05 / 10 / 21

Gota: o que é, suas causas, sintomas e o que deve ser evitado

A maioria dos atingidos são homens, mas mulheres após a menopausa podem apresentar também

 

Gota: o que é, suas causas, sintomas e o que deve ser evitado

Olá, sapiens!  Você já teve uma dor da gota?
Muitos responderão: “da gota serena”!

Muito bem, a Gota é uma doença inflamatória que atinge sobretudo as articulações, algumas como a articulação do dedão do pé, tornozelos, joelhos e os cotovelos são classicamente atingidas.

Gota Serena: são frequentes os episódios de crises de dor noturna que acordam o sapiens de tanta dor. Vermelhidão, inchaço e calor local acompanham a dor. A minha amiga, Dra. Gisleika Bianco @gisleikabianco, Ortopedista especialista em Cirurgia de mão, me lembra que as crises melhoram com compressa morna, não gelo, pois o frio precipita o urato na articulação e piora a dor.

DivulgaçãoGota: o que é, suas causas, sintomas e o que deve ser evitado

Drª Gisleika e Dr Luiz Guilherme em 2001

O ácido úrico elevado no sangue, ou por problema na eliminação ou por exagero no consumo de alimentos ricos em purina que aumentam o ácido úrico, é a causa da gota e sua dosagem ajuda no diagnóstico, mas a história clínica e o exame físico são os principais exames. Radiografias, dosagem de ácido úrico na urina também podem ajudar, lembro aqui que o ácido úrico elevado também pode levar ao aparecimento de pedras nos rins e essas nem aparecem aos raios x (por serem radiopacas), nesses casos a tomografia ajuda bastante.

A maioria dos atingidos são homens, mas mulheres após a menopausa podem apresentar também. A Síndrome Metabólica (Obesidade, Diabetes tipo 2, Hipertensão) é novamente nossa vilã principal e deve ser templariamente combatida. Lembrando dos Cruzados Templários, o exagero no consumo de álcool pode desencadear uma crise de gota.

A sociedade Brasileira de Reumatologia faz algumas recomendações no seu site (reumatologia.org.br) que aqui transcrevo:
“- Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero
– O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser feito sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados
– Evitar uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota além do excesso de peso sobrecarregar as articulações inflamadas
– Aumentar a ingesta hídrica

Procure o tratamento e acompanhamento médico adequado caso haja doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, etc.”

Da próxima vez que você sofrer com a dor da gota serena procure seu médico! Cuide-se!

Gota: o que é, suas causas, sintomas e o que deve ser evitado
por Luiz Guilherme

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, Founder & Relationship Leader PRECEP 5G CEO & Founder grupo de atenção à hipertensão e síndrome metabólica (GAHAS) Representante de alagoas no departamento de hipertensão arterial da sociedade brasileira de cardiologia DHA SBC Conselheiro regional de medicina em alagoas (CREMAL) Conselheiro científico e ex-diretor sociocultural e intercâmbio da sociedade de medicina de alagoas (AMB – AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *