05 / 04 / 21

Empreendedorismo durante pandemia: Filipi Sant’Anna, criador da Soul Calçados, dá dicas para quem quer empreender na moda em meio à crise

Sua marca, lançada em plena pandemia, começou no online e já tem duas lojas físicas

DivulgaçãoEmpreendedorismo durante pandemia: Criador da Soul Calçados, dá dicas para quem quer empreender na moda em meio à crise

Jovem empreendedor Filipi Sant’Anna

Empreendedorismo durante pandemia: Filipi Sant’Anna, criador da Soul Calçados, dá dicas para quem quer empreender na moda em meio à crise

Com a pandemia do coronavírus, milhares de brasileiros perderam o emprego e decidiram usar seus conhecimentos e habilidades para empreender. O jovem empreendedor Filipi Sant’Anna foi um deles: ele aproveitou sua paixão e experiência no ramo da moda para criar a Soul Calçados em 2020.

A marca começou com a venda online dos sapatos do catálogo e, em um ano, já inaugurou duas lojas físicas em shoppings centers – uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Lançada em um período de crise econômica no país, a Soul aproveitou o aquecimento do mercado digital, com a quarentena e o lockdown, para prosperar.

“Enquanto muitas lojas de sapatos estavam preocupadas somente com suas lojas físicas, a Soul investia no e-commerce para o conforto do seu público-alvo. A maioria dos clientes estava em casa com muito tempo ocioso e disposta a conhecer novidades”, explica Filipi.

O processo de criação da empresa começou quando ele ficou desempregado. “As contas não paravam de bater na porta e, como muitos brasileiros em momentos de desespero, tive um ‘estalo’ criativo e pensei em retomar o que me fazia mais feliz quando jovem: meu hobby em aflorar a beleza feminina”, afirma Filipi. Ainda na adolescência, aos 16 anos, ele vendia sapatos, bolsas e acessórios de porta em porta para amigas e vizinhas do bairro em que morava, Jacarepaguá – zona oeste do Rio.

Ao juntar o dinheiro guardado na poupança com outras economias, lançou um pequeno site com alguns produtos e, logo de cara, foi um grande sucesso. “Comecei a perceber que estava dando certo quando passei a ter mais pedidos do que produtos. A partir daí, corri atrás de novos fabricantes que embarcaram nas minhas ideias e que ofereceram um bom prazo de entrega”, explica.

Com novas propostas de filiais e franquias surgindo, Filipi planeja expandir o número de lojas físicas assim que a pandemia chegar ao fim, mas sem deixar de lado a venda online  – onde tudo começou.

“Atualmente, temos uma divisão entre as lojas físicas e os marketplaces onde atuamos no online, um paralelo ao outro. Preferimos dividir assim para não sofrermos com o impacto da pandemia. Mas temos muitos planos para quando a situação se normalizar”, pontua.

Para quem deseja empreender nos próximos meses, Filipi reúne dicas valiosas. “Um empresário de sucesso, antes de tudo, precisa ser valente e otimista, mesmo sabendo que vai errar muito durante a jornada de abrir seu próprio negócio. É primordial ter paciência e saber otimizar o tempo, separando e dando atenção para todas as áreas da sua vida em total igualdade”, recomenda.

Aqueles que desejam ter um negócio no ramo da moda, assim como Filipi, necessitam de alguns atributos extras, como a vontade de entender o comportamento humano. Ele explica: “O empreendedor tem que estar disposto a analisar os novos comportamentos que surgirão ao longo do tempo, além de possuir muita bagagem cultural, para que ofereça os melhores serviços para os clientes”.

“Também é fundamental estudar o estilo do seu nicho, para elaborar os produtos mais adequados para eles. Assim como a área da moda absorve as tendências vistas na sociedade, o profissional do ramo também precisa fazer isso para se manter atualizado.”

Empreendedorismo durante pandemia: Filipi Sant’Anna, criador da Soul Calçados, dá dicas para quem quer empreender na moda em meio à crise
fonte: Assessora de imprensa – Black Comunicação

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *