03 / 03 / 21

Prevenção de doenças e exercícios físicos, entenda como estão relacionados

Provavelmente você tenha ouvido falar que não existe saúde física bem cuidada, sem a prática de exercícios físicos. Nesse sentido, você verá a seguir a relação bastante importante entre prevenção de doenças e exercícios físicos

Prevenção de doenças e exercícios físicos, entenda como estão relacionados

Exercícios físicos e saúde bucal

Prevenção de doenças e exercícios físicos, entenda como estão relacionados

Para isso, também relacionamos neste artigo práticas e cuidados da saúde física com relação à saúde bucal. Confira!

Cuidados com a saúde
Manter os cuidados com saúde, tanto bucal e física como mental, é fundamental para que tenhamos uma vida mais saudável e ativa.

Essas três esferas estão relacionadas e, quando uma não está bem, não é difícil que as outras também se compliquem.

Nesse sentido, a prática de exercícios físicos tem uma relação muito forte com a melhora da saúde em diversos aspectos, evitando doenças.

Isso porque diversas doenças podem ser evitadas, ou as dificuldades podem ser diminuídas, caso as pessoas se mantenham ativas e pratiquem exercícios físicos com regularidade. A seguir, mostraremos alguns exemplos dessas doenças.

Diabetes
A diabetes é uma doença muito séria e evitá-la é importante.

Como essa doença está relacionada à alimentação, ao peso e à condição física das pessoas, a prática de exercícios é fundamental para diminuir a possibilidade das pessoas se tornarem diabéticas.

Obesidade
A obesidade é uma condição que vem crescendo cada vez mais e está atrelada ao sedentarismo.

A prática de exercícios físicos é fundamental para evitar esse tipo de problema, porque ajuda em diversos aspectos, tais como:

  • Queima de gordura;

  • Perda e controle do peso;

  • Maior nível de endorfina;

  • Melhora o controle da glicemia.

Problemas cardiovasculares
Muitas pessoas sofrem com problemas cardiovasculares gravíssimos, que podem ser fatais.
Para evitar ou diminuir a possibilidade dessas perturbações, se exercitar é essencial.

Atividades físicas ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos, controla o peso e melhora a absorção do oxigênio no sangue, combatendo problemas como esses.

Doenças respiratórias
Asma, bronquite, rinite e outras doenças respiratórias também estão presentes na vida das pessoas, dificultando, inclusive, a prática dos exercícios.

Entretanto, insistir e buscar ajuda para praticar essas atividades é fundamental, pois os exercícios físicos melhoram a resistência do pulmão, controlam a respiração e trazem diversos benefícios para as pessoas que possuem essas doenças.

Doenças Mentais
Por fim, as atividades físicas também combatem doenças que podem afetar a saúde mental das pessoas.

Isso porque durante essas práticas, hormônios como a endorfina são liberados, gerando sensações de prazer e bem-estar.

Exercícios físicos e saúde bucal
Pode parecer que não, mas a prática de exercícios físicos também são benéficas para a saúde bucal, por diversos motivos.

Primeiramente, quando você está bem fisicamente e mentalmente, é natural que sua saúde bucal também esteja melhor.

Além disso, essas práticas estimulam a salivação, que é uma ótima auxiliadora na limpeza dos dentes, evitando uma série de problemas bucais.

Incentivo empresarial
Cada vez mais é fundamental que as empresas incentivem seus funcionários a praticarem exercícios físicos e cuidarem de sua saúde, como a bucal.

Dessa maneira, tem se tornado mais comum a implementação de um plano odontologico empresarial para que os funcionários tenham monitoramento constante e consultas regulares com seus dentistas, preservando a cavidade.

A saúde bucal, quando frágil, pode ser prejudicial em diversos sentidos, afetando a produtividade dentro da empresa.

Dores, problemas de autoestima e incômodos constantes atrapalham a concentração e o foco dos trabalhadores e, por isso, o odonto empresarial é muito importante.

Em dentistas particulares, as consultas costumam ser muito caras, o que pesa diretamente na saúde financeira dos profissionais das empresas.

Dessa maneira, eles acabam deixando esses cuidados de lado, prejudicando eles mesmos e o andamento das atividades empresariais.

Por isso, disponibilizar e incentivar a implementação de um convenio odontologico empresarial pode ser uma solução interessante para o empreendimento.

Existem diversas opções de planos que as consultoras podem oferecer.
As grandes empresas, por ter um aporte maior, tem mais facilidade em fechar com parceiras estratégicas, que possuem capacidade comprovada e renome no mercado, disponibilizando pacotes distintos aos funcionários sem comprometer o orçamento.

Já em empresas menores, como em profissionais liberais que possuem MEI, o plano odontologico para MEI não precisa ser tão extenso/grande, pois são relacionados para poucas pessoas, facilitando o contato com as clínicas disponíveis e se adequando às necessidades do profissional.

Entretanto, independentemente do tamanho da empresa, quantidade de funcionários ou aporte financeiro, é fundamental que os empresários incentivem cada vez mais a prática de exercícios e disponibilizem auxílio em diversas áreas.

Esse auxílio pode vir, por exemplo, nos cuidados com a saúde bucal, oferecendo um plano dental coletivo empresarial de qualidade e que conforte os funcionários, bem como espaços para treinamento ou mesmo dias para atividades laborais ou parceria com academias.

Desse modo, é possível garantir ainda mais saúde e eficiência aos funcionários e suas atividades.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Prevenção de doenças e exercícios físicos, entenda como estão relacionados
fonte: Karina Oliveira – Assessoria Digital

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *