21 / 05 / 21

Maio vermelho é o mês de conscientização e combate ao câncer de boca

Cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió dá dicas para prevenir a doença e manter a saúde bucal em dia

Divulgação HapvidaMaio vermelho é o mês de conscientização e combate ao câncer de boca

Cirurgião-dentista Cristiano Domingos

Maio vermelho é o mês de conscientização e combate ao câncer de boca

O câncer de boca é um dos tipos de tumores que mais acometem os brasileiros. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil é o terceiro país com maior número de casos da doença, com aproximadamente 15 mil registros por ano.

Com o objetivo de conscientizar sobre as patologias malignas que acometem a cavidade bucal, o mês de maio foi escolhido como o mês de conscientização e combate ao câncer de boca. Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, a doença é caracterizada pelo aparecimento de tumores que podem afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho bucal.

O cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió, Cristiano Domingos, explica quais os principais sintomas do câncer de boca e enfatiza que o melhor tratamento é a prevenção.

ATENÇÃO REDOBRADA ÀS FERIDAS OU AFTAS QUE NÃO CICATRIZAM

O odontologista afirma que a doença pode ter diferentes manifestações, mas existem algumas que são mais comuns e que podem acender o sinal de alerta.

“É preciso ter muita atenção ao aparecimento de feridas ou aftas que não cicatrizam. Outro sinal que merece investigação são manchas avermelhadas ou brancas nas gengivas, língua, lábio e até mesmo na garganta”, diz.

O diagnóstico ocorre através do exame clínico visual e biópsia da lesão. Se não tratado precocemente, o tumor pode levar a complicações como dificuldade para falar e engolir, perda de peso e desenvolvimento de caroços no pescoço.

FUMANTES SÃO GRUPO DE RISCO PARA A DOENÇA

Ao contrário do que muitos pensam, câncer de boca pode acometer qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, porém é mais comum em homens, a partir dos 50 anos.

O cirurgião-dentista do Sistema Hapvida Maceió destaca que o grande vilão para a patologia é o consumo do tabaco. “Também é importante estar atento ao consumo excessivo de bebidas alcóolicas”, complementa.

Além de evitar o álcool e o tabaco, outra dica importante para impedir o câncer de boca é manter a higienização correta da cavidade bucal. Por fim, o Dr. Cristiano reforça a necessidade de consultar o dentista de maneira periódica.

“O ideal é que a consulta de rotina aconteça de seis em seis meses. Não deixe seu sorriso morrer por falta de cuidado. Cuide-se”, conclui.

Maio vermelho é o mês de conscientização e combate ao câncer de boca
fonte: Isa Mendonça | Anne Caroline – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *