3 de setembro de 2021

Dengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença

Na lista dos medicamentos não permitidos também estão inseridos os anticoagulantes como varfarina e corticoides como dexametasona

 

DivulgaçãoDengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença

Farmacêutica Carmem Arroxelas

Dengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença

A farmacêutica, Carmem Arroxelas, explica que ao sentir os sintomas, o paciente deve evitar o uso de medicamentos como como ácido acetilsalicilico conhecido como (ASS), ibuprofeno, diclofenaco e os outros anti-inflamatórios. “A dengue já uma doença que traz o risco de hemorragia e o uso desses medicamentos podem aumentar o sangramento e hemorragia e agravar o quadro do indivíduo”, pontuou.

Na lista dos medicamentos não permitidos também estão inseridos os anticoagulantes como varfarina e corticoides como dexametasona. De acordo com a farmacêutica, em caso de suspeita de dengue, o paciente deve ir a uma unidade de saúde para realização do diagnóstico. “Nos casos em que os sintomas forem dor abdominal forte, vômito persistente, sangue nas fezes ou na urina, ele deve ir imediatamente a uma unidade de emergência porque este pode ser um sinal de dengue hemorrágica”, orientou.

Carmem pontua que para amenizar a dor e febre podem ser utilizados os medicamentos paracetamol ou dipirona e uma boa hidratação. “É importante que ele beba bastante líquido como água, soro caseiro”, disse.

Dengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença
fonte: Luciana Martins – Jornalista MTB 1077

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *