10 / 04 / 21

Personagens Femininas em Evidência: Vídeo As Moças estreia Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade

Crédito: Elisa Lucas Personagens Femininas em Evidência: Vídeo As Moças estreia Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade

Elisa Lucas

Personagens Femininas em Evidência: Vídeo As Moças estreia  Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade

O vídeo As Moças estreou o Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, idealizado pela atriz e diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS, Elisa Lucas. Publicado em 28 de janeiro de 2021 no Canal do Youtube do projeto (https://youtu.be/OwQiQFz6iIs ), As Moças, trata da história de Dona Maria e suas vizinhas, que, com carinho e ternura, se apegam a três moças vindas do interior e se propõem a cuidar delas. O vídeo segue no canal do Projeto.

Personagens Femininas em Evidência: Vídeo As Moças estreia Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade

A proposta nasceu durante a pandemia da COVID-19 e tem relação com a pesquisa Práticas corporais e vocais para potencializar a presença cênica a partir do Processo de criação dramatúrgica atorial. Como resultado do isolamento social, atividades culturais foram deslocadas para o ambiente virtual, e com teatros fechados, artistas da cena passaram a experimentar a linguagem audiovisual como ferramenta de comunicação com o(a) espectador(a), que passou a utilizar plataformas de compartilhamento de vídeos como entretenimento. Nesse contexto, o projeto reforça o papel social da Universidade ao fomentar a Arte e estimular possibilidades de produção e consumo cultural na atualidade, promovendo experiências estéticas e lúdicas e colaborando no incentivo à Leitura através da união da Literatura, do Teatro e do Audiovisual.

O projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual tem por objetivos corporificar personagens femininas da obra de Jane Tutikian, assim como ampliar a oferta de produção cênica enquanto os teatros permanecerem fechados, promover o diálogo entre leitura cênica e ferramentas audiovisuais, experimentar novos formatos de criação artística em diálogo com a Literatura, divulgar a Leitura Cênica em ambiente virtual e a literatura de autoria feminina. Os contos escolhidos, apresentados em vídeos, ressaltam questões atemporais do feminino presentes na obra da escritora gaúcha e professora do Instituto de Letras da UFRGS, Jane Tutikian, como cotidiano e relações, solidão, saudade, memória, intimidade, melancolia, ânsia de vida, força, fragilidade e poesia. O segundo episódio do projeto tem previsão de estreia para maio de 2021 e será uma adaptação do conto As Contradições de Eva.

Produzido, gravado e finalizado entre julho e dezembro de 2020, o conto As Moças foi publicado originalmente na obra A Rua dos Secretos Amores (WS Editor, 2002), e depois na antologia Coisa Viva (Território Das Artes, 2011), comemorativa aos 30 anos de literatura da autora. O texto foi adaptado por Elisa Lucas, que além de atriz e diretora, também é dramaturga e pesquisadora de personagens femininas na cena (Capitu e Maria Madalena); e Israel de Castro Fritsch, jornalista, doutorando em Letras e graduando em Teatro na UFRGS. Em As Moças, Elisa assina a direção e interpreta 15 personagens, com participação especial de sua mãe, Jurema Martins Lucas. O episódio foi todo gravado na casa de Elisa, editado por Alexandre Alves, técnico do Instituto de Artes, e teve consultoria de Zeca Azevedo e Adriana Emerin Borges. Também colaboraram remotamente: Nilton Filho, Hyro Mattos, Rafael Clain Martins, Ernesto Jorge Costa Martins e Renato Pereira Lopes.

Confira personagens na galeria:

Serviço:
O quê? AS MOÇAS, vídeo do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual.

Onde? O vídeo ficará disponível no canal do Youtube Palavra e Sensibilidade, através do link: https://youtu.be/OwQiQFz6iIs
Quanto? Atividade gratuita

Ficha técnica de “As Moças”

Da obra de JANE TUTIKIAN
Com: ELISA LUCAS
Participação especial: JUREMA MARTINS LUCAS, como Minha Mãe

Adaptação: ELISA LUCAS & ISRAEL DE CASTRO FRITSCH
Direção: ELISA LUCAS
Edição: ALEXANDRE ALVES
Figurino, Cenário & Iluminação: ELISA LUCAS & JUREMA LUCAS

Colaboração remota: ALEXANDRE ALVES, ISRAEL DE CASTRO FRITSCH,    HYRO MATTOS, NILTON FILHO & RAFAEL CLAIN MARTINS.

Trilha usada:
MARVIN’S DANCE, de Silent Partner
TWIRLY TOPS, de The Green Orbs
VIEW OF THE VALLEY, de Trevor Garrod
CARRIED, de Lauren Duski
MORNING STROLL, de Josh Kirsch – Media Right Productions
NUTTY COMEDY, de Biz Baz Studio
NO.5 THE DAY I MET HER, de Esther Abrami
ALLÉGRO, de Emmit Fenn
2020, de Dayla
SWEETLY MY HEART, de Asher Fulero

Fonte: Biblioteca de áudio do Youtube (músicas liberadas para utilização)
Divulgação: JOSÉ CARLOS DE AZEVEDO

Personagens Femininas em Evidência: Vídeo As Moças estreia  Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade
Conexões para imprensa
E-mail: elisa.lucas97@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/elisalucasteatro/
Facebook: https://www.facebook.com/elisalucasteatro

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *