24 / 03 / 21

“Vista cansada” atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos e se torna cada vez mais precoce em jovens no Brasil

Excesso de exposição a telas e mudanças da vida moderna podem antecipar a piora da visão que acontece naturalmente com o avançar da idade

 

Divulgação“Vista cansada” atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos e se torna cada vez mais precoce em jovens no Brasil

Médico oftalmologista CleovanAlmeida

“Vista cansada” atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos e se torna cada vez mais precoce em jovens no Brasil

Ler um livro ou até mesmo uma bula de remédio pode ser um desafio para as pessoas que tem presbiopia. A popular “vista cansada”, também conhecida como “síndrome do braço curto”, atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

A presbiopia é uma condição ocular associada ao envelhecimento natural do olho humano e acomete tanto mulheres quanto homens com o avançar da idade. Com o passar dos anos, no entanto, a fadiga visual tem atingido cada vez mais jovens de maneira precoce.

O alerta é do Dr. Cleovan Almeida, oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió. “Existem alguns fatores que estão desencadeando a presbiopia mais cedo nas pessoas, como o excesso de exposição a telas de notebook, celular e computadores, e também as mudanças impostas pela vida moderna”, informa.

O profissional afirma que a vista cansada já está sendo comum em pessoas acima dos 30 anos.

VISÃO BORRADA, LACRIMEJAMENTO E DIFICULDADE PARA ENXERGAR OBJETOS PRÓXIMOS
O principal sinal da presbiopia é a dificuldade de focar em objetos próximos. Neste caso, é muito comum a pessoa se afastar de algo para conseguir ler ou enxergar. Mas a vista cansada também possui outros sintomas que é preciso ficar atento.

“Visão borrada, vermelhidão e lacrimejamentos, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dificuldade no trabalho e queda de produtividade são alguns deles”, explica Dr. Cleovan.

Para prevenir esses sintomas e retardar o aparecimento da presbiopia, algumas dicas são importantes, como ler em ambientes bem iluminados, utilizar monitores que possuam recurso antirreflexo e consultar periodicamente um oftalmologista.

TRATAMENTO PODE NECESSITAR DE CIRURGIA
De acordo com o médico do Sistema Hapvida Maceió, em alguns casos, a presbiopia precisa ser tratada por meio de cirurgias, mas nem todos os pacientes se encaixam nos requisitos para realizar o procedimento.

“O uso de lentes de contato e óculos de grau costumam ser eficazes para pessoas que tem vista cansada, mas o tratamento adequado para corrigir essa alteração dependerá da avaliação de um profissional qualificado. Por isso, se você apresentar qualquer dificuldade para ler, independentemente da idade, precisa procurar um oftalmologista”, conclui Dr. Cleovan.

“Vista cansada” atinge 100% dos adultos acima dos 40 anos e se torna cada vez mais precoce em jovens no Brasil
fonte: Isa Mendonça Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *