01 / 01 / 21

Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos

Pela primeira vez na história da instituição, unidades serão comandadas em um mesmo período por mulheres

Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos

Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos

A última semana do ano foi marcada por um momento importante para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Na manhã desta segunda-feira (28/12), na Reitoria da instituição, foi realizada a solenidade de posse das supervisoras de quatro unidades assistenciais que são referência na área da saúde em Alagoas: o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, o Hospital Escola Portugal Ramalho, a Maternidade Escola Santa Mônica e a Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora.

Pelos próximos quatro anos essas unidades terão à frente quatro mulheres eleitas no último mês de setembro em mais um processo democrático da Uncisal. A cerimônia de posse contou com as presenças do reitor Henrique de Oliveira Costa, da vice-reitora Ilka do Amaral Soares e pró-reitores da universidade.

Assinaram o termo de posse Janaina Andrade Duarte (Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora), Maria Derivalda de Andrade (Hospital Escola Portugal Ramalho), Elisângela Sanches (Maternidade Escola Santa Mônica) e Rita Rebelo (Hospital Escola Dr. Hélvio Auto), eleitas no último mês de setembro.

Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos

Janaína Andrade Duarte, Escola Técnica de Saúde Profa. Valéria Hora (ETSAL), Maria Derivalda de Andrade, Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), reitor da Uncisal Henrique de Oliveira Costa, Elisângela Sanches, Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Rita Rebelo, Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA)

O reitor Henrique de Oliveira Costa falou da satisfação em realizar a solenidade de posse das supervisoras ainda este ano. “Ficamos felizes em receber vocês aqui para este momento tão importante para a Uncisal. Sabemos que não é fácil ser gestor público, mas sabemos da história de cada uma de vocês nas suas unidades, são histórias de contribuições importantes. Saibam que o que pudermos fazer para contribuir com a gestão de vocês nós vamos fazer. Essas unidades são fundamentais para a área da saúde em Alagoas e juntos vamos manter esta posição de referência no estado”, declarou o reitor.

A vice-reitora Ilka Soares desejou boas-vindas às novas supervisoras e relatou o histórico das unidades quando a gestão da Uncisal assumiu há três anos. Ela ressaltou, ainda, a importância do planejamento para mudar a realidade encontrada naquela ocasião. “Planejamento foi o principal foco. Vencemos etapas difíceis, mas o planejamento tem sido nosso aliado. Hoje nossas unidades têm um plano para executar, todas têm um desafio a cumprir. Quero dar as boas-vindas e dizer que estamos avançando, mas iremos avançar ainda mais com vocês”, afirmou.

Os pró-reitores de Ensino e Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e Estudantil, George Souza, Mara Ribeiro e Liliane Dizeu, respectivamente, também participaram da cerimônia de posse e falaram sobre o trabalho que suas pró-reitorias desenvolvem nas unidades, incluindo as pesquisas, as residências, os estágios e o atendimento aos estudantes.

Gestão mais feminina da história

“É um momento ímpar. O processo democrático da Uncisal se afirma aqui. No Portugal Ramalho pela primeira vez teremos uma gestão de uma mulher negra e não médica. Sei que teremos grandes desafios, mas vamos transformar o Hospital Escola Portugal Ramalho na arte coletiva da liberdade”, disse a assistente social Maria Derivalda de Andrade, eleita no último mês de setembro para dirigir o maior hospital psiquiátrico público de Alagoas. Ela ainda citou o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella com um trecho do livro Educação e esperança. “Nós esperamos esta posse, mas cito o Cortella que falou da esperança do verbo ‘esperançar’. Esperançar é não desistir.”

Janaina Andrade foi reeleita para comandar por mais quatro anos a Escola Técnica de Saúde de Alagoas Profª Valéria Hora (Etsal), a unidade acadêmica da Uncisal e única escola técnica pública de saúde de Alagoas. Ela agradeceu ao reitor Henrique Costa e à vice-reitora Ilka Soares por todo o apoio recebido na primeira gestão. “O primeiro período de gestão foi de muito aprendizado e reconhecimento da equipe que temos na Etsal. Hoje estamos sintonizados. A Etsal não está deslocada aqui dos hospitais porque estamos com propostas de trabalho com todas as áreas dos hospitais”, disse Janaina.

Com um nome reconhecido na área da Enfermagem em Alagoas, Elisângela Sanches assume a partir de agora a Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da Uncisal referência estadual no atendimento à gestante de alto risco. Ela participou da cerimônia de posse ao lado da nova diretora médica da maternidade, Michela Alvim. “Estar nesta posição de gestão não é status, mas de querer contribuir com a Maternidade Santa Mônica. Sei que é um desafio, mas vou fazer meu melhor porque tenho um sentimento de pertencimento. Estou feliz porque estou sentindo sintonia com as outras unidades, com as pró-reitorias e com a Reitoria. Estou me sentindo acolhida”, afirmou Elisângela.

Reeleita para assumir o único hospital de Alagoas referência para doenças infectocontagiosas, o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Rita Rebelo destacou o apoio que sempre recebeu da gestão da Uncisal e o diálogo permanente com a reitoria como pontos que marcaram a sua primeira gestão. “A reitoria nunca esteve tão presente junto às unidades. Sempre tive facilidade de falar com a gestão da Uncisal em todos os momentos. Isso é muito importante para quem está à frente de um hospital. Que essa união permaneça para os próximos anos”, completou Rita Rebelo.

Supervisoras eleitas das unidades assistenciais da Uncisal tomam posse para mandato de 4 anos
fonte: Patrícia Barros – Ascom Uncisal
Danielle Cândido – Assessoria de Comunicação


Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *