06 / 12 / 21

Tramontina ingressa no mundo da Internet das Coisas (IoT) ao lançar cooktop conectado que ensina a cozinhar

Tecnologia ajuda no preparo de receitas elaboradas até mesmo pra quem nunca cozinhou

 

foto: Debora ZandonaiTramontina ingressa no mundo da Internet das Coisas (IoT) ao lançar cooktop conectado que ensina a cozinhar

Um produto inovador que promete ser a evolução da cozinha, e do livro de receitas também. Em dezembro de 2021, no ano em que completou 110 anos, a Tramontina apresenta o GURU – cooktop conectado que ajuda a cozinhar. O lançamento é o primeiro da marca a utilizar a Internet das Coisas (IoT) e garante a qualquer usuário o preparo dos mais diversos pratos a partir de receitas guiadas, controles de temperatura, peso e tempo. “Muito mais que um equipamento, o GURU será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada”, afirma Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina.

Neste lançamento, a marca une três públicos: os fascinados por novidades em tecnologia, os que curtem se aventurar na cozinha e aqueles que são iniciantes no preparo de refeições em casa – seja para si, para a família e também para receber e impressionar amigos. A experiência completa acontece por meio de um aplicativo – no celular ou tablet – conectado ao cooktop que pode ser utilizado em qualquer lugar, basta estar plugado na tomada e com acesso à Internet. Depois de escolher entre as mais de 150 receitas já disponíveis no sistema – número que irá crescer ao longo do tempo -, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos.

fotos: foto Debora Zandonai (click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior)

O sensor de temperatura e a balança integrados são o segredo para a precisão no processo, transformando quem usa num cozinheiro de mão cheia, sem se preocupar com o tempo, quantidade de calor, entre outros detalhes de cada receita. O funcionamento por indução – ou seja, quando o calor gerado do fundo da panela é transferido diretamente para o alimento por meio de campo eletromagnético abaixo da superfície vitrocerâmica – garante a segurança e eficiência no preparo. Todas as receitas da lista foram criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi.

Para viabilizar o projeto, a Tramontina contou também com equipes multidisciplinares, como o escritório brasileiro Design Único, para design do produto; a empresa gaúcha AYGA, que auxiliou no desenvolvimento da solução IoT (Internet das Coisas) e do aplicativo, além de outro parceiro de hardware. Assim como outros produtos no portfólio da marca, o GURU recebe financiamento da FINEP, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

fotos: VINIDALLA ROSA (click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior)

O desenvolvimento acontece após uma série de pesquisas que resultam em um produto de qualidade, moderno e focado no consumidor final. “A Tramontina sempre foi muito tecnológica da porta pra dentro, em processos fabris. Faltava um produto que entregasse tecnologia da porta pra fora, transformando a vida do consumidor em uma cozinha conectada”, afirma Bianchi. O GURU, ainda, vai possibilitar maior conexão da marca com o cliente que, via aplicativo, poderá avaliar as receitas e o próprio produto, sempre aberto a evoluções.

O aplicativo acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando em suas próprias receitas. “De repente, você está cozinhando e quando vê, já trocou o app que te ajuda a pedir, pelo app que te ajuda a fazer comida”, destaca o diretor.

O GURU será vendido como parte de um kit que conta, também, com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca – uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco – que são ideais para o preparo das receitas do aplicativo. Essas, junto com mais três modelos Tramontina – a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco – garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes no GURU, ainda antes do lançamento.

O valor do kit com 2 panelas + régua e colheres + GURU será de R$ 2.099,00. Pode ser encontrado nos canais próprios da Tramontina – lojas T factory, T store e e-commerce, além no clientes FAST Shop e nas lojas exclusivas Via Inox e Supreme Inox.

fotos: foto Debora Zandonai (click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior)

Sobre a Tramontina
A empresa com mais de 22 mil itens no portfólio e 110 anos de história, conta hoje com dez fábricas no país – oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil colaboradores e exporta seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No mix estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos, móveis de madeira e plástico.

Tramontina ingressa no mundo da Internet das Coisas (IoT) ao lançar cooktop conectado que ensina a cozinhar 
fonte: Cris Landi | Alice Sonntag Kuchenbecker (FTCom)

foto: DivulgaçãoTramontina ingressa no mundo da Internet das Coisas (IoT) ao lançar cooktop conectado que ensina a cozinhar

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *