26 / 11 / 21

TCE-AL realiza encontro “Projetos para desenvolvimento municipal: Cases de sucesso”

 

TCE-AL realiza encontro “Projetos para desenvolvimento municipal: Cases de sucesso”

Buscando apresentar cases de sucesso de projetos para desenvolvimento municipal, o Tribunal de Contas de Alagoas, com a Escola de Contas e a Associação do Municípios Alagoanos (AMA), realizou, nesta segunda-feira (22), o encontro “Projetos para desenvolvimento municipal: Cases de sucesso”.

O evento, que aconteceu no auditório da Corte de Contas, reuniu gestores dos municípios alagoanos e suas equipes de governança, com objetivo de melhorar o desempenho das funções relacionadas ao planejamento e no processo de resolução das necessidades das cidades.

O encontro recebeu o conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Arnóbio Viana que trouxe experiências inovadoras e positivas realizadas pelo TCE-PB. Um exemplo debatido foi a preocupação com estatuto da cidade, que orienta o gestor a planejar defendendo o meio ambiente e o patrimônio histórico. “Na Paraíba nós incentivamos os municípios a criarem consócios intermunicipais do desenvolvimento urbanista. Esse consórcio, com a participação das prefeituras, contrata o urbanista e esse profissional planeja o desenvolvimento da cidade”, destaca o conselheiro.

O TCE-AL, em parceria com outros órgãos estaduais, busca capacitar e promover uma interação com os municípios alagoanos. “A nossa Escola de Contas já vem montando uma programação de cursos e projetos. Essa programação não está totalmente definida, ela vai ser de acordo com a necessidade do momento. Estamos buscando trazer aquilo que pode ser útil aos servidores e aos municípios”, explica o presidente do Tribunal, Otávio Lessa.

O Diretor da Escola de Contas, conselheiro Rodrigo Siqueira, garante que essa relação com os municípios é extremamente produtiva na prestação de contas. “Essa parceria é fundamental para evitar responsabilizações, para evitar que o dinheiro não chegue a sua destinação final, então todos ganham com isso. As decisões são menos traumáticas, evitam uma punição que é sempre a pior das hipóteses para todos”, conclui.

TCE-AL realiza encontro “Projetos para desenvolvimento municipal: Cases de sucesso”
fonte: Ascom TCE/AL

confira alguns momentos do encontro

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *