09 / 09 / 21

Cereja americana: entenda o que essa super fruta pode fazer pela sua pele e saúde

As cerejas americanas chegam ao Brasil através da NW Cherries (Associação dos Produtores de Cerejas do Noroeste dos Estados Unidos)

 

Faça em casa deliciosas receitas gourmet: a dica é uma Torta de Cereja Americana

Ingredientes:

Para a massa da torta:
450 grs de farinha de trigo
280 grs de manteiga sem sal
180 ml de água fria
Pitada de sal

Para o creme de pastelaria:
60 grs de farinha de trigo
170 grs de açúcar granulado
470 ml de leite integral
6 gemas
½ baunilha em fava – aberta
28 grs de manteiga sem sal

Para a cobertura de cereja:
2 xícaras de cerejas americanas
½ xícara de açúcar cristal
água

Modo de preparo:

  1. Coloque a farinha e o sal em uma tigela e mexa até ficar bem homogêneo. Faça a massa da torta adicionando a manteiga em pedaços na farinha, mexendo até elas se misturarem por completo. Despeje a água fria e misture. Descanse a massa. Quanto mais ela descansar, mais escamosa a crosta se tornará. Enrole com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos uma hora.

    2. Prepare o creme de confeiteiro. Peneire a farinha e o açúcar juntos. Em seguida, coloque as gemas em uma tigela e adicione 240 ml do leite. Bata a mistura de farinha e açúcar na mistura de leite e gema até ficar homogêneo. Aqueça o leite restante e a fava de baunilha em uma panela. Escaldar o leite (antes de ferver), em seguida, misture os ovos, adicionando lentamente o leite quente mexendo constantemente. Uma vez que todo o leite escaldado é incorporado, despeje a mistura de volta na panela. Aqueça em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até a mistura começar a engrossar. Com a ajuda de um batedor, continue a mexer constantemente até ficar bem espessa e soltar do batedor (ou dos lados da panela), por cerca de 2 a 3 minutos. Retire do fogo, coloque a panela no banho de gelo, adicione a manteiga e mexa constantemente até que a manteiga esteja combinada. Separe e reserve. Quando estiver em temperatura ambiente, remova a fava de baunilha.

    3. Prepare a cobertura de cereja. Coloque as cerejas e o açúcar, com um pouco de água em uma panela em fogo alto. Cozinhe até que as cerejas comecem a liberar seus sucos. Manter a mistura em fogo alto por cerca de 5 a10 minutos. Coe as cerejas cozidas e reserve o líquido. Neste ponto, você pode continuar a reduzir o líquido, cozinhando em fogo baixo, permitindo que a calda engrosse naturalmente. Este líquido pode ser usado como enfeite para a torta.

    4. Para montar a torta:  abra a massa, unte uma assadeira com manteiga e farinha, estenda a massa até uma espessura uniforme, coloque o creme de confeiteiro até cobrir a base inteira da torta, quase metade da espessura. Adicione cerejas em cima do creme de confeiteiro. Asse em 190 graus até a crosta começar a dourar, por cerca de 15 a 20 minutos.

Cereja americana: entenda o que essa super fruta pode fazer pela sua pele e saúde

Praticidade e sabor são indispensáveis para quem tem uma rotina agitada e deseja se alimentar de forma saudável e nutritiva. As cerejas americanas são ideais pois podem ser consumidas de diversas formas, e ainda oferecem benefícios para a saúde, beleza e bem-estar. São inúmeras propriedades que cabem em uma só fruta e vão desde ação anti-inflamatória e vitamina C, que contribui para a síntese de colágeno e retarda o envelhecimento da pele, até o auxílio na recuperação muscular após a prática de atividade física.

Rica em vitamina A, as cerejas americanas possuem também em sua composição, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e altos índices de antioxidantes. Entre os benefícios da fruta, que é queridinha dos brasileiros, estão ainda a redução dos riscos de hipertensão e de infarto e a melhora da qualidade do sono, aumentando assim a produção de melatonina, além de auxiliar no emagrecimento, evitar o Alzheimer e combater doenças cardiovasculares.

E não para por aí. A cereja pode ser consumida o ano todo, é pouco calórica (21 unidades = 90 calorias) e tem baixo índice glicêmico. “Excelente opção para quem busca manter uma alimentação saudável e equilibrada, a cereja é fonte de fibras e muito versátil, já que pode ser consumida in natura, em saladas de frutas, geleias, molhos, tortas, bolos e para preparar iogurte natural e até sorvete. Seu delicioso sabor funciona muito bem nas estratégias alimentares para aliviar a vontade de comer doce e dar saciedade”, explica Rogério Oliveira, nutricionista especialista em saúde, qualidade de vida, emagrecimento e performance.

Lave, seque e congele
Para conservar o sabor e as propriedades da fruta, recomenda-se manter as cerejas americanas na geladeira, assim elas não murcham.  Para congelar, escolha as maduras e lave-as em água fria, depois escorra e seque bem. Embale as cerejas em sacos plásticos ou recipientes removendo sempre o excesso de ar e coloque no freezer. Na hora de servir, retire a quantidade desejada de cerejas e retorne as demais ao congelador imediatamente.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site www.nwcherries.com.br ou pelo instagram @nwcherriesbrasil.

Cereja americana: entenda o que essa super fruta pode fazer pela sua pele e saúde
fonte: Rovella & Schultz Boutique Press

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *