23 de fevereiro de 2021

Bares e restaurantes – Manifesto das entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

As principais entidades representativas dos segmentos de bares e restaurantes do país – entre elas a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

EM DEFESA DA SOBREVIVÊNCIA DO SETOR

Bares e restaurantes - Manifesto das entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Bares e restaurantes – Manifesto das entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor – Foto: Jefferson Severino

De fato, as principais entidades representativas dos segmentos de bares e restaurantes do país – entre elas a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a ABF Alimentação, o Instituto Food Service, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) – entregaram neste mês ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e a outras autoridades estaduais e federais das capitais, um manifesto em defesa da sobrevivência do segmento e, por conseguinte, dos milhares de empregos gerados pelas empresas do ramo de alimentação fora do lar no país.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Assim, no documento, as entidades chamaram a atenção para, até hoje, em duzentos anos de história dos bares e restaurantes, não ter tido ainda registro de cenário tão adverso para o segmento quanto o atual. De acordo com as entidades, o setor congregava, antes da Covid-19, aproximadamente um milhão de estabelecimentos, gerando empregos diretos de aproximadamente seis milhões de pessoas, com faturamento anual da ordem de R$ 250 bilhões de reais.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Clique no baner e faça sua reserva

“Sem dúvidfas, somos parte integrante e significativa da estrutura econômica do Brasil e, nesta medida, devemos merecer das autoridades constituídas a atenção indispensável ao segmento e à manutenção de suas atividades neste momento tão difícil”, pontuam no manifesto. Além disso, o documento apresenta uma síntese minuciosa das necessidades emergenciais do segmento, relacionadas às questões de ordem Financeira, Tributária, Trabalhista/Previdenciária e Imobiliária, com vistas a mantê-lo vivo dentro da estrutura econômica do país.
Ministério de turismo vem atuando fortemente resguardando empregos

Boqueirão Hotel Fazenda – Lages – SC, a Princesa da Serra – Ícone do Turismo Rural nacional – clique no baner e faça sua reserva. Tem feriadões da Páscoa e 1º de Maio chegando. Clique no baner.

“Certamente, reconhecemos que os Poderes Públicos têm instituído uma série de medidas emergenciais aos setores e empresas de forma geral, mesmo aquelas que não necessitam de ajuda. Também entendemos que o setor de bares e restaurantes com quedas superiores a 70 % nas vendas no total dos meses de abril a junho de 2020 precisa ser entendido e atendido de forma prioritária e diferenciada”, defende o manifesto. Para acessar o manifesto na íntegra, clique aqui.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Uma das maiores alegrias do Renar é ver seus hóspedes felizes! Por isso, tem como nos atender como se fôssemos parte da sua grande família. Buscam oferecer atrativos para adultos e crianças, com alguns propósitos: conforto, descanso, diversão, aventuras e muitas descobertas fantásticas, daquelas que nunca são apagadas da memória. Tem algo mais especial do que estar em um lugar aconchegante, que tem jeitinho e cheiro de casa, mas que te possibilita viver novas experiências? Então faça sua reserva e vá conhecer e vivenciar essa oportunidade. Com itinerários personalizados, a região meio-oeste oferece opções perfeitas para você e sua família.

A saber, à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Tambem, integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor – Hotel Fazenda Águas Claras – Rancho Queimado – SC – Grande Florianópolis.

Diante disso, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Sendo assim, está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
Ocupação hoteleira durante o carnaval ficou muito abaixo da expectativa

Travel Ace, nunca viaje sem um seguro viagem

RESERVAS HOTELEIRAS

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia

Você tem planos para daqui a um ano? E para hoje? O tempo é volátil, e não temos controle sobre ele. Neste ano, aprendemos muitas coisas. O que antes passava quase despercebido, por ser normal, hoje tem a maior importância do mundo. Por exemplo, estar ao lado das pessoas que amamos, abraçar, compartilhar momentos. Não deixe pra depois, viva o seu melhor agora.

Falando nisso, o setor de Turismo segue sua trajetória cautelosa de retomada e nem mesmo a alta temporada, que concentra meses de forte demanda por Viagens, foi capaz de mudar esse cenário. Definitivamente é o que mostra o mais recente levantamento da Nemo, uma das maiores empresas de Inteligência de Dados da América Latina, especializada soluções para a indústria do Turismo, cujos sistemas apresentaram uma queda média de 50% no volume de reservas de hotéis para os meses de fevereiro e março no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2020.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

De acordo com a pesquisa, entre os destinos mais procurados para o período estão Florianópolis, Rio de Janeiro, Búzios, Porto de Galinhas, Natal, Praia do Forte, Imbassaí, Salvador, Maragogi e Maceió. Desde já, o volume de reservas hoteleiras é um excelente termômetro do contexto atual: as pessoas querem viajar, mas precisam se sentir seguras para isso. Desse modo, espera-se que com a campanha de vacinação, aliada a todas as políticas robustas de protocolos de segurança e saúde implementadas pela indústria do turismo tornem o ambiente cada vez mais seguro e propício para que as pessoas passem a programar suas tão sonhadas viagens, e que o setor siga firme rumo à tão esperada recuperação.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Imperdível – Homenagem a Astor Piazzola – Faça sua reserva – Restaurante Meat Shop – Melhor endereço gastronômico em Jurerê internacional.

VITÓRIA DO CICLISMO

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Sem dúvidas, está impossível evoluir de bike com os preços atuais. Por outro lado, as marcas nacionais não acompanham as novas tecnologias e tendências, além dos preços não estarem nenhum pouco convidativos. Por outro lado, as importadas, tipo Specialized estão com os preços na estratosfera, bikes para milionários. Todavia, e finalmente, o imposto de importação de bicicletas volta à alíquota base de 20%. O cicloturismo agradece.

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Em virtude, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União após pleito apresentado pela Aliança Bike. De fato, desde 2011 as bicicletas estão com imposto de importação elevado à alíquota máxima permitida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), de 35%. Entretanto, este cenário está prestes a mudar: o pleito apresentado em novembro de 2019 pela Aliança Bike acaba de ter deliberação favorável pelo governo federal. Finalmente, o imposto voltará à alíquota original de 20% ao longo do ano de 2021.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Bikes Specialized chegam a custar quase R$ 100 mil. (Bicicleta Epic AXS S-Works). Mais caras que a maioria dos nossos carros. Completamente fora da realidade.

A proposito, a medida foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 18 de fevereiro, incluindo um faseamento para a redução, que também já havia sido proposto pela Aliança Bike: Redução de 35% para 30% em março de 2021; Redução de 30% para 25% em julho de 2021; Redução de 25% para 20% em dezembro de 2021. Sem dúvidas, uma vitória do mercado de bicicletas, da Aliança Bike e seus associados e também dos ciclistas de todo Brasil.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Brocker Turismo a melhor agência, operadora e receptivo da Serra Gaúcha

PROGRAMA INOVATUR

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Leandro “Mané” Ferrari – Presidente da Santur –  Foto: Jefferson Severino

A priori, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) apresentou ao trade turístico e entidades do setor, nesta terça-feira, 23, os projetos selecionados no edital do Programa Inovatur. – “Desde já, o objetivo dessa iniciativa foi incentivar os segmentos turísticos a avançar no quesito inovação e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novas empresas, para termos cada vez mais produtos e serviços turísticos diferenciados” – diz o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Portanto, os 13 projetos selecionados no edital atendem diferentes segmentos, entre eles gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo e camping, além de promoção de atrativos e serviços turísticos e vão receber entre R$19 e R$23 mil. Assim, o Inovatur é desenvolvido pela Santur, em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation. Dessa forma, o programa busca apoiar iniciativas de base tecnológica, para a transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias a setores econômicos estratégicos.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor – Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia – Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de charme do Brasil, à beira dos cânions – Aparados da Serra – Bom Jardim da Serra – SC.

BOING 777

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Motor Boing 777 United – Foto: USA Today

Por certo, ou é mandinga ou tem cabeça de burro enterrado embaixo da fábrica da Boing que vai tomar outro gigantesco prejuízo e, com toda essa crise na aviação, não poderia ser em pior momento. Dessa vez a Boeing recomendou suspender o uso de jatos 777 com o mesmo tipo de motor que lançaram destroços sobre Denver no último fim de semana, depois que os reguladores dos EUA anunciaram inspeções extras e o Japão suspendeu seu uso enquanto inicia investigações. Outrossim, os movimentos envolvendo os motores Pratt & Whitney PW4000 vieram depois que um United Airlines 777 pousou em segurança em Denver no sábado, horário local, depois que seu motor direito falhou. |Por isso, a United disse no dia seguinte que removeria voluntária e temporariamente seus 24 aviões ativos, horas antes do anúncio da Boeing. A princípio, os 777-200s e 777-300s afetados são mais antigos e menos econômicos do que os modelos mais novos, e a maioria dos operadores os está eliminando de suas frotas.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Portanto, nada de misturas, é o mais puro açaí. Não esqueça de provar o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderia tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897

FESTURIS 2121

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Enfim, encerrando a espera do mercado, o Festuris Gramado confirmou sua data para a próxima edição. Assim, a feira de negócios turísticos acontecerá entre os dias 4 a 7 de novembro de 2021, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Quer dizer, será a 33ª edição ininterrupta de um dos eventos mais tradicionais e longevos do país. Além disso, em 2020, o Festuris foi a primeira feira presencial de turismo das Américas a ser realizada durante a pandemia e também uma das poucas que manteve o evento no calendário seguindo uma série de protocolos de biossegurança.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello – Foto: – Divulgação Festuris

Rigorosamente falando, em 2021, o evento convoca a indústria do turismo a continuar a reconstrução do setor. Por isso, o slogan desta edição será “Reconstruindo o Turismo”. Com isso, o Festuris promete trabalhar com muita força e dedicação para conectar marcas, destinos e pessoas, contribuindo assim para o desenvolvimento do Turismo. Em breve, a marca Festuris também vai anunciar uma super novidade com o reposicionamento dos seus produtos para 2021.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Prodigy Gramado – Grupo GJP de Hoteis – Uma ótima opção para qualquer ocasião em Gramado. Próximo a tudo – Clique na foto e conheça.

TURISMO ITAIPU

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Turismo Itaipu – Foto; SkyTakes – Árvore Filmes 01

À primeira vista, o Complexo Turístico Itaipu vai tornar todos os passeios à usina binacional mais acessíveis e inclusivos, com a adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Com efeito, as ações contemplam deficiências de natureza física ou sensorial (visão e audição). Conquanto, o projeto e o cronograma de intervenções foram apresentados no final de janeiro à área de Comunicação Social de Itaipu, gestora do contrato junto ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI-Brasil). Com isso, a implantação será gradativa, até 2024, com investimento estimado em R$ 406 mil.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Turismo Itaipu – Foto: SkyTakes – Árvore Filmes

Assim, entre as mudanças, está a adoção de um intérprete virtual de libras, a língua brasileira dos sinais, na página do turismo de Itaipu na internet – conforme prevê a lei 13.146/2015. Além disso, o sistema poderá ter acessado por dispositivo móvel ou desktop e dará maior autonomia a deficientes auditivos (alfabetizados apenas em libras) para obter informações e comprar passeios no site. Do mesmo modo, outra novidade será a implantação de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional (que também terá intérprete de libras, além de legendas em português e espanhol).
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Turismo Itaipu – Foto: SkyTakes – Árvore Filmes

O aplicativo do audioguia está em desenvolvimento pela equipe do PTI e poderá ser baixado no smartphone pelos visitantes. Atualmente, a Itaipu oferece três opções de passeios: a Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado e que funciona diariamente; e, de terça-feira a domingo, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e o Ecomuseu. Todas as visitas seguem rigorosamente as medidas de segurança sanitária contra a covid-19, como o uso obrigatório de máscara facial, disponibilidade de álcool em gel 70º e distanciamento social.
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Entre em contato e não fique fora da mídia. colunaonline@gmail.com

VANESSA VAILATTI – A BELLA DA SEMANA

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Vanessa Vailatti – Foto: Bella da Semana – Divulgação

Encerrando o mês de aniversário com chave de ouro, Vanessa Vailatti está de volta ao Bella da Semana.  Finalmente nosso sonho se tornou realidade, Vanessa Vailatti retorna ao Bella da Semana mais gostosa do que nunca em um ensaio que vai entrar para a história da melhor revista masculina do Brasil. Durante a sessão de fotos a loira afirmou: “Estou na minha melhor versão até então, porque o objetivo é sempre melhorar”. Vanessa Vailatti é para ser aplaudida de pé! Apresentando um shape escultural, a loira se solta nesse ensaio quentíssimo deixando o Aniversário de 20 anos Bella da Semana ainda mais gostoso… Atenção: o resultado das fotos e vídeos vão fazer o seu coração disparar, cuidado…
Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

Leia ainda: A pandemia fez com que turistas brasileiros mudassem suas preferencias de viagens

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa

Leia mais:

Manifesto de entidades representativas em defesa da sobrevivência do setor

A passagem pelo escafandro orgânico é sublime oportunidade de aprendizado

Preferências de viagens do turista brasileiro nunca oscilou tanto diante da pandemia

Desafeto ataca Diário do Turismo e agride seu editor

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *