06 / 10 / 21

Live pioneira vai debater o tema Risco de Trombose em Gamers

Comunicação

 

Live pioneira vai debater o tema  Risco de Trombose em Gamers

Dr. Fábio Rossi, presidente do IEDV

Numa iniciativa pioneira, o Instituto de Excelência em Doenças Venosas (IEDV) irá promover, hoje, dia 6 de outubro, às 20h30, uma Live especial para debater o tema Risco de Trombose em Gamers. O evento, que será transmitido pelo Instagram @institutovenoso, tem como objetivo disponibilizar informações importantes no sentido de prevenir e identificar os sinais clínicos da trombose e embolia e orientar, a partir desses dados, quais os procedimentos que deverão ser adotados.

Dr. Fábio Rossi, presidente do IEDV

Patriota – Influencer

 De acordo com o cirurgião vascular Fábio Rossi, presidente do IEDV e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular/SP, idealizador do evento, crianças e adolescentes, incluindo adultos, que gostam de jogar vídeo game, passam horas imóveis, sentadas, sem se movimentar.

 “Este comportamento, além de inadequado do ponto de vista vascular – sublinha Rossi – é um importante fator de risco para o desenvolvimento de trombose e embolia pulmonar.” Ele acrescenta ainda que a mudança de hábito durante a Pandemia, com a adoção do homeschooling por escolas públicas e privadas, de primeiro e segundo grau, também potencializaram esses fatores de risco”.

 O presidente do IEDV lembra que a mídia internacional registrou em 2020 em torno de 15 casos de tromboembolismo em gamers, dos quais dois evoluíram para óbito. “O que torna obrigatória a discussão sobre esse assunto. O Vídeo Game está prestes a se tornar um esporte olímpico e seus praticantes, centenas de milhares no Brasil, passam horas jogando e treinando, sempre sentados sem movimentação, para os campeonatos em curso”.

O evento, que contará com a participação de Patriota, um dos principais influenciadores digitais do Brasil no segmento de games, será dirigido ao seguinte público: gamers (crianças, adolescentes e adultos), pais e familiares, influenciadores para o universo jovem, escolas, sociedade de pediatria e empresas fabricantes de jogos, entre outros.

 Patriota é um dos principais nomes neste universo no Brasil – sendo reconhecido como um dos mais importantes criadores de conteúdo sobre Fortnite no País. Com 31 anos de idade, carioca do Rio de Janeiro, ele registra números exponenciais de seguidores nas principais plataformas: mais de um milhão no Youtube e em torno de meio milhão no Twitch TV. Seus vídeos já foram acessados e visualizados mais de 255 milhões de vezes.

 Atualmente, muito mais do que um hábito ou um hobby, o mercado de games no Brasil tornou-se uma atividade econômica lucrativa: a previsão para o ano de 2021 é um volume de negócios em torno de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) – o que significará um incremento de 5.1% na receita anual no País. No mundo todo, o tempo gasto em jogos de vídeo game cresceu 39% ao longo da Pandemia.

 No Brasil, adolescentes com idade entre 15 e 17 anos se dedicam de quatro a cinco horas por dia ao jogo.  Independente da classe social. Já os adultos aficcionados por vídeo games, a maior concentração está na faixa denominada de universitária – entre 18 e 25 anos. Outro dado interessante registrado pelo segmento de games: hoje, a presença feminina e masculina é bastante equilibrada, em torno de 50% de cada lado.

 O Instituto

    O IEDV é uma entidade sem fins lucrativos que tem foco no diagnóstico, na prevenção, e tratamento minimamente invasivo da trombose e da embolia pulmonar, e suas graves consequências clínicas. Suas ações visam promover a educação da população, e da classe médica, sobre os mais recentes avanços tecnológicos e das pesquisas clínicas.

Conheça o IEDV através do site www.institutovenoso.com.br 

João Costa  Instagram: @joaocostaooficial

 

João Costa

Jornalista, articulista e Influencer do Instituto Palavra Aberta, articulista do Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I) e Membro da API (Associação Paulista de Imprensa). Prêmio Ibero – Americano de Jornalismo de 2019/20, Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, reconhecimento por Direitos Humanos e Menção honrosa do Lions Clube Internacional - Rio do janeiro. Colunista, Blogueiro e Comunicador. Colunista de diversos veículos em todo o Brasil. Foi colunista da "Rede de Escritores de Língua Castelhana", e do Diário de notícias: Vila Nova Familicao em Braga - Portugal. Possuí sólidos conhecimentos na produção, revisão e edição de textos, ativista dos direitos humanos, estudioso sobre afrodescendência, e combativo à desigualdade social. Participação em eventos da embaixada do Gabão no Brasil, tendo inclusive sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-presidente da república federativa do Brasil. Participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *