15 / 11 / 20

The Comedy House

Salvador inaugurou, no início de novembro, a primeira casa de comédia da cidade, nomeada The Comedy House. O local, voltado exclusivamente para apresentações humorísticas, contará com diversas formas de atuação, como os monólogos, as noites de personagens e improviso, entre outros. Mas, o foco do local será o Stand-Up Comedy. De acordo com um dos sócios do empreendimento, Tiago Maracajá, o objetivo é construir e incentivar a cultura deste gênero na capital baiana. O humorista, ator e roteirista, João Pimenta, enfatiza a importância de ter localmente espaços voltados para esta modalidade. “Precisamos fazer disso uma cultura. Para que as pessoas possam sair de casa pra ver um trampo sincero, bem trabalhado e super importante nos dias de hoje”, afirma Pimenta.Localizado no Rio Vermelho, o ambiente contará com um misto de teatro e bar, pensado especialmente para quem gosta de prestigiar espetáculos do gênero. O espaço terá capacidade para tornar divertida a noite de mais de 200 pessoas, em um salão sem colunas, para proporcionar ampla visão do ambiente, e com mesas e cadeiras espaçadas, que facilitará a movimentação dos garçons. O ator, produtor e diretor da Cia baiana de Patifaria, Lelo Filho, que há trinta e oito anos promove espetáculos nas salas dos teatros por vários cantos do país, defende a chegada da Comedy House na cidade. “É muito importante que novos espaços surjam para dar palco e colocar luz a esse gênero de humor, que nós do teatro também abraçamos”, comenta o ator.

Lelo Filho, ainda diferencia o modo de apresentações entre o teatro e o stand-up. “O comedy traz outras formas de exibição, que, geralmente, estão ligadas muito mais a um evento, onde as pessoas, além de irem assistir um show e darem risada, também vão para beber e comer, coisas que dentro uma casa de espetáculos formal não é permitido”, conta. De acordo com Tiago Maracajá, esse é um dos diferenciais do Comedy House. “É uma proposta inovadora, que aposta em serviço personalizado, aliando a descontração e irreverência do stand up comedy à gastronomia e bons drinks, proporcionando ao cliente uma experiência completa e única’, explica.
João Pimenta, que faz stand-up em Salvador há oito anos, acredita que este gênero de humor está num crescimento exponencial na capital baiana. “Fico muito contente com isso, principalmente, no que diz respeito ao tipo de comédia que alguns estão fazendo. Uma comédia que não reforça estereótipos e que faz piada com os opressores socialmente naturais”, relata João. Segundo o humorista, a casa de espetáculos vai ajudar os comediantes a se dedicarem apenas para o conteúdo que exibirá em cima do palco. “Muitas vezes temos que produzir o show, cuidar da bilheteria, e ainda nos preocuparmos com o local da apresentação. O novo espaço fará a gente ter uma tranquilidade maior para pensar no que vamos entregar ao nosso público”, finaliza.
Já para o curador e principal humorista do The Comedy House, Matheus Buente, o empreendimento chega à cidade para dar um suporte para que a comédia baiana possa avançar no stand-up. “O local vai servir para trazer pessoas de outros estados também para se apresentar aqui e esse intercâmbio cultural será muito interessante. Os comediantes baianos e nacionais terão um cantinho especial aqui em Salvador”, celebra Buente.

Abertura oficial
No dia 5 de novembro, a The Comedy House abre as portas oficialmente para o público em geral, a partir das 16h, seguindo, é claro, os protocolos de segurança e saúde estabelecidos pela OMS – Organização Mundial de Saúde – e a Prefeitura Municipal de Salvador. Logo na entrada, haverá um controle de temperatura e só será liberado o acesso às pessoas que tiverem usando máscaras. Além disso, a casa contará com dispensers de álcool em gel e todo distanciamento social necessário para manter o bem-estar de todos.

Funcionamento
A Comedy House funcionará de quarta a domingo, das 16h à 00h. Nas quartas-feiras, o local contará apenas com uma apresentação por dia, que começa às 20h, e ingressos vendidos a R$ 20,00. Já das quintas aos domingos, a entrada custará R$ 35,00, e o público poderá conferir duas sessões, às 19h15 e 22h15. Cada sessão comporta 60 pessoas, por ordem de chegada. Exceto em eventos especiais, que terão vendas antecipadas e valores diferenciados.
O ambiente contará com dois pavimentos, um onde serão realizadas as apresentações e o segundo, com o funcionamento apenas para o bar e restaurantes. As comidas e bebidas serão permitidas antes e durante os shows, mas as vendas serão encerradas 30 minutos antes do término de cada sessão. Desta forma, quem for assistir a primeira sessão poderá chegar ao local a partir das 16h e permanecer até às 20h30, para desfrutar de outros serviços ofertados pela casa. Já, aqueles que preferirem a segunda sessão, poderão entrar às 21h e ficar no local até o fechamento, à meia-noite.

Atrações
O trio de comediantes – Matheus Buente, Samuel Belmonte e Gabriel Caldas – comandará o palco do Comedy House no dia 5 de novembro, em duas sessões, de 19h15 e 22h15. Na sexta, 6, às 19h15, a animação da noite ficará a cargo de Renata Laurentino, Camila Giulia e Thiago Banha. Já a segunda sessão contará com a convidada especial da semana de inauguração, a atriz, modelo e humorista, Giovanna Fagundes, que trará para a capital baiana o seu show solo ‘A vida é muito boa, né gente?’. A ex-integrante do Pânico na Rádio e do elenco do Tá Pago, na TNT, faz apresentações de stand-up por todo o Brasil e promete garantir boas risadas ao público soteropolitano.

No dia 7, sábado, a comediante Giovanna Fagundes volta ao palco na primeira sessão, às 19h15, e, em seguida, os humoristas Renata Laurentino, Camila Giulia e Thiago Banha retornam para a Comedy House na sessão das 22h15. Já no domingo, 8, quem finaliza as atrações da semana é o trio com Thiago Banha, João Pimenta e Juninho Brandão, em duas sessões, de 18h e 21h.

Berço para novos talentos
Um dos grandes objetivos da Comedy House é dar oportunidades para novos artistas aparecerem no mercado da comédia baiana. Segundo Lelo Filho, o stand-up revelou grandes nomes do gênero, e esta nova casa que se abre pode ser uma chance para que novos nomes surjam e sejam referência desta modalidade em Salvador. Não à toa, o comediante João Pimenta espera que a Comedy House provoque nas pessoas que se identificam com o stand-up a vontade de começar. “ Aqui na Bahia, os comediantes são bem abertos pra ajudar quem está começando, tanto pra ver os materiais, quanto para dar espaço pra fazer os shows. Essa dinâmica deixa uma galera que quer começar se sentindo mais confortável e confiante”, desabafa.
Por este motivo, o local contará todas as noites com o Open Mic, espaço voltado para que novatos no humor possam mostrar seus textos para o público. Geralmente cada candidato terá cinco minutos para se apresentar. “Os Open Mic’s são grandes oportunidades para descobrir novos expoentes na comédia e sempre renovar o atual cenário”, afirma Matheus Buente. Um dos maiores desafios para quem está começando a virar comedy e ter um lugar que possa praticar. “ A comédia stand-up é muito de tentativa e erro, se a pessoa não tiver onde fazer show com frequência, dificulta bastante, tanto pra ela começar, quanto para evoluir”, explica Buente. “O grande segredo é conseguir se manter em cartaz, para que assim possa acontecer uma evolução no processo do comediante e ele consiga viver do humor”, finaliza.

The comedy House, a mais nova casa de espetáculo de Salvador fica no charmoso bairro Rio Vermelho. (Crédito Divulgação)

Yin Yee Carneiro - Salvador/BA

Sociedade & EventosFormada em Letras e Jornalismo. Fez cursos de TV e Cinema, Teatro, Dança e Canto. Nascida em Salvador, filha do famoso fotógrafo chinês e uma cearense com descendência européia. Estreou com pé direito no colunismo social baiano em 2003. Exerceu as atividades de assessora parlamentar na Câmara de Salvador, apresentadora na TV Salvador/ Rede Bahia/ Afiliada a Globo, produtora TV Aratu/ SBT. Realizou com grande êxito a assessoria de grandes empresas, a exemplo: Studio Sun Sun, Folic, Arezzo, Hotel Blue Tree Premium (Reveillon Ball Masqué), workshop do ator Marcos Wainberg em Salvador, Filme Maracangalha, Eu Vou!. Mentora da Revista Sun Sun Flash (que a deu visibilidade nacional) em homenagem ao seu pai, o renomado fotógrafo Sun Sun e editora do badalado site baiano www.sunsun.com.br conhecido nacionalmente através do seu trabalho com o seu pai, o consagrado fotógrafo Sun Sun (um dos pioneiros na fotografia social da Bahia). Os dois são conhecidos como a famosa Dupla Dinâmica da Bahia. Ganhou os Prêmios: "Mulheres em Evidência by Isabelle Accioly" (Maceió, AL), "Amigos do Planeta" (Blumenau, SC) ,"Imprensa Nacional de Destaque" (Blumenau, SC) e "Top 10" (Itapema, SC). Tem citação do seu nome no livro nacional e internacional " 12 Feridas Ambientais do Planeta" Assina colunas sociais de veículos de outros Estados representando a Bahia. Redes sociais: Fan Page no Facebook: Yin yee Carneiro, Instagram oficial: @yinyeecarneiro, Tik Tok: @yinyeecarneirooficial E-mail: yinyee.carneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *