18 / 03 / 21

TV Cultura lança série sobre os 15 anos do Prelúdio

Em sete episódios, produção apresenta os melhores momentos do reality show que revela jovens talentos da música clássica

Foto: Nadja KouchiTV Cultura lança série sobre os 15 anos do Prelúdio

TV Cultura lança série sobre os 15 anos do Prelúdio

Em comemoração aos 15 anos do Prelúdio, a TV Cultura estreia no sábado (20/3), a série Prelúdio – Uma História, relembrando os momentos mais emocionantes, curiosos e marcantes da atração que se consagrou por revelar jovens músicos que atualmente brilham em grandes orquestras pelo Brasil e no mundo. Vai ao ar às 22h.

Em sete episódios, o documentário aborda, em cada um deles, um tema diferente. São eles: Histórico – A criação do reality; Crianças; Concursos nacionais e internacionais; Canto; Piano; Caminhos da música; e Finais emocionantes.

A narrativa é construída a partir de entrevistas, conduzidas pela apresentadora Roberta Martinelli e pelo diretor da produção Marcos Rombino, e de depoimentos de jurados e candidatos que participaram do programa, além do maestro Julio Medaglia, que apresenta o concurso e também assina a direção musical da atração.

Primeiro Episódio
O episódio de estreia da série relembra a primeira edição do Prelúdio, em 2005. As eliminatórias aconteceram no Teatro Franco Zampari com a participação de 15 candidatos e teve na final, que aconteceu no Theatro São Pedro, o primeiro grande embate entre o pianista Leonardo Hilsdorf e o clarinetista Tiago Naguel.

O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, jurado do programa em todas as temporadas, participa da edição depondo sobre a importância do Prelúdio como projeto de formação de público.

História do Prelúdio
O programa passou por 13 temporadas, foi realizado em cinco teatros, teve três apresentadoras diferentes, contou com 66 jurados e recebeu 366 candidatos. Muitos dos que participaram do show de calouros estão brilhando em grandes orquestras ou fazendo carreiras-solos de sucesso.

Ao longo desses 15 anos, o concurso musical premiou os vencedores com bolsas de estudo na Alemanha, Instituto Goethe, e nas últimas edições contou com o apoio do Consulado e da Embaixada da Hungria no Brasil, oferecendo bolsas de estudos na Academia Franz Lizst, considerada uma das maiores escolas de música do mundo.

TV Cultura lança série sobre os 15 anos do Prelúdio
fonte: Alexani Barbosa
Coodernadora de Comunicação
Fundação Padre Anchieta
Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *