13 / 11 / 20

Dia da Diabetes: cinco alimentos que ajudam a controlar a doença

Data foi criada para conscientizar as pessoas sobre o risco do problema, que afeta cerca de 460 milhões de pessoas em todo o mundo

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma alimentação saudável e realizar exames regularmente para evitar ou controlar a doença. Segundo dados da IDF, no Brasil cerca de 17 milhões de pessoas vivem com diabetes. O país é o quinto colocado no ranking internacional da doença, que afeta cerca de 464 milhões de pessoas, entre crianças, adultos e idosos, em todo o mundo.

Segundo a engenheira de alimentos Melissa Gomide Carpi, o cuidado com a alimentação é essencial, tanto para prevenir, quanto para controlar a diabetes. “Alguns alimentos, quando consumidos regularmente, ajudam a controlar o nível de glicose no sangue e a baixar o colesterol, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida, na prevenção ou controle da doença. Lembrando que se já houver o diagnóstico, a alimentação saudável não dispensa o uso dos medicamentos de controle da diabetes”, afirma a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Conheça cinco alimentos que ajudam a controlar a diabetes:
AveiaA quantidade de fibras presente na aveia ajuda a manter um nível estável de glicose no sangue.
aveia também pode colaborar com a melhoria da sensibilidade à insulina.

DivulgaçãoDia da Diabetes: cinco alimentos que ajudam a controlar a doença

Aveia

Arroz integralDiferente do arroz branco tradicional, o arroz integral não é submetido a um processo de refinação, o que deixa o alimento mais rico em fibras e nutrientes. As fibras atuam retardando a passagem da glicose para o sangue, impedindo que o nível de açúcar aumente rapidamente.

Dia da Diabetes: cinco alimentos que ajudam a controlar a doença

Arroz Integral

Maçã: a casca da maçã concentra uma fibra solúvel chamada pectina, que ajuda a controlar a glicemia, promovendo uma absorção mais gradativa da glicose, além de reduzir o mau colesterol.

DivulgaçãoDia da Diabetes: cinco alimentos que ajudam a controlar a doença

Linhaca

Semente de linhaçalinhaça ajuda a melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, principalmente devido às qualidades antioxidantes desse grão. A linhaça também traz impactos positivos no triglicérides e colesterol.

Stevia naturala stevia natural é um poderoso substituto ao açúcar tradicional, por ser um adoçante natural que, em pequenas quantidades, é capaz de adoçar mais do que o açúcar, sem alterar os níveis glicêmicos no sangue.

Sobre a Jasmine Alimentos
A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Dia da Diabetes: cinco alimentos que ajudam a controlar a doença
Fonte: Central Press

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *