10 / 05 / 21

Dores crônicas: tratamento adequado traz qualidade de vida a pacientes

 

Foto: Ulisses PinheiroDores crônicas: tratamento adequado traz qualidade de vida a pacientes

Neurocirurgião Thiago Fortes

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 30% da população mundial sofre de alguma dor crônica. O neurocirurgião, Thiago Fortes, explica que dor crônica é aquela que persiste ou acontece por um período de mais três meses, sendo as causas variadas, podendo ser provocadas por algum trauma, decorrente de uma patologia clínica ou mesmo pós-cirúrgica.

Segundo o médico, o profissional mais indicado para o tratamento deste tipo de paciente é aquele especializado em dor. Num primeiro momento esse profissional investigará a causa da dor e iniciará um tratamento geral para o paciente posteriormente adotando o melhor tipo de tratamento específico para o quadro, que pode ser por meio de medicamentos, de pequenos procedimentos ou mesmo com cirurgias.

“A dor não pode ser negligenciada, se o paciente tem essa queixa, ele precisa ser ouvido e o profissional médico deve investigar a causa do problema exaustivamente, utilizando todos os recursos disponíveis. Viver com dor além do desconforto traz para esse paciente uma incapacidade precoce na atividade laboral e pode até o levar a um isolamento social” comentou.

Thiago explica que este tipo de tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar com a presença de médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. “Desta forma, a gente enxerga a dor de forma mais ampla e não apenas isoladamente, até porque, alguns pacientes com dores crônicas acabam sendo pacientes complexos, exigindo assim, esse estudo por parte da equipe para a decisão do melhor tratamento”, falou.

O neurocirurgião ressalta ainda que pacientes de dores crônicas muitas vezes encontram dificuldades nos seus tratamentos, seja por falta de conhecimento, seja por dificuldade de um diagnóstico. “A minha sugestão é que este paciente procure um local que ofereça toda estrutura necessária ao seu tratamento sendo hoje, o Hospital Memorial Arthur Ramos, um hospital que investe na clínica da dor contando com especialistas na área e uma estrutura completa para esse acompanhamento multidisciplinar”, falou.

Conforme Thiago Fortes, o principal objetivo é trazer para este paciente um alívio da dor e uma vida o mais confortável possível.

Dores crônicas: tratamento adequado traz qualidade de vida a pacientes
fonte: Luciana Martins – Assessoria de imprensa

Jornalista MTB 1077

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *