6% em 2020 para 20,2% nos próximos quatro anos. Além disso, o aumento de 32% na semana de 4 a 11 de outubro foi superior aos 21% registrados no mesmo período de 2019.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Portanto, nada de misturas, é o mais puro açaí. Não esqueça de provar o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderia tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897

PRÓXIMA VIAGEM

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Naturalmente, muitos turistas já estão sonhando com a próxima viagem e já começaram a se planejar para finalmente (re)conhecer um novo lugar. Porém, não se esqueça, fique atento atento a alguns pontos importantes, principalmente antes do embarque ou durante o passeio. Tem hotel/spa solicitando até exame contra covid que deverá ser apresentado três dias após feito durante o check in. Recuse imediatamente, isso é completamente irrelevante, abusivo e já comprovado por médicos e cientistas. Diante disso, quem exige isso apenas gera mais pânico e não te garante absolutamente pois teu exame pode dar o falso negativo.  Antes de viajar verifique as exigências para entrar nos destinos. Viajar para o exterior não é o momento ideal nem de longe. é fundamental consultar um agente de viagem para saber uma lista de atividades e atrações para se conhecer no destino. Ele saberá montar o melhor roteiro para atender a expectativa da sua viagem.

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

SEGURO VIAGEM

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Travel Ace, nunca viaje sem um seguro viagem

Antes de tudo e, muitas vezes esquecida, a contratação desse serviço é uma forma de garantir momentos sem transtornos, com diversão e tranquilidade. Logo, o seguro oferece, além das coberturas básicas de despesas médicas e hospitalares, indenização em caso de falecimento do segurado, coberturas para extravios de bagagem e despesas judiciais. Assim, é muito importante que o turista pesquise bem e escolha o seguro viagem que mais se encaixe às suas necessidades.  Definitivamente, durante uma viagem nós queremos conhecer o máximo de lugares novos possíveis. Porém é importante lembrar que as férias também são para descansar. Sendo assim, deixe pelo menos um dia para recarregar as energias e conseguir aproveitar as atrações, ou intercale dias de passeios mais intensos com dias mais tranquilos, sem muita agitação.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Viaje seguro com a Brocker Turismo – A melhor agência/operadora/receptivo da Serra Gaúcha

Enquanto isso, uma pesquisa realizada pelo TRVL Lab, em parceria com a Elo, revelou que mais da metade dos brasileiros pretende retomar as viagens a lazer em breve. Agora, exatos 83,27% não realizam viagens a lazer desde abril, e eu estrou entre esse número. Atualmente, 16,73% já visitaram outras regiões nos últimos meses. De fato, a partir da reabertura das atividades, 55% dos entrevistados já estão avaliando opções de passeio e pesquisando, principalmente, as medidas de segurança e higiene adotadas, em especial, para hospedagens. Ao mesmo tempo, nesse primeiro momento, o carro é a opção de transporte preferida de 61% dos brasileiros, o que indica deslocamentos mais curtos e próximos de suas cidades de origem.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina – Hotel Fazenda Águas Claras – Rancho Queimado – SC – Foto – Divulgação

Além disso, os destinos mais procurados serão os naturais, apontado por 74% das pessoas, e a preocupação com a saúde também é um fator em comum entre três em cada quatro brasileiros, que afirmam que só pretendem utilizar fornecedores com certificação higiênico-sanitária reconhecida. Como resultado, para 76% dos brasileiros que saíram da rotina e viajaram recentemente, a atividade turística foi satisfatória. Atualmente a praia se destaca como o destino mais procurado (41%), seguido por cidades e rotas pelo interior (32%), serra ou montanha (29%). Cerca de metade dos viajantes (49%) se sentiu totalmente seguro com os protocolos adotados na hospedagem.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina

Famiglia Guimarães – Parabéns Chef Guimarães Nascimento – O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado

RETOMADA DE VOOS PARA O BRASIL

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete – Cusco – Foto de Primx28

Finalmente o Peru anunciou que a partir de novembro retomará seus voos voos para o Brasil. Também estão na lista Estados Unidos, México e Argentina (só Deus sabe quando), Jamaica, República Dominicana Costa Rica, El Salvador. A princípio, esta é a segunda fase de aumento de conectividade. O país iniciou sua reabertura em outubro, permitindo voos para Equador, Bolívia, Colômbia, Panamá, Paraguai, Uruguai e Chile. Dessa forma, o Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru informou que a decisão se baseia no plano do Executivo de fazer uma saída ordenada do isolamento a que a pandemia sujeitou o país.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Presidente Martín Vizcarra – Foto: Reuters/Guadalupe Pardo/File

Segundo o Presidente Martín Vizcarra, em breve o início do processo de abertura gradual das fronteiras terrestres, que são as que mais preocupam as autoridades de todo o continente. Além disso, o órgão informou que os novos voos de e para a América do Norte incluirão as cidades de Los Angeles, Nova York, Orlando, Miami, Houston, Atlanta, Cidade do México e Cancún. Também, as do Caribe e da América Central, a Havana, Montego Bay, Punta Cana, San José e San Salvador. E os da América do Sul, as brasileiras Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Foz de Iguaçu, além de Cartagena, na Colômbia, e Buenos Aires, Rosário, Mendoza, Córdoba e Tucumán, na Argentina.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Festival das Cataratas – Foz do Iguaçu – PR

9ª GP DE VINHOS DO BRASIL

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Grande Prova Vinhos do Brasil – Foto: Francisco Carneiro

A priori, o júri da 9ª GP Vinhos do Brasil, formado por 31 renomados profissionais, terá um imenso desafio para a degustação às cegas na próxima semana, de 26 a 29 de outubro. Isso porque a edição de 2020 bateu todos os recordes: são 1309 amostras catalogadas (814 vinhos, 428 de espumantes e 67 sucos de uva), superando em 22% a edição anterior, 144 vinícolas, de nove estados do país, e 51 categorias. Naturalmnete, esses números comprovam a relevância que a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado vem conquistando a cada ano, gerando expectativa tanto para quem participa quanto para quem aprecia o vinho nacional. Além da excelente adesão, neste ano o júri avaliará produtos de safras de 2004 a 2020.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Meat Shop, o melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional – Reserve já a sua mesa, ou peça pelo Delivery / Take Away.

CONOTEL EDIÇÃO ESPECIAL

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, apresenta sua edição especial 2020

Definitivamente, um dos principais eventos da hotelaria no Brasil, o Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, apresenta sua edição especial 2020, que acontecerá de forma híbrida nos dias 28 e 29 de outubro, de 15 às 18 horas, juntamente com a Semana da Hospitalidade da Equipotel, direto do estúdio Hoffman, em São Paulo. Certamente, o Congresso, que tradicionalmente conta com nomes de destaque no cenário de turismo e hotelaria no Brasil, esse ano terá entre seus palestrantes Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e Patrick Mendes, ex-CEO e hoje diretor financeiro da Accor, que farão um panorama da retomada do turismo no mercado internacional.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional – Foto: Jefferson Severino/turismoonline.net.br

Sendo assim, no primeiro dia (28.10), às 15 horas, após as boas vindas de Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, de Ricardo Roman Júnior, presidente da ABIH-SP, e de Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil, Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo, e Gilson Machado Neto, presidente do Embratur, abrem oficialmente os trabalhos. Logo, para Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, realizar o Conotel – Edição Especial 2020 foi desafiador: “Portanto, essa edição do Congresso, juntamente com a Semana da Hospitalidade da Equipotel, é bastante simbólica e considero um marco para a retomada dos eventos no setor de hotéis. Claro que gostaríamos que fosse totalmente presencial, mas todo o aprendizado, a troca de informação, a conexão com as pessoas e o nerworking não podem ficar para depois, pois isso a decisão de manter a edição de 2020 do Conotel e realizá-lo de forma híbrida”, comentou Linhares.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Wish Serrano Resort – Minha casa em Gramado – O melhor resort de montanha do Brasil – Foto: Jefferson Severino

1º WORKSHOP DE FINANCIAMENTO AO TURISMO

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Alexandre Sampaio – Foto: Divulgação

Desde a última segunda-feira, (26), está sendo realizado o 1º Workshop de Financiamento ao Turismo. Atualmente, a intenção é de apresentar os recursos disponíveis para o trade. Dessa forma, o encontro está sendo realizado pela União de Associações do Setor de Turismo, conhecido como G20+, e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que reúne instituições financeiras das cinco regiões do país. O evento também ocorrerá nesta próxima quinta-feira (29). “Portanto, o intuito deste evento é oferecer suporte ao nosso segmento neste momento de crise. Com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), queremos tirar todas as dúvidas relativas às linhas de crédito e ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”, explica Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que integra o G20+.A saber, serão realizados cinco encontros, um para cada região do Brasil, em dias diferentes. Sendfo assim, para participar, basta acessar o link correspondente ao seu local de residência. Confira aqui.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

CICLOTURISMO E MOBILIDADE URBANA

Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Ciclo Vil Bike – A melhor loja de bikes da Grande Florianópolis

Sem duvidas, a carga tributária média que incide sobre as bicicletas elétricas supera a 85% do custo. Logo, infelizmente, essa é uma realidade que impede os brasileiros de terem acesso a uma bicicleta elétrica mais acessível. De fato, fica claro que não existe uma política pública para mobilidade urbana a exemplo da Europa, muito pelo contrário. Além disso, absurdamente, para as questões fiscais, as bikes elétricas ainda estão no mesmo código das motocicletas e dos ciclomotores, com uma alíquota de imposto sobre produtos industrializados de espantosos 35% – mais alto do que bebidas alcoólicas, tabaco e fogos de artifício.
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

Vem aí mas um super Pedal do Barquinho – Inscreva-se já.

A saber, em 2018 o Ministério da Economia recebeu o pedido de equiparação do IPI das bicicletas elétricas e o processo está pronto para decisão do ministro Paulo Guedes. Por isso, a importância de mostrarmos que esta medida tem apoio da sociedade e vai beneficiar a todos. Naturalmente a alíquota alta do IPI penaliza um produto que só traz benefícios para as pessoas e para as cidades, contrariando a Constituição Federal e o princípio básico do IPI de regrar as alíquotas conforme a essencialidade do produto. Portanto, mostre seu apoio e pressione enviando um e-mail ao Presidente da República e ao Ministro da Economia!
Programa de inovação do turismo é lançado em Santa Catarina

O Bairro de Campinas/Kobrasol acabou de ganhar uma super loja de iguarias bem caseiras e artesanais. A loja é uma delícia.

PAULA FERNANDES A BELLA DA SEMANA

Foto: Divulgação Bella da Semana

Nossa menina mulher está de volta! A belíssima estudante que arrebatou corações está de volta para deixar você ainda mais apaixonado… Prepare-se para o retorno da Paula FernandesEssa curitibana de 20 anos adora uma baladinha com as amigas.  Durante a nossa entrevista, Paula Fernandes confessou alguns outros segredos ao Bella da Semana: “Tenho mania de andar nua pela casa, o que acaba sendo engraçado… Quando morei com uma amiga no final do ano passado, ela se assustava kkk”. A estudante também deixou um recado especial aos assinantes: “Espero que amem esse ensaio tanto quanto eu, pois a equipe Bella da Semana fez uma produção maravilhosa…”. Clique aqui e confira o vídeo da divulgação! O ensaio exclusivo entra no ar nesta quarta-feira (28).

Leia ainda: Destinos brasileiros em alta para feriadões, final de ano e férias

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
FontesAssessorias de Imprensa 

Leia mais:

O ser humano diante de si e da tecnologia que cria

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina

Fisioterapeutas alertam que dores nas costas pode esconder outros problemas

Copa Iguassu Falls Golf Club abre temporada oficial em Foz do Iguaçu

É lançado em Santa Catarina programa de inovação do turismo

Se você não é visto não é lembrado. Nunca o marketing foi tão necessário para o trade de turismo. Anuncie: www.turismoonline.net.br – Entre em contato – colunaonline@gmail.com

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *