30 / 01 / 21

Experimental

Experiência ou Aprendizado: O que levar em consideração na hora de contratar alguém?

Experimental

Acho muito interessante quando me deparo com ofertas de emprego com o quesito da experiência em exercer a função. Como um jovem recém-saído da escola ou faculdade teria como preencher esse requisito? Tudo bem que o mundo real não é Disney, parafraseando Fabrício Medeiros (você não conhece o trabalho desse alagoano de renome nacional?!), mas não é um purgatório.

O Fabrício é uma voz importante num mundo onde se fala muito de propósito mas pouco se vive e ele vive intensamente o dele. Pensamos de maneira diferente em vários pontos mas com certeza ele está certo em alertar as pessoas sobre esse excesso de romantização que tomou conta do mercado de trabalho e a verdade é que sem resultado nenhuma empresa ou projeto vinga.

Quando tinha 20 e poucos anos, era aluno do curso de Educação Física e recebi uma ligação que daria início a toda essa jornada como professor. Era um praticante de arte marcial desde os 16 anos, foi quando meu mestre me ligou. Disse que tinha recebido uma proposta, que não poderia assumir, para dar aula de educação física e de arte marcial, mas precisava ser alguém que estivesse na época de estágio na faculdade. Esse foi meu primeiro emprego na minha área de estudo. Chegando lá encontrei com uma coordenadora para a qual, nas primeiras conversas, expliquei que minha experiência era ter ficado à frente de alguns treinos na academia e algumas aulas em projetos da faculdade, aquela seria a primeira experiência fixa como professor. Ela me recebeu com largo sorriso e disse que esse era o perfil que ela estava buscando, pois queria alguém que ela pudesse formar, contribuir no crescimento.

Na corretagem foi parecido: busquei informações com um amigo que era corretor e ele me convidou para conhecer a imobiliária que ele trabalhava. Chegando lá, tive uma conversa informal (para mim). Ao fim, ele disse que estava assumindo uma equipe na imobiliária e que estava procurando pessoas para essa nova trabalhar com ele. Mais uma vez a minha falta de experiência era algo que ele procurava. Iniciei, passei a fazer vendas constantes e em pouco tempo fui destaque em vendas.

Antigamente as profissões eram passadas entre mestre e aprendiz. Um aluno acompanhava o profissional durantes anos até que ele assumisse a clientela do mestre ou ir para outra localidade se estabelecer. Minha inexperiência foi minha melhor qualidade. Eu era um livro em branco a ser preenchido pelos mentores que tive ao longo da vida e isso me permitiu alcançar meu potencial nas áreas que participo. Talvez você não queira perder tempo  e contrate alguém pronto ou talvez você precise investir em alguém esperando colher o retorno daqui a algum tempo, os ônus e bônus da decisão são seus.

Experimental por Luiz Antonio Santos

Luis Antônio Santos

Conexão, Conhecimento e Ação Luis Antônio Santos é Educador, Terapeuta Holístico CRTH 4088, Life Professional Coach, Consultor Sistêmico e Palestrante. Professor de Edcuação Física, Practiticioner em Programação Neurolinguística(PNL), Constelador Estrutural, Pós Graduando em Psicomotricidade, Pós Graduando em Neuropsicopedagogia e Diretor de Ação Social da ABRATH - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos em Alagoas. Escreve artigos em jornal, sites, faz comentários em rádio mas sua maior paixão é exercer a função de Pai do João Carlos. Instagram: @luisantoniostoss @brinkandoterapia Twitter: @luisantoniostos Linkedin: Luis Antonio Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *