21 / 05 / 21

Hipertensão Arterial Resistente, um cavalo selvagem?

Nunca fique irritado com o cavalo, recompense seu sucesso!

Olá, sapiens!

A sua pressão arterial é domável?

Imagem: http://publicacoes.cardiol.br/Hipertensão Arterial Resistente- um cavalo selvagem?

Assim como podemos domar um cavalo quarto-de-milha usando a técnica Horsemanship, podemos domar a pressão arterial seguindo as diretrizes brasileiras de Hipertensão Arterial.

A Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 estimou que por volta de 21 a 32% dos brasileiros adultos eram hipertensos, desde aqueles que se autodeclaravam e aqueles cuja busca ativa verificava pressão arterial maior ou igual a 140 por 90 mmHg (14×9) ou tomavam medicação anti-hipertensiva.

Voltando ao nosso quarto-de-milha, temos que conhecer o cavalo, ganhar sua confiança com segurança e dar um passo de cada vez. Com a pressão arterial também é assim. A hipertensão arterial resistente (HAR) é quando a pressão arterial medida no consultório do seu médico se sustenta igual ou acima de 140 por 90 mesmo com você fazendo uso de três medicações diferentes em suas doses máximas, sendo uma delas um diurético. No Brasil, quase 12% da população hipertensa pode apresentar hipertensão resistente, conforme texto das diretrizes de 2016 e 2020. Outra condição pior, que pode atingir de 3 a 4% dos hipertensos resistentes é a Hipertensão Refratária (HARf), quando a pressão arterial se sustenta igual ou acima de 14×9 mesmo com cinco medicações sendo duas delas dois tipos de diuréticos.

Nunca fique irritado com o cavalo, recompense seu sucesso! É preciso paciência e atenção para confirmar o diagnóstico, existe a Hipertensão Arterial Pseudorresistente, quando a resistência é um “fake” e precisamos descobrir o culpado. E os suspeitos são:
– Hipertensão do Avental Branco
– Falha na técnica de aferição da pressão
– Falha do paciente na adesão ao tratamento
– Inércia terapêutica por falha do médico

A hipertensão do avental branco é um dos quatro maiores fenótipos da pressão arterial e merece um “Olá, sapiens” especial, mas basicamente é aquela que se apresenta alta na presença do médico e fica normal em casa. Falhas na técnica de aferição podem ser sanadas com educação continuada e paciência. Falha na adesão também necessita de muita educação continuada e empatia entre médico e paciente. A inércia terapêutica pode ser corrigida com maior proatividade do médico.

Os portadores de hipertensão arterial resistente e refratária necessitam de ajuda de um grupo multidisciplinar especializado para diagnóstico, orientação e tratamento.
– Tome as rédeas da sua saúde! Cuide-se!

Hipertensão Arterial Resistente, um cavalo selvagem?
por Luiz Guilherme ( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, Founder & Relationship Leader PRECEP 5G CEO & Founder grupo de atenção à hipertensão e síndrome metabólica (GAHAS) Representante de alagoas no departamento de hipertensão arterial da sociedade brasileira de cardiologia DHA SBC Conselheiro regional de medicina em alagoas (CREMAL) Conselheiro científico e ex-diretor sociocultural e intercâmbio da sociedade de medicina de alagoas (AMB – AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *