01 / 08 / 21

Mostra Fotográfica “Poesia da Sombra II – Diversidade”

Hugo Taques inaugura exposição física e virtual no Complexo Cultural Teatro Deodoro, na quarta-feira (11)

 

AutorretratoMostra Fotográfica "Poesia da Sombra II – Diversidade"

Fotógrafo Hugo Taques

Mostra Fotográfica “Poesia da Sombra II – Diversidade” 

Tudo pronto para abertura da Mostra Fotográfica de Hugo Taques, intitulada Poesia da Sombra II – Diversidade, no próximo dia 11 de agosto, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, cuja temática é o nu artístico feminino. Serão expostas 50 imagens captadas pelo profissional com a sutileza típica de um mestre da arte visual que agrega a esse trabalho a sensibilidade de uma alma poética o suficiente para focar o belo em corpos femininos independentemente do padrão estético.

A exposição, portanto, é uma leitura da diversidade estética do gênero. Pelas imagens o autor revela destaques fascinantes em cada corpo: sobrepeso, rugas, flacidez, e traços que remetem a uma estética masculina realçando incrivelmente o sexo oposto. Enfim, a mostra artística traduz a mensagem do acolhimento das diferenças, o que tem sido desafiador para a contemporaneidade.

Segundo o curador da exposição, Fredy Correia, esta segunda mostra faz parte de uma trilogia sobre a temática para a qual Hugo já começou captar imagens e planejar a terceira. Dessa vez foram convidadas e fotografadas dez mulheres cuiabanas e maceioenses de diferentes biótipos, idade, orientação sexual e etnia, dando ênfase à diversidade.

Poesia da Sombra II – Diversidade ficará aberta à visitação até o dia 13 de setembro. As obras também poderão ser visitadas de forma virtual, para isso basta acessar o endereço http://www.diteal.al.gov.br/tour360/ e fazer o tour 360 graus observando em detalhes cada uma das 50 fotografias.

Quem é o artista?

Hugo Taques realizou sua primeira exposição individual em Maceió em maio de 2015 no MISA – Museu da Imagem e do Som de Alagoas. Foram 30 fotos com modelos magras, altas e jovens. Nesta segunda o olhar do artista mostra que sensualidade e beleza são valores subjetivos e não são exclusivos de nenhuma tipologia de beleza. “Foi um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza no trato com as fotografadas. Exigiu confiança mútua, desde o convite para participação do projeto, passando pelas sessões de fotos no estúdio, até a seleção das imagens,” disse Taques.

Segundo ele, que é natural de Mato Grosso, mas radicado em Maceió- AL, há 16 anos, Poesia da Sombra II – Diversidade, tem uma proposta totalmente inclusiva e aborda questões sensíveis atuais, por vezes polêmicas e permeadas de preconceitos, como a mulher trans, a mulher idosa, negra, magra, plus size e também as portadoras de deficiência física. “Todas elas são reveladas em seus traços mais fortes de plena beleza e naturalidade”, resume o artista.

Hugo Taques é formado em História pela UFMT, e fotógrafo há mais de 20 anos; aos 63 anos mantém sua paixão por ambas as áreas, inclusive ministra palestras sobre História da Arte e Fotografia Contemporânea. Ele costuma dizer que sua relação com a fotografia é orgânica e que está em constante busca de conhecimentos para se manter vivo e atual.

SERVIÇO:
O quê: Exposição Fotográfica (física e virtual)
Com 50 imagens monocromáticas ( preto & branco ), medindo 50 X 70 cm, produzidas em estúdio com técnicas de luz e sombra de alto contraste.

Título: Poesia da Sombra II – Diversidade
Autor: Hugo Taques (fotógrafo)

Onde: Presencial:  Complexo Cultural Teatro Deodoro (Praça Deodoro –Centro – Maceió)                                                                                                        Virtual: http://www.diteal.al.gov.br/tour360/
Quando: Inauguração 11 de agosto.
Visitação 11 de agosto a 13 de setembro/21.
(Agendamento de visitas guiadas a grupos de escolas e instituições sociais pelos telefones: (82)3315-5660, 98884-6885 e pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com)

Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Aos sábados, das 10h às 13h.
Contatos com o foto artista Hugo Taques:                                                                                

WhatsApp: (82)99924-5154
Email: htaques@gmail.com

Redes Sociais:
Instagram: @hugotaques e @hugotaquesarte
Facebook: Hugo Taques
Portfólio: www.flickr.com/photos/189605760@N06

Mostra Fotográfica “Poesia da Sombra II – Diversidade” 
fonte: Assessoria de Comunicação Hugo Taques

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Um Comentário em “Mostra Fotográfica “Poesia da Sombra II – Diversidade”

Isabelle Accioly
4 de agosto de 2021 em 01:15

Com certeza já é sucesso absoluto! Parabéns Huguito! Mta luz

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *