09 / 11 / 20

Grupo Tiradentes apresenta plano de reabertura de seus campi

Proposta foi construída por meio de análise do cenário internacional, nacional e local para proporcionar um ambiente seguro e saudável para professores, colaboradores e estudantes

 

Divulgação UnitGrupo Tiradentes apresenta plano de reabertura de seus campi

Grupo Tiradentes apresenta plano de reabertura de seus campi

Desde que o cenário de retorno progressivo das atividades econômicas foi proposto pelo governo do estado em fases de reabertura, o Grupo Tiradentes passou a elaborar um plano cauteloso e altamente controlado para suas Instituições de Ensino Superior, bem como para a Universidade Tiradentes; Faculdade São Luiz de França, ambas em Sergipe; Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL); Centro Universitário Tiradentes (Unit/PE) e Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits/PE).

Desde o dia 10 de agosto, todas as unidades do Grupo passaram a seguir um completo Plano de Reabertura estruturado com preceitos internacionais de segurança sanitária e apresentado às autoridades governamentais locais. A medida se fez necessária diante da retomada gradual de algumas atividades presenciais, à exemplo dos atendimentos nas clínicas e setores administrativos.

Retomada das aulas práticas laboratoriais
Recentemente, diante do decreto que autorizou a retomada das aulas presenciais para maiores de 18 anos em instituições de ensino, publicado no dia 22 de novembro de 2020, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) resolveu retomar as aulas práticas laboratoriais dos alunos com maior idade de 18 anos, conforme prevê o decreto, a partir desta segunda-feira, 09 de novembro.

No entanto, segurança e o cuidado com a saúde são primordiais em todos os momentos, por isso, não poderão retomar àqueles alunos que se encontrarem em grupos de risco ou que não atendem às exigências do Decreto Estadual, referente a maioridade de 18 anos. Neste caso, os alunos deverão enviar um e-mail para as suas respectivas coordenações de curso para que sejam tomadas as medidas necessárias de justificativa de ausência.

Como por exemplo: alunos que fazem parte do grupo de risco serão acompanhados pelo Departamento Médico da Unidade, sendo necessário o envio de atestado médico para tal especificidade de risco ao Covid-19. Já os alunos menores de 18 anos, deverão apenas entrar em contato formalmente (por e-mail) com a coordenação do curso para conhecimento da instituição.

Plano de Reabertura
O Grupo Tiradentes considerou Saúde e Segurança, e Educação e Pesquisa como premissas deste plano rígido em relação às regras de biossegurança, mas flexível o suficiente para o manejo pedagógico – já que o Brasil enfrenta a pandemia em velocidades distintas.

O retorno à vida no campus vem acontecendo de forma escalonada e com distanciamento controlado, prevendo a hibridização do ensino, neste primeiro momento. O objetivo é assegurar uma metodologia que proporcione sustentabilidade de aspectos sanitários e acadêmicos.

Para assegurar o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança por toda comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários administrativos e operacionais e visitantes), foi estruturada a Central de Monitoramento Tiradentes, organismo institucional responsável em garantir a melhor execução deste plano que foi dividido em três etapas:

Grupo Tiradentes apresenta plano de reabertura de seus campi

Etapas

1)    Restrições: abertura parcial, com 15% de alunos no campus exclusivamente para atendimento nas clínicas-escolas. Há retomada de atividades presenciais de 25% dos funcionários administrativos e 50% dos funcionários operacionais. Mas os ambientes de uso comum e convivência ficam fechados, abrindo apenas alguns espaços de ensino com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) nesta etapa que dura três meses.

2)    Cautela: redução gradual das restrições permitindo 25% do fluxo de alunos nos campi (priorizando para aulas práticas), 50% dos funcionários administrativos volta a atuar diretamente no campus e 100% dos funcionários operacionais. Apenas alguns ambientes de uso comum começam a abrir com restrições sanitárias e ampliação do número de espaços de ensino, mantendo o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Esta etapa também dura três meses e recomenda uso obrigatório de EPI.

3)    Vigilante: a previsão é que a partir de janeiro de 2021 haja abertura plena dos campi, mas seguindo recomendações por pelo menos seis meses, como recomendação de uso de EPI em alguns casos. Esta etapa dura seis meses. Por isso, o vestibular presencial em 2021 tem a possibilidade de acontecer online ou presencial com restrições sanitárias.

4)    Durante as três etapas: Protocolos de segurança sanitária foram considerados, por isso, o atendimento sempre será personalizado virtual ou por agendamento presencial. Já as regras sanitárias são amplamente divulgadas também por meio de treinamentos, bem como orientações dos protocolos, instruções para higiene pessoal e intensificação de desinfecção e limpeza.

Sendo assim, até que todas as atividades sejam integralizadas, o Grupo Tiradentes segue conectado com seus alunos por meio da rede de corpo docente e colaboradores engajados em proporcionar a melhor experiência possível – seja via Magister, Google for Education ou por outros canais de atendimento.

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *