28 de julho de 2021

– Ei, psiu! Vocês viram o novo medicamento para perder peso?

O risco da automedicação não está apenas na frustração da falha terapêutica, mas nos danos à saúde física e mental

 

- Ei, psiu! Vocês viram o novo medicamento para perder peso?

(Imagem: Internet)

– Ei, psiu! Vocês viram o novo medicamento para perder peso?

Olá, sapiens!

Quantas vezes somos bombardeados em nossas redes sociais por receitas milagrosas tanto de dietas quanto medicações? Um sem número de vezes nos tentam, nos seduzem, nos induzem a iniciar terapêuticas extraordinárias de celebridades fugazes e entidades místicas, vendendo (daí literalmente) na ideia de cura ou salvação dos nossos problemas.

O risco da automedicação não está apenas na frustração da falha terapêutica, mas nos danos à saúde física e mental. Efeitos colaterais, adversos, rebotes, intoxicações, estão entre tantos esfacelos indesejáveis.

Sobras de medicamentos, corretamente prescritos por médicos ou dentistas para terapêutica medicamentosa curativa, nunca devem ser armazenados para uma “eventual situação similar”, tanto pelo erro na indicação, dose e na data de validade.

O farmacêutico deve ser procurado no momento de adquirir a medicação, para orientação clínica do uso, além disso muitas farmácias podem orientar o descarte correto das sobras domiciliares de medicações.

Quanto a última medicação para perder peso, não procure o Santo Graal, se você não adotar hábitos saudáveis e dieta adequada, qualquer medicação não passará de mais uma ilusão. Cuidados com os ilusionistas!

Busque um profissional qualificado para ajudar VOCÊ a cuidar da SUA saúde, Só você pode prevenir ou reverter a situação danosa que te aflige, porém busque ajuda.
Cuide-se!

– Ei, psiu! Vocês viram o novo medicamento para perder peso?
por Luiz Guilherme ( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, fundador e ex-coordenador médico do maior centro de terapia intensiva para COVID 19 do Estado de Alagoas, especialista no CRIA - Centro de Referência Integrado de Arapiraca, plantonista e consultor da UTI COVID 19 da Santa Casa de São Miguel dos Campos, preceptor da Residência Médica de Clínica Médica do Hospital CHAMA e do internato de Clínica Médica da UFAL Campus de Arapiraca, agreste de Alagoas. Representante do Estado de Alagoas no DHA (Departamento de Hipertensão Arterial) da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretor Cultural e Intercâmbio da AMB Alagoas. Conselheiro do CRM. Antes da pandemia se dedicava ao combate à síndrome metabólica, sendo fundador e CEO do GAHAS Grupo de Atenção à Hipertensão e Síndrome Metabólica, moléstia que pode determinar o agravamento dos casos de COVID 19 e aumento independente de 2,5 vezes o risco de evento cardiovascular indesejável. Bem estar, meditação, dieta adequada e atividade física são os pilares do tratamento e prevenção à Síndrome Metabólica.

Um Comentário em “– Ei, psiu! Vocês viram o novo medicamento para perder peso?

DAVID A W JR
28 de julho de 2021 em 14:54

TENHO INTERESSE!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *