24 / 06 / 21

As vantagens de ter um cooktop por indução

Além de tecnológicos, eficientes, seguros e de fácil limpeza, estudo revela que são mais econômicos que cooktops que usam outra tecnologia de funcionamento ou outras fontes de energia

 

As vantagens de ter um cooktop por indução

Cooktop por indução New Slim Lune Touch 4EI 90 da Tramontina (ref. 94722/221)

As vantagens de ter um cooktop por indução

Cada vez mais presente nas cozinhas modernas e tecnológicas, o cooktop por indução combina e se integra perfeitamente com qualquer decoração ou design. Além da elegância e tecnologia, é um item prático na usabilidade, fácil de limpar, rápido, seguro e econômico no consumo de energia.

As vantagens de ter um cooktop por indução
Cooktop por indução Square Slider B 4EI 60 da Tramontina (ref. 94751/221)

Antes de mais nada, vamos entender os sistemas de cooktops que existem:

Gás

Elétrico

GLP ou gás natural

Disponíveis com mesa de vidro temperado ou em aço inox, todos os cooktops a gás da Tramontina saem de fábrica aptos a funcionar com gás GLP (podendo ser convertido para gás natural). Destaque para os modelos com válvula de segurança, que cortam o gás automaticamente caso a chama se apague.

Por indução

Funcionam através da criação de um campo eletromagnético abaixo de uma superfície vitrocerâmica. Ali são colocados indutores (bobinas) que reagem com o fundo ferromagnético da panela. A corrente elétrica gera calor no fundo da panela que transfere diretamente para o alimento.

Vitrocerâmico por resistências

Com mesa vitrocerâmica, funciona por meio de resistências que aquecem e transferem o calor através das áreas marcadas.

Placas térmicas

Possuem mesa em aço inox, com funcionamento pelo aquecimento das suas placas que conduzem o calor para a panela devido ao contato.

Agora que vimos a diferença entre os sistemas disponíveis para cooktops, vamos ver os diferenciais dos modelos por indução.

Maior segurança
Ao contrário dos modelos a gás, elétricos por resistência ou placas térmicas, o cooktop por indução funciona somente com panelas com fundo ferromagnético. A geração de calor acontece na panela, por meio de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, ele mantém as demais áreas em temperatura ambiente, reduzindo o risco de queimaduras e possíveis acidentes.

As vantagens de ter um cooktop por indução

Na indução, quem gera o calor é a panela, como pode ser visto na imagem. Isso garante maior segurança ao usuário.

Economia de energia
Os cooktops por indução são super eficientes, aproveitando melhor a energia para aquecer a superfície. Eles são capazes de ferver 2 litros de água, por exemplo, em até 80% menos tempo em relação a um cooktop elétrico sem indução. Isso significa mais agilidade e um custo-benefício muito maior quando comparados a outros sistemas.

As vantagens de ter um cooktop por indução

tabela: cooktops

Fácil limpeza
A limpeza dos cooktops por indução é simples e prática, basta certificar-se que ele está desligado e utilizando um pano úmido (ver no manual – com qual produto?) e/ou uma espátula – que acompanha os cooktops por indução da Tramontina -, sem fazer muito esforço, você consegue deixá-lo brilhando.

Personalidade magnética
É possível preparar uma infinidade de pratos no cooktop por indução, mas as panelas precisam ser de aço inox ou outro material de fundo ferroso, que conduz a energia eletromagnética fazendo com que a panela gere o calor. A ciência por trás deste processo é complexa, mas descobrir se sua panela pode ou não ser utilizada sobre um cooktop por indução é fácil: basta aproximar um ímã ao fundo dela. Se ele for atraído, quer dizer que a panela pode ser utilizada em um cooktop de indução. Só não esqueça de tirar o ímã do fundo da panela antes da utilização.

  • Panelas Inox

Todas as panelas de Inox da Tramontina podem ser utilizadas em cooktops de indução. Isso porque, a terceira camada do produto, que fica em contato direto com a superfície do cooktop, é feita com aço inox magnético.

Foto: Divulgação/TramontinaAs vantagens de ter um cooktop por indução

Jogo de Panelas Brava

  • Panelas Antiaderente

Não são todas as panelas antiaderente que podem ser usadas em cooktops de indução. No entanto, alguns modelos Tramontina podem ser facilmente utilizados, como é o caso das  panelas Mônaco Induction ou Refinatta.

Foto: Divulgação/TramontinaAs vantagens de ter um cooktop por indução

Jogo de Panelas Mônaco Induction

As panelas utilizadas nos cooktops por indução também podem ser usadas em qualquer tipo de fogão, em caso de dúvida verifique o selo na embalagem do produto.

As vantagens de ter um cooktop por indução

Por todos esses benefícios, é muito comum ouvir relatos de pessoas que testam o indução em suas novas residências dizendo que nunca mais voltariam para os sistemas tradicionais, como, por exemplo, o gás.

Você pode conferir aqui a linha completa de cooktops e utensílios próprios para indução da Tramontina.

Entenda mais sobre como funciona o cooktop por indução, aqui.

As vantagens de ter um cooktop por indução
fonte: Cris Landi | Laura Franco – FattoCom

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *