26 / 05 / 21

Exercício pós COVID, posso voltar a fazer?

 

Imagem: Rovella & Schultz Boutique Press InteractiveExercício pós COVID, posso voltar a fazer?

Imagem: Rovella & Schultz Boutique Press Interactive

Exercício pós COVID, posso voltar a fazer?

Olá, sapiens!

A Síndrome Metabólica é responsável por um aumento de duas vezes e meia o risco de eventos cardiovasculares indesejáveis. Sabemos que o sedentarismo aumenta o risco de ganho de peso, diabetes e hipertensão, que são componentes da síndrome metabólica. Segundo a Dra Sayuri Inuzuka, cardiologista, “a prática de exercícios físicos de forma regular e contínua é benéfica em qualquer idade, e funciona como prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade”.

O período de quarentena que nossa espécie foi forçada a fazer, por recomendação dos que mandam mais, levou ao aumento de doenças como ansiedade e sedentarismo contribuindo assim para o aumento da Síndrome Metabólica.

Recomenda-se o retorno dos exercícios físicos de forma lenta e gradual até atingir a meta de 150 minutos por semana em adultos e minutos por semana em crianças e adolescentes.

“Retorno lento e gradual” – reforça a Dra Sayuri no podcast do CIRC – Cardiology, explicando que os ganhos de intensidade e tempo devem ser semanais além de programas individualizados. “Depende também da capacidade de exercícios pré COVID e da gravidade da doença que o indivíduo foi acometido”.

Pacientes que apresentaram miocardite grave ou assintomáticas devem ser avaliadas por médico cardiologista antes da retomada dos exercícios, e aqueles que apresentarem novos sintomas, progressão dos sintomas ou dificuldade para o retorno ao nível que atingia pré COVID devem procurar equipe multidisciplinar especializada.
Você pode voltar a treinar pós COVID? Deve!

Exercício pós COVID, posso voltar a fazer?
por Luiz Guilherme ( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *