17 / 02 / 21

Covid-19 pode ser transmitida pela saliva: confira os cuidados para evitar o contágio

Dentista do Grupo Hapvida afirma que população deve evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dente, copos e talheres

Covid-19 pode ser transmitida pela saliva: confira os cuidados para evitar o contágio

Rafaela Magda, cirurgiã-dentista

Covid-19 pode ser transmitida pela saliva: confira os cuidados para evitar o contágio

Tosse, espirro, aperto de mão. Não é novidade para ninguém que essas são as principais vias de transmissão do novo coronavírus. Mas a doença, que já contaminou quase 10 milhões de pessoas no Brasil e mais de 100 milhões no mundo, também pode se propagar por meio da saliva.

Os chamados “perdigotos”, que são gotículas de saliva contaminadas, podem estar presentes, também, em objetos como escovas de dente, garfos, facas e copos, por exemplo.

O alerta é da Dra. Rafaela Magda, cirurgiã-dentista e mestre em odontologia clínica do Grupo Hapvida. A profissional destaca que é necessário estar vigilante, especialmente neste carnaval. Além de prezar pelo distanciamento social e não compartilhar objetos de uso pessoal, também é importante adotar outros cuidados para evitar a transmissão pela covid-19.

A dica de ouro, segundo a dentista, é evitar contato das mãos sujas com as cavidades nasal e os olhos, além da boca. “A saliva é uma secreção do corpo humano com um potencial viral enorme. Então é de extrema importância termos consciência que gestos simples, como um beijo, um troca de carinho, um abraço, podem transmitir o coronavírus”, afirma.

“Faça sua parte e fique em casa. Evite a proliferação do vírus neste momento tão difícil em que estamos vivendo”, finaliza Dra. Rafaela.

Covid-19 pode ser transmitida pela saliva: confira os cuidados para evitar o contágio
fonte: Isa Mendonça – Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *