13 / 11 / 20

Chegou a hora de viajar e redescobrir o Brasil com responsabilidade

Finalmente foi lançado na última terça-feira, (10) pelo governo federal a Retomada do Turismo, que consiste em uma aliança nacional para acelerar a recuperação do setor

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Chegou a hora de viajar e redescobrir o Brasil com responsabilidade. Finalmente foi lançado na última terça-feira, (10) pelo governo federal a Retomada do Turismo, que consiste em uma aliança nacional para acelerar a recuperação do setor.
Marcelo Álvaro Antonio, Ministro do Turismo durante o lançamento - Foto: MTur

Marcelo Álvaro Antonio, Ministro do Turismo durante o lançamento – Foto: MTur

Além disso, junto com o programa, também foi apresentada a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. Sendo assim, a Retomada do Turismo é uma aliança do setor que reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retome plenamente as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a gerar emprego e renda no país. Dessa forma, a iniciativa reúne um conjunto de programas, projetos e ações que buscam resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. Assim, as ações são organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Pousada Pedra da Ilha – Praia Alegre – Penha – SC

Ou seja, as ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento, quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado. Diante disso e, para promover a Retomada do Turismo, a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil” começa a ser veiculada em todo o país e conta com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Enfim, serão veiculados materiais específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Pratas Thermas Resort e Convention – Ícone hoteleiro em São Carlos – No fantástico Vale das Águas de Santa Catarina – Turismo responsável além de seguro

Além disso, a adesão à aliança Retomada do Turismo já conta com 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva do turismo (conheça AQUI todas elas). Assim, dentro deste planejamento, cada instituição possui uma atribuição voltada para o retorno das atividades turísticas no país, apoiando, por exemplo, a promoção das campanhas lançadas pelo governo federal.Logo, entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão incentivar a adoção do “Selo Turismo Responsável” e demais protocolos de biossegurança contra a Covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como difundir informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Boqueirão Hotel Fazenda – Lages – SC – A Princesa da Serra e ícone do Turismo Rural Nacional

A princípio, as empresas privadas, além de aderirem aos protocolos de biossegurança e aperfeiçoarem os seus produtos e serviços à realidade pós-pandemia, devem fornecer orientações aos turistas quanto ao cumprimento dos protocolos estabelecidos em seus estabelecimentos, incentivando a conduta responsável de cada cidadão.Da mesma forma, as instituições públicas e privadas também devem incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura; definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções, que também já se prepara para retornar; e adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais – visto que é uma tendência mundial no cenário pós-Covid-19.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina – Não viaje sem seguro.

PROTEÇÃO DO SETOR

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Hotel Renar – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – Fraiburgo – SC – A Terra da Maçã.

Conquanto, neste período, o Ministério do Turismo lançou um tripé de ações para proteger o setor. A primeira delas foi focada na manutenção dos postos de trabalho, por meio do pagamento de auxílio emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e suspensão temporária do contrato de trabalho (MP 936/2020). Demaneira idêntica, o governo também atuou em defesa dos direitos do consumidor e impedimento de falência em massa das empresas do setor do turismo (MP 948/2020), estabelecendo regras para cancelamento e remarcação de reservas tanto no turismo como na cultura. E, ainda, criou a campanha “Não cancele, remarque”, indicando o site www.consumidor.gov.br para conciliação. Por fim, o Ministério do Turismo disponibilizou o crédito histórico para o setor na ordem de R$ 5 bilhões, com condições especiais, com foco no capital de giro das empresas (MP 963/2020). Dessa forma, estes recursos do Fungetur deram fôlego ao setor e garantiram o funcionamento das empresas neste período, preservando mais de 26 mil empregos.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

No coração do Bairro Abração, entre os Bairros de Capoeiras e Coqueiros, a melhor boutique de carnes do Continente. Imperdível.

PRESERVAÇÃO DO SETOR

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Hotel Fazenda Águas Claras – Rancho Queimado – SC – Foto – Divulgação

Assim sendo, concluída a etapa de preservação do setor, o Ministério do Turismo iniciou um planejamento para a retomada das atividades turísticas no país. dE FATO, O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para a volta em segurança de 15 atividades do setor, por meio do Selo Turismo Responsável, que já conta com mais de 23 mil adesões. Agora, a Retomada do Turismo é mais uma ação para apoiar o setor e permitir que os brasileiros redescubram o Brasil com segurança e responsabilidade.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

A melhor parrilla da Grande Florianópolis – Jurerê Internacional

PARADINHA DE NATAL EM CANELA

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Parques da Serra Bondinhos Aéreos marca presença na Paradinha de Natal em Canela – foto: Divulgação

A priori, o Parques da Serra Bondinhos Aéreos está participando da Paradinha de Natal, uma das atrações do Sonho de Natal de Canela. Dessa forma, o evento natalino, em sua 33ª edição, segue até o dia 10 de janeiro de 2021. Assim, o Bondinhos Aéreos marca presença em um carro cenografado com luzes e elementos decorativos, além do novo mascote do parque que alegra os espectadores. A saber, a Paradinha de Natal em Canela acontece de quinta-feira a domingo às 19h (exceto em dias de chuva), com cerca de uma hora de duração e participação dos parques e atrativos da cidade. Além disso, os personagens da Paradinha, se unem ao Papai Noel pelas principais ruas e avenidas da cidade, passando pela Catedral de Pedra e a Praça da João Corrêa.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Para quem estiver indo para à Serra Gaúcha, não pode deixar de visitar a cidade de Canela e curtir os espetáculos GRATUITOS (sim, você não leu errado) que acontecem!  Tire suas dúvidas em via WhatsApp 54 – 99674 Compre no site: www.brockerturismo.com.br

WISH, MAIS DO QUE UM RESORT

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil. GJP Hotels & Resorts oferece descontos de até 40% na Black Friday. Confira!

Minha casa em Gramado é muito mais. Além de estar em constante renovação, entrou no ar o seu novo site, que faz parte de um reposicionamento da marca, cujo conceito central é “Wish. Mais que um resort”. Desde sempre, a ideia da GJP é clara: exaltar os pilares da marca Wish e trazer uma nova experiência de compra e de conteúdo interativo aos clientes. De fato, o novo site oferece uma experiência completa sem perder o foco, atuando como uma plataforma digital efetiva e ao mesmo tempo construindo e reforçando, de maneira assertiva, a nova imagem e os pilares da marca.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

O Bairro de Campinas/Kobrasol acabou de ganhar uma super loja de iguarias bem caseiras e artesanais. A loja é uma delícia.

SÃO PAULO – NEW YORK – SÃO PAULO

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Boeing 747 United Airlines – Foto: Divulgação

Enfim, reforçando ainda mais a retomado do turismo, a United Airlines aumentará o número de voos semanais entre Guarulhos e Nova York/Newark já a partir de dezembro, com a chegada da alta temporada de verão no Brasil. Assim, ao invés das três frequências atuais, os aeroportos passarão a ser conectados cinco vezes na semana, todas as segundas, quartas, quintas, sábados e domingos.Dessa forma, o voo deixa São Paulo às 23h e chega em Nova York às 06h35 do dia seguinte (hora local). Na volta, deixa Newark às 19h15 e chega em Guarulhos às 7h15 do dia seguinte (horário local). Todavia, o dólar está alto demais, os preços lá estão caros demais e está ficando frio demais. Bom pra eles virem pra cá.
A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil

Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

PRÓXIMAS VIAGENS

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

A propósito, a experiência que uma viagem oferece começa com o seu planejamento, enquanto nós, os turistas realizamos nossas pesquisas, explorando todas as possibilidades de roteiros, destinos, orçamento disponível e o tipo de hospedagem desejada, entre outros aspectos que podem influenciar neste processo. Além disso, devemos tomar todas as precauções não só por conta da pandemia, mas principalmente para não cairmos nas armadilhas das “ofertas”. Sendo assim, confira sempre em que companhia aérea, qual o horário dos voos e tempos de conexão.  Bem como, verifique na TripAdvisor o hotel oferecido no pacote. De fato, o que tem de arapuca por aí não é brincadeira. Minha dica é sempre escolher uma agência de viagens. Pra mim é fundamental e será ela que irá resolver qualquer coisa em caso de problemas. Muito cuidado com ofertas da black friday, verifique com muito cuidado.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

CicloVil Bike – Pratique Saúde

PERFIL DE VIAJANTES

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Certamente de cada viajante pode influenciar no tipo de hospedagem escolhida. Por exemplo, se ele vai aproveitar o feriado em família ou com amigos e precisa de um espaço maior e/ou quer mais privacidade, talvez ele opte por uma casa ou apartamento. Se a viagem é a dois, a gente pode escolher uma pousada, hotel ou resort que caiba no orçamento. Um bom agente pode conhecer (pelo menos deve) o destino e o hotel/resort/pousada, ou seja, ela dá a liberdade de sabermos de fato o que nos interessa.
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Passe o Ano Novo com sua família na paradisíaca Praia do Rosa, em Santa Catarina. O Vida Sol e Mar Beach Village tem uma estrutura completa com residências confortáveis para até 10 pessoas, na melhor localização da praia. Um lugar maravilhoso para você passar a virada de ano mais perfeita da sua vida. Faça já sua reserva e garanta a sua hospedagem! Informações: 48 3355.6111 / 99981-0592 contato@vidasolemar.com.br

AVALIAÇÕES

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Com efeito reforço mais uma vez a recomendação de conferir as avaliações de outros viajantes/hóspedes para garantir que a tua experiências correspondam às suas expectativas. Portanto, não acredite em imagens fantásticas do empreendimento hoteleiro. Com isso, confira o quarto, a vista, a distância dos pontos turísticos, a segurança além da higiene e gastronomia. Assim como verifique políticas flexíveis de reservas e tarifas canceláveis. Em resumo, no Brasil, muitos viajantes estão preocupados com preços nas próximas viagens – *84% dos brasileiros* já afirmam que ficarão mais atentos aos preços na hora de pesquisar e planejar uma viagem após a pandemia. Certamente, com um cenário ainda instável para o turismo, é importante que o viajante esteja atento às políticas de reservas e cancelamento. Algumas acomodações atualizaram suas regras, tornando-as mais flexíveis para permitir que o hóspede não tenha prejuízo caso precise cancelar ou alterar devido a forças maiores.
A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil

Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Portanto, nada de misturas, é o mais puro açaí. Não esqueça de provar o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderia tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897

Leia ainda: A retomada de eventos no Brasil alavanca o setor de turismo

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de imprensa

Leia mais:

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil

Em tempos de crise moral e desgoverno emocional existe uma saída

Os desafios e o legado da pandemia – Retomada a quatro mãos

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

Apoie a imprensa especializada em turismo – mais informações via e-mail colunaonline@gmail.com

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *