27 / 04 / 21

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Comemorar ou refletir?

 

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Na foto, Marco Mota, Luiz Guilherme, Carlos Machado

Olá sapiens!

Comemorar ou refletir?

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão (HAS) é comemorado dia 26 de Abril desde 2002, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) sancionou a Lei vinda do Congresso Nacional (CN).
A Lei foi ideia do Dr. Carlos Alberto Machado (CAM), “cardiologista da maior expressividade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)” como cita o também cardiologista, professor Marco Mota (MM) que vai além, nos lembra onde foi gerada: no Pronto Atendimento Municipal de um bairro da zona leste de São Paulo-SP (PAM Belém), que se localizava sob os pilares do Viaduto Tatuapé (Aê Dom! Aqui é ZL, mano!).

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Na foto: Carlos Machado e Eliete Pinheiro

(Oxente!) Alagoas (AL) não ficou de fora dessa sopa de letrinhas. Além do professor Marco Mota em Maceió (MCZ), a Nefrologista Eliete Pinheiro (EP) em Maceió e São Miguel dos Campos (SMC), amiga-irmã do Dr. Carlos Machado (grifo dele), também participaram dessa história e ainda a escrevem atuando no combate à Hipertensão Arterial no Brasil (BR).

Hoje temos muito mais letrinhas que temperam essa sopa, os temperos substituem o sal e previnem a HAS. Acrescentamos: DHA, DHA.AL, SBH, SBN, SBC, DASH, GAHAS, LANU, CESMAC, AMPA, MAPA, MRPA e o que vier contribuir será bem-vindo.

Com muitas conquistas a comemorar e com muitos desafios para refletir, seguiremos juntos com esses mestres no combate à hipertensão.
Quer comemorar? Reflita!

Dia Nacional de Combate à Hipertensão
por Dr. Luiz Guilherme 
( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, Founder & Relationship Leader PRECEP 5G CEO & Founder grupo de atenção à hipertensão e síndrome metabólica (GAHAS) Representante de alagoas no departamento de hipertensão arterial da sociedade brasileira de cardiologia DHA SBC Conselheiro regional de medicina em alagoas (CREMAL) Conselheiro científico e ex-diretor sociocultural e intercâmbio da sociedade de medicina de alagoas (AMB – AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *