15 / 09 / 21

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”

 

Divulgação“Tudo é uma questão de manter a mente quieta a espinha ereta e o coração tranquilo”

Dr. Guilherme Almeida e Dr Francisco Sampaio Junior

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”

Olá sapiens, quem nunca ouviu essa música do Walter Franco deveria ouvir.

Uma das coisas que nos diferenciam dos demais primatas é a posição ereta, mas a que custo?
Fui encontrar meu amigo Chico em São Paulo, colega de turma e amigo há mais de vinte anos, e entre um assunto e outro debatemos sobre dor nas costas. O Chiquinho, ops… o Dr Francisco Sampaio Junior é o Neurocirurgião chefe do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital Sírio Libanês/SP, me contou que volta e meia pacientes com dores nas costas agudas procuram o serviço de emergência pensando que a dor é na coluna. Como em um jogo de cartas eu retruco! Conto que no ambulatório de Nefrologia, (que atendo pelo SUS, lá em Arapiraca/AL) mais frequente que “volta e meia” aparecem pacientes com dores crônicas nas costas pensando que são pedras nos rins.

A Revista Dor, no segundo trimestre 2017, já publicava um artigo de revisão dizendo que em algum momento da vida 80% dos sapiens adultos terão dor lombar, é você mesmo! Destaco aqui um trecho do artigo: “trabalhadores se ausentam de suas atividades por mais de sete dias em razão dessa doença com grande impacto na produtividade e redução da economia”.

Voltamos então nossas memórias para 1998, quando estávamos no 3° ano da faculdade de Medicina (hoje chamam de 5° e 6° períodos, eu não gosto) e aprendíamos Propedêutica Médica com nosso ídolo Dr. Edson Bonini e sua equipe. Lembramos da importância da anamnese que é a história do paciente e do exame físico, tão importante e tão abandonado nos tempos de telemedicina.
Eu tive muita sorte em ter colegas de turma como o Chico e tantos outros que podem manter a cabeça e o olhar erguidos, além da espinha ereta e mente e coração tranquilos.

Ah, o Dr Francisco também escreve Cordel, vou aproveitar e convida-lo para publica-los aqui.
Mantenha sua espinha ereta, mantenha dieta saudável e pratique atividade física e meditação. Cuide-se!

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”
por Luiz Guilherme ( @nefrologistadrluiz ) e ( @gahas.consulta )

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, fundador e ex-coordenador médico do maior centro de terapia intensiva para COVID 19 do Estado de Alagoas, especialista no CRIA - Centro de Referência Integrado de Arapiraca, plantonista e consultor da UTI COVID 19 da Santa Casa de São Miguel dos Campos, preceptor da Residência Médica de Clínica Médica do Hospital CHAMA e do internato de Clínica Médica da UFAL Campus de Arapiraca, agreste de Alagoas. Representante do Estado de Alagoas no DHA (Departamento de Hipertensão Arterial) da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretor Cultural e Intercâmbio da AMB Alagoas. Conselheiro do CRM. Antes da pandemia se dedicava ao combate à síndrome metabólica, sendo fundador e CEO do GAHAS Grupo de Atenção à Hipertensão e Síndrome Metabólica, moléstia que pode determinar o agravamento dos casos de COVID 19 e aumento independente de 2,5 vezes o risco de evento cardiovascular indesejável. Bem estar, meditação, dieta adequada e atividade física são os pilares do tratamento e prevenção à Síndrome Metabólica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *