21 / 10 / 21

Ventosaterapia: o que é? A especialista, Dra. Bárbara Miranda, nos explica.


ventosaterapia é um tipo de tratamento natural. O objetivo principal é promover o relaxamento muscular e a melhora da oxigenação dos tecidos. Assim, a técnica faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, que foca em equilíbrio, energia e harmonia.

Para a Medicina Tradicional Chinesa  o corpo é um sistema integrado. Ou seja, a mente, as emoções, o espírito e a parte física estão conectados. Portanto, não adianta olhar apenas para uma parte. Além disso, ela acredita na interpretação dos sinais do corpo sobre o estado geral de saúde.

Dessa maneira, a ventosaterapia surgiu há milhares de anos. Ela é praticada em diversos países. É utilizada principalmente para tratar as dores musculares, em regiões como a cervical, a lombar, as coxas e os joelhos. Além disso, o tratamento também pode ajudar a combater a celulite, pois aumenta a circulação do sangue.

No entanto, se você toma anticoagulantes ou tem sangramento facilmente, a ventosaterapia não é uma opção. Pois, pode deixar a pele sensível, gerando dor no local.

Benefícios

A ventosaterapia pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental. Portanto, veja os principais:

  • Desintoxica o organismo;
  • Reduz as dores musculares e as abdominais;
  • Eliminação de contraturas musculares;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Trata a hipertensão arterial;
  • Relaxa e acalma a mente.
Dra. Bárbara Miranda
Fisioterapeuta
CREFITO/PE 316896-F
Instagram: @dra_barbaramiranda

Elexsandro Araújo

Nasceu em maio de 1986, em Recife, no estado de Pernambuco. é Empresário, Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia, Diretor Clínico do Institulo de Pilates Dr. Elexsandro Araújo, Professor, Escritor, Jornalista, Colunista Social, Editor-Chefe na coluna de FRENTE com Elexsandro Araújo, Cantor. Lançou o seu primeiro CD gospel autoral em 2017: Milagres. Publicou sua autobiografia em 2019: Entre a vida e o MILAGRE. No ano de 2020 publicou sua literatura de cordel: Letras de um Pensador. Entre os anos de 2019 e 2020 recebeu quatro premiações: Prêmio Destaque Nordeste. Prêmio Colunista Social Destaque Bernardo Guedes. Prêmio Personalidade Regional. Prêmio Ímpar Pernambuco. Possui diversas publicações em revistas nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *