5 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente faz alerta pela restauração de ecossistemas

Meio ambiente em foco

Million Dollar Vegan e Sociedade Vegetariana Brasileira celebram data de olho na preservação ambiental 

Imagem/divulgação Dia Mundial do Meio Ambiente faz alerta pela restauração de ecossistemas

  Neste sábado (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, principal data da Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção para os problemas ambientais. Neste ano, o evento é sediado pelo Paquistão e tem como tema a “Restauração de Ecossistemas”, que faz parte da campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”.  

No Brasil, a Million Dollar Vegan e Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) celebram a data como entidades que são referências no campo da preservação ambiental, sempre atentas aos riscos ao meio ambiente.   

As entidades trabalham em prol de uma alimentação à base de vegetais, mais saudável e sem o consumo de proteína animal, o que diminui o impacto dos seres humanos na vida animal. 

“Vale ressaltar que a maior parte do desmatamento da Amazônia, por exemplo, tem origem na produção de carnes, laticínios e ovos. E só precisamos de um gesto simples, que é parar de consumir tais alimentos, para já ajudar diretamente a preservar o meio ambiente “, disse Ricardo Laurino, Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Dia Mundial dos Oceanos 

 Três dias depois do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 8 de junho, é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, que lembra que somos responsáveis pela preservação da imensidão azul no planeta Terra. Para a edição de 2021, o evento promove um movimento global para que os líderes mundiais se comprometam a proteger pelo menos 30% dos oceanos até 2030.   

  Mas o que nós podemos fazer para ajudar como cidadãos? A Million Dollar Vegan lista uma série de medidas para salvar os oceanos, como o fim do consumo de peixes, o que já auxilia a equilibrar o ecossistema predador-presa no mar. 

“As redes de pesca descartadas já são uma das principais fontes de plástico do oceano e uma das maiores ameaças aos animais marinhos. Além disso, a pesca predatória está atacando a biodiversidade dos nossos mares e os cientistas já alertam que podemos ter oceanos sem peixes até 2048”, diz Isabel Siano, da Million Dollar Vegan. 

Instagram: @joaocostaooficial

 

João Costa

Jornalista (MTB 87452/SP), Articulista do Instituto Palavra Aberta, articulista do Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I), Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), Prêmio Ibero – Americano de Jornalismo de 2019/20, Prêmio Direitos Humanos por reportagem feita para o Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Rio do janeiro. Colunista, Blogueiro e Comunicador. Desenvolve há anos um trabalho com o propósito humanitário por meio do que cunha chamar de: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”. Redator responsável e Colunista do portal FaceTV Brasil; Colunista do portal da Bahia Jack Comunica, Colunista do portal Lithoral News - Santa Catarina, Colunista do jornal “Em Destaque”, do Estado do Rio de janeiro e Colunista do Diário de notícias Vila Nova em Braga - Portugal. Foi colunista da "Rede de Escritores de Língua Castelhana". Possui sólidos conhecimentos na edição de textos, é ativista pelos direitos humanos, pela proteção dos animais e no combate a desigualdade social. Participação ativa em workshops, webinários, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *