20 / 02 / 21

Tenha filhos quando for a hora certa

Um dia desses cheguei mais tarde em casa, saindo do trabalho fui abastecer o carro e depois à padaria. Terminei demorando muito mais do que esperava. Ao chegar em casa pensei que encontraria meu filho (ainda um bebê) dormindo, mas para minha surpresa e felicidade ele

Acervo Pessoal do Autor

ainda estava acordado. Minha esposa disse que ele estava morrendo de sono, mas estava lutando contra ele e olhava o tempo todo para a porta esperando que eu chegasse.

Para o bebê, ele e a mãe são um só, eles descobrem que existe mais alguém no mundo quando ele encontra a figura do Pai: é quando ele percebe que existe outra pessoa disposta a dedicar seu tempo para ele simplesmente por amor. Entender isso é algo muito forte, por perceber que existe mais no mundo. Ele agora está perto de completar um ano, começaram pequenas birras e já tivemos que dar alguns “carões” para que ele comece a perceber a noção de limites.

Me despindo da roupa de educador e abrindo o coração com vocês: é difícil, mas necessário. Dar limites a criança é um gesto de amor, é o maior que pode dar. Tudo o que uma criança quer é um adulto que lhe ensine o que é o certo e o errado.

Também não posso negar que a vida muda bastante depois que uma criança entra em sua vida. Mudam-se as prioridades, a disponibilidade para lazer, o tempo com os amigos e isso é um choque no primeiro momento. Não é fácil saber que o seu final de semana não é mais seu,

https://paisefilhos.uol.com.br/

que até para ir à esquina é necessário uma logística que envolve mais coisa do que quando vocês iam passar o final de se- mana no interior ou na praia.

Recentemente o influenciador digital Marcos Piangers fez um excelente texto chamado “Não Tenha Filhos”, sugiro que todos leiam, principalmente se ainda não tem filhos. Nele ele reflete uma série de questões que têm que ser levadas em consideração quando uma criança se torna uma realidade em sua vida. A conclusão que ele chega é que se você não está preparado para abdicar de algumas coisas, o melhor é aguardar um pouco para passar por essa experiência. Eu abdiquei e hoje sou recebido por um sorriso largo quando chego em casa, mesmo que eu demore a chegar tem alguém fazendo questão de mostrar que me ama mesmo não sabendo falar ainda.

Luis Antônio Santos

Conexão, Conhecimento e Ação Luis Antônio Santos é Educador, Terapeuta Holístico CRTH 4088, Life Professional Coach, Consultor Sistêmico e Palestrante. Professor de Edcuação Física, Practiticioner em Programação Neurolinguística(PNL), Constelador Estrutural, Pós Graduando em Psicomotricidade, Pós Graduando em Neuropsicopedagogia e Diretor de Ação Social da ABRATH - Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos em Alagoas. Escreve artigos em jornal, sites, faz comentários em rádio mas sua maior paixão é exercer a função de Pai do João Carlos. Instagram: @luisantoniostoss @brinkandoterapia Twitter: @luisantoniostos Linkedin: Luis Antonio Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *