29 / 09 / 21

Segmentos da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano se preparam para a 5ª Assembleia Geral do FOCUARTE!

“Mestres, brincantes e artesãos já contam os dias para o evento que acontecerá em Coqueiro Seco”

 

Segmentos da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano se preparam para a 5ª Assembleia Geral do FOCUARTE!

Segmentos da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano se preparam para a 5ª Assembleia Geral do FOCUARTE!

Que Coqueiro Seco é uma terra de grandes mestres, culinária ímpar e de uma religiosidade super contagiante a gente já sabe. Agora, os olhares dos diversos mestres, brincantes e artesãos membros do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) se voltam para a singela cidade às margens da Lagoa Mundaú.

Com símbolos maiores que nós mesmos, a suntuosa Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens e a centenária Chegança Silva Jardim serão as grandes anfitriãs da 5ª Assembleia Geral Ordinária do FOCUARTE que acontece no dia 14 de Novembro de 2021, das 07h às 16h, na Escola Municipal Profª Mércia Silvana de Lima Almeida localizada no Povoado Cadoz.

De braços abertos e com um sorriso largo a prefeita, Decele Dâmaso, disse à nossa reportagem sobre sua alegria e expectativa para esse dia. “Coqueiro Seco sediar um momento tão importante é uma alegria para todos nós. Receber o FOCUARTE e todos esses municípios é uma honra e satisfação, essa Assembleia é uma forma de agitar a participação de toda a comunidade cultural e isso traz o reconhecimento para o nosso município nesse momento. Estamos aqui de braços abertos para acolher todos e celebrar o Jubileu da nossa Chegança.”

Com uma pauta bastante assertiva, a Assembleia que será pela primeira vez presencial espera reunir cerca de 100 (cem) fazedores de cultura vindos das 09 (nove) regiões do Estado favorecendo um grande intercâmbio cultural junto a celebração de encerramento do Ano Jubilar da Chegança Silva Jardim. Para participar desta Assembleia é preciso está credenciado ao FOCUARTE e participando das atividades do Fórum.

“A Assembleia é um momento de reflexão, de arrumação da casa e sobretudo de encontro. Diante de tudo que já vivemos nessa Pandemia, a nossa Assembléia Geral de forma presencial seguindo os cuidados do distanciamento será uma grande oportunidade de recarregarmos as baterias e continuarmos na luta”, disse Josefina Novaes.

As inscrições das Delegações estão abertas até as 00h00 do dia 31 de Outubro e serão realizadas pelos Líderes Regionais.

Contato dos Líderes Regionais:

  • Agreste:Mestra Regineide Rosa (82) 98212-2718 e Wesley Nedson (82) 98192-6763;

  • Alto Sertão:Cosmo Soares (82) 99952-4644;

  • Baixo São Francisco:Sérgio (82) 99699-7368 e Jane Lúcia (82) 99662-7757;

  • Médio Sertão:Mestre Edinho (82) 99641-3084 e Carmem Miranda (82) 99970-3245;

  • Metropolitana:Mestre Zé Maria (82) 92001-8256 e Neide Souza (82) 98833-9866;

  • Norte:Thiago Souza (82) 99602-5370 e Di Santos (82) 99617-5781;

  • Serrana dos Quilombos:Gilene Lopes (82) 99955-9154;

  • Planalto da Borborema:Rafael Souza (82) 99416-2008;

  • Tabuleiros do Sul:Falar com a Coordenação do Fórum.

Realização: Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) e Prefeitura Municipal de Coqueiro Seco.

Apoio: Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/AL), Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, Galeria Mulher Rendeira, Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos (FALARTE), Portal Meu Coqueiro Tem, IOV Brasil Secção Alagoas e Plastec Embalagens Plásticas.

Segmentos da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano se preparam para a 5ª Assembleia Geral do FOCUARTE!
fonte: Assessoria de imprensa Focuarte

confira a programação e quem apoia o evento. click nas imagens

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *