15 / 09 / 21

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”

 

Divulgação“Tudo é uma questão de manter a mente quieta a espinha ereta e o coração tranquilo”

Dr. Guilherme Almeida e Dr Francisco Sampaio Junior

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”

Olá sapiens, quem nunca ouviu essa música do Walter Franco deveria ouvir.

Uma das coisas que nos diferenciam dos demais primatas é a posição ereta, mas a que custo?
Fui encontrar meu amigo Chico em São Paulo, colega de turma e amigo há mais de vinte anos, e entre um assunto e outro debatemos sobre dor nas costas. O Chiquinho, ops… o Dr Francisco Sampaio Junior é o Neurocirurgião chefe do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital Sírio Libanês/SP, me contou que volta e meia pacientes com dores nas costas agudas procuram o serviço de emergência pensando que a dor é na coluna. Como em um jogo de cartas eu retruco! Conto que no ambulatório de Nefrologia, (que atendo pelo SUS, lá em Arapiraca/AL) mais frequente que “volta e meia” aparecem pacientes com dores crônicas nas costas pensando que são pedras nos rins.

A Revista Dor, no segundo trimestre 2017, já publicava um artigo de revisão dizendo que em algum momento da vida 80% dos sapiens adultos terão dor lombar, é você mesmo! Destaco aqui um trecho do artigo: “trabalhadores se ausentam de suas atividades por mais de sete dias em razão dessa doença com grande impacto na produtividade e redução da economia”.

Voltamos então nossas memórias para 1998, quando estávamos no 3° ano da faculdade de Medicina (hoje chamam de 5° e 6° períodos, eu não gosto) e aprendíamos Propedêutica Médica com nosso ídolo Dr. Edson Bonini e sua equipe. Lembramos da importância da anamnese que é a história do paciente e do exame físico, tão importante e tão abandonado nos tempos de telemedicina.
Eu tive muita sorte em ter colegas de turma como o Chico e tantos outros que podem manter a cabeça e o olhar erguidos, além da espinha ereta e mente e coração tranquilos.

Ah, o Dr Francisco também escreve Cordel, vou aproveitar e convida-lo para publica-los aqui.
Mantenha sua espinha ereta, mantenha dieta saudável e pratique atividade física e meditação. Cuide-se!

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”
por Luiz Guilherme ( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, Founder & Relationship Leader PRECEP 5G CEO & Founder grupo de atenção à hipertensão e síndrome metabólica (GAHAS) Representante de alagoas no departamento de hipertensão arterial da sociedade brasileira de cardiologia DHA SBC Conselheiro regional de medicina em alagoas (CREMAL) Conselheiro científico e ex-diretor sociocultural e intercâmbio da sociedade de medicina de alagoas (AMB – AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *