23 / 01 / 21

O que é sucesso?

Ser bem sucedido vai muito além dos esteriótipos!

Normalmente faço essa pergunta em sala de aula. As respostas são voltadas à marcas de carros de luxo, e uma casa grande em condomínio fechado. Quando peço exemplos de pessoa bem-sucedidas, geralmente são jogadores de futebol e, agora, um fenômeno novo são os cantores ou “MC’s de “bregafunk”.

É um estereótipo muito clichê, sendo sincero com vocês, mas repete fielmente a imagem passada nos videoclipes românticos ou mais “ousados” que podem ser livremente acessados na internet. Nesse sentido nada de novo, e isso me intriga. Como tantas pessoas diferentes desejam praticamente as mesmas coisas? Mais uma vez vemos uma fôrma, só que dessa vez ela não é imposta e sim desejada.

Sempre que escrevo sobre temas delicados me preocupo com reducionismos, pois não é essa a intenção do autor. A intenção do autor é de ampliar, observar os fenômenos sob prismas diferentes, ângulos invertidos. Isso me ajuda a evoluir, crescer e, principalmente, a criar.

Não atribuo felicidade e honestidade à pobreza, assim como riqueza não é adjetivo e sim substantivo. Existem empresários que dariam toda sua fortuna para ter o filho de volta devido a uma morte trágica e precoce; assim como um porteiro pode ter um conforto e viajar anualmente com sua família sendo inteligente ao lidar com seu dinheiro.

Atribuir caráter a ter ou não dinheiro, para mim não faz o mínimo sentido, só alimenta preconceitos para todos os lados e nos afasta como seres humanos.

Recentemente o canal do youtube Spotniks fez um experimento social muito interessante. Ele colocou uma pessoa moradora de rua e um banqueiro frente a frente, eles nunca tinham se visto ou cruzado, e passaram a avaliar um ao outro simplesmente pela primeira impressão. À medida que o experimento caminhava, se tornou algo mais profundo, eles passaram a se abrir e perceberam que tinham muito mais em comum do que imaginavam.

Para mim, sucesso é ser quem você quer ser e estar onde você quer estar. O caminho e a direção são mais importantes que subir ao pódio, pois, é na jornada que mora todo aprendizado e evolução.

Luis Antônio Santos

Conexão, Conhecimento e Ação Luis Antônio Santos é Educador, Terapeuta Holístico CRTH 4088, Life Professional Coach, Consultor Sistêmico e Palestrante. Professor de Edcuação Física, Practiticioner em Programação Neurolinguística(PNL), Constelador Estrutural, Pós Graduando em Psicomotricidade, Pós Graduando em Neuropsicopedagogia e Diretor de Ação Social da ABRATH - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos em Alagoas. Escreve artigos em jornal, sites, faz comentários em rádio mas sua maior paixão é exercer a função de Pai do João Carlos. Instagram: @luisantoniostoss @brinkandoterapia Twitter: @luisantoniostos Linkedin: Luis Antonio Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *