14 / 04 / 21

Faculdade faz plantão para ajudar contribuintes a declararem Imposto de Renda de 2021

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio estão disponibilizando atendimento sobre a declaração do Imposto de Renda. Os atendimentos estão sendo realizados, de forma gratuita, pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

 

Faculdade faz plantão para ajudar contribuintes a declararem Imposto de Renda de 2021

Faculdade faz plantão para ajudar contribuintes a declararem Imposto de Renda de 2021

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) irá até 31 de maio de 2021 e muitos contribuintes não sabem, mas é possível doar suas restituições para as pessoas que estão mais vulneráveis durante a pandemia da Covid 19. 

Nos próximos dois sábado (17 e 22 de abril), 44 campi da Estácio, de várias partes do país, farão plantões por meio virtual para tirar todas as dúvidas dos cidadãos, prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração. Em Alagoas, haverá também atendimento presencial, seguindo os protocolos de segurança. 

 Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio funcionam, remotamente de segunda à sexta-feira, e a equipe é formada por 84 docentes e 260 alunos. Este ano, eles querem bater a meta, que é atender 5 mil pessoas virtualmente, atuando 1.260 horas de atendimentos à comunidade. A novidade deste ano, é que a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021 ou parte dela pode ser doada durante a declaração.  

Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a campanha surgiu por conta de um projeto de extensão da Estácio, que observou o aumento das pessoas que não têm renda e nem recebem auxílio emergencial. Com a iniciativa, os contribuintes vão poder ajudar doando  o valor que quiser. Durante a declaração e a confirmação da restituição, cada indivíduo será informado que é possível doar parte de seu dinheiro para o Estatuto do Idoso (Nacional, Estadual ou Municipal) ou se deseja contribuir com o Estatuto da Criança e do Adolescente (também com três esferas: Nacional, Estadual ou Municipal).

Todas as pessoas que fizerem contatos com o NAF da Estácio em Alagoas conseguirão fazer o kit completo: recibo e comprovante de declaração. Após o envio da demanda do contribuinte – mensagem por e-mail – o NAF retornará para ele e, dependendo do conhecimento e da tecnologia que a pessoa consegue utilizar – a Estácio fará também uma chamada via plataforma Teams.

Segundo Iara Marchioretto, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa, lembrando que após a opção e entrega, havendo necessidade de retificação a opção não pode ser modificada, por isso é importante organizar a documentação com antecedência, entregar no prazo e evitar a malha fiscal”.  

Para ela, o importante para quem tem restituição é declarar mais cedo para entrar nos primeiros lotes de restituição que vão de maio a setembro, e não deixar para declarar na última semana, período em que o sistema recebe muitos acessos.   

Ainda de acordo com Marchioretto, este serviço é de grande importância para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos.   

Nos NAFs da Estácio – que têm parceria com a Receita Federal do Brasil – estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente quem tem dificuldade de fazer seu próprio IRPF 2021 e ajudarão no envio do documento para o órgão.     

“Durante este período, nossos alunos vivenciam a profissão que escolheram, colocam em prática os conceitos e normas contábeis e financeiras e realizam o atendimento ao público, de forma organizada, individual e humanizada. Com essa experiência eles levarão para a sua carreira profissional o olhar profissional e desenvolvem o papel do voluntariado cidadão. Por meio destes serviços gratuitos conseguimos desenvolver a cidadania fiscal e mediar o conhecimento dos nossos egressos”, afirma Iara.     

Estácio em Alagoas – os atendimentos da unidade deve ser agendados pelo e-mail e serão realizados em ambiente remoto: 
Estácio Alagoas (Jatiúca) – naf.estaciofal@estacio.br

Faculdade faz plantão para ajudar   contribuintes a declararem Imposto de Renda de 2021
fonte: Mídia Nova Assessoria de imprensa – Renata Pais 

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *