19 / 01 / 22

Cadeia produtiva do Brasil é impulsionada pelo turismo interno

O turismo doméstico cresceu no Brasil no ano passado e continua crescendo com muita força em 2022

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Cadeia produtiva do Brasil é impulsionada pelo turismo interno

Cadeia produtiva do Brasil é impulsionada pelo turismo interno – 100% Lazer – João Pessoa – PB

O turismo doméstico cresceu no Brasil no ano passado e continua crescendo com muita força em 2022. Além de deslocamentos regionais por rodovias, portos e aeroportos, as embarcações de esporte e recreio, alugadas ou adquiridas foram procuradas como alternativa de lazer longe de aglomerações. Para 2022, perspectiva é positiva pelos roteiros de proximidade para finais de semana e feriados.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Destino certo dos argentinos que aportam em Balneário Camboriú – O balneário mais badalado do Sul do Brasil. /clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

Sem dúvidas o ano de 2021 foi marcado pela retomada do setor de turismo doméstico o que contribuiu para o aquecimento de toda a imensa cadeia produtiva do setor. De acordo com o Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), a estimativa de crescimento da atividade turística foi de cerca de 16% neste ano, em relação ao anterior, com faturamento de R$ 151 bilhões. Os números ainda estão abaixo do registrado no período pré-pandemia (março 2020), mas o setor está se recuperando.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva – Gilson Machado Neto – Ministro do Turismo – Foto Divulgação Mtur

De acordo com o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, grande parte desse aumento no fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos. E segundo informações do próprio Ministério, 2022 deve continuar propício para o turismo interno já que haverá 11 dias de descanso em dias úteis previstos para o ano. “Este ano, vimos o turismo interno deslanchar, e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”,afirma.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Balneário Camboriú – Foto: Power Produtora

Paralelamente à alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país, o turismo náutico também se fortaleceu em 2021 e deve seguir em crescimento. Apenas para se ter uma ideia, em 2021, a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) divulgou no fim do ano um faturamento esperado de cerca de R$ 840 milhões, aumento de 10% em relação ao anterior. De fato nosso Brasil possui um clima propício, ótimas condições marítimas, belíssimas paisagens naturais e inúmeros destinos para serem explorados pelas águas, tanto na costa brasileira como em vias interiores em lagos, rios e represas.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner, confira os pacotes e faça a sua reserva.

TURISMO AO AR LIVRE

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva – Marina – Lagoa da Conceição – Foto: Jefferson Severino

É um atrativo de lazer incrível e de entretenimento que ganhou força observada pela alta procura por embarcações de recreio e esporte com a pandemia, e por se tratar de uma forma de lazer segura para famílias mantendo o distanciamento social. O brasileiro descobriu essa forma de turismo e deixou de adiar esse sonho. A tendência do turismo interno pode ser notada em praias neste fim de ano verão e na lotação de marinas do país que, em alguns casos, chegaram a atingir 100% de ocupação da capacidade total de ancoragem de barcos.
Ecoturismo em alta e melhor opção para reaquecer mercado do turismo

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – As férias  costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. Ou clique no baner.

CRUZEIROS NA BERLINDA

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Navio Costa Diadema – Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, junto da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, que operam nesta temporada no Brasil, decidiu prorrogar a suspensão da temporada de cruzeiros até 4 de fevereiro. A entidade afirma ainda que a decisão contrasta com a evolução positiva nos Estados Unidos, onde as autoridades de saúde reconheceram a eficácia dos protocolos da indústria de cruzeiros e anunciaram a elevação do Conditional Sailing Order (CSO), que ajudou a orientar o retorno do setor às operações na América do Norte. O governo dos EUA confirmou na última quarta-feira, 12 de janeiro, que a CSO fará a transição para um programa voluntário em 15 de janeiro.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – MSC Splendida – Foto: Divulgação

Segundo a Clia, os cruzeiros são o único segmento que exige, antes do embarque para passageiros e tripulantes, níveis extremamente altos de vacinação e 100% de testes de cada indivíduo. No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros protocolos. Tudo isso não resolveu absolutamente nada e os principais infectados e provavelmente transmissores foram a própria tripulação.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Existem hotéis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrando que “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS”, na mais encantadora cidade turística do Brasil – Gramado – RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. – Foto: Divulgação

ANVISA

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Já a Anvisa recomenda ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil, como “ação necessária à proteção da saúde da população”. O documento encaminhado às pastas contém a apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 nos cruzeiros que operam na temporada, incluindo as intercorrências ocorridas, por embarcação, desde o início de suas operações.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural – Lages – a Princesa da Serra de Santa Catarina. Chegaram as férias e o momento de viajar com a família para sair da rotina e aproveitar o tempo para realizar passeios, aventuras e um merecido descanso. Tudo isso pode ser encontrado facilmente pertinho da capital dos catarinenses,  num local que oferece conforto, lazer para todas as idades e o melhor custo-benefício da região. Possui estrutura completa com mais de 20 atividades diferentes para a família. Com certificado de excelência e eleito um dos melhores hotéis pelo TripAdvisor, o local oferece diárias com três refeições inclusas – café da manhã, almoço e jantar, além do café da tarde.  Também é pet friendly, ou seja, acomoda também os bichinhos de estimação.

CANCELAMENTO DO CARNAVAL

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva – Foto: Divulgação

Na mesma linha seguem os cancelamentos das festas de carnaval. Sabiamente, por conta das aglomerações desnecessárias, as prefeituras das principais capitais brasileiras têm optado por cancelar a festa, em função dos aumentos de casos da Covid-19, de sua nova variante Ômicron e da Influenza. O Supremo Tribunal Federal (STF) determina que cabe a cada Prefeitura ponderar sobre esta decisão, com base em opinião técnica sanitária, considerando a realidade de cada município. Sem dúvidas estas medidas prejudicarão muito o turismo, mais especificamente os setores de hospedagem e comércio de alimentação preparada e bebidas, – a exemplo do ano passado -, todavia ganham os resorts, hotéis e pousadas que oferecem segurança, tranquilidade, lazer… retirados e junto a natureza.  Anote aí, estão cancelados os carnavais de Belém (PA), Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória no Espírito santo.
Voltam a valer em 2022 o reembolso imediato e taxa para remarcação de voos

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  = Carnaval do sossego no Pratas Thermas Resort e Convention – Divulgação – clique no baner e faça ua reserva. últimas unidades na melhor água termal do Brasil no Vale das Águas de Santa Catarina.

DESINFORMAÇÃO

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Se existe uma rede mundial que desinforma e, além disso não permite que se propague a verdade, essa rede é o Facebook (Instagram). Não é à toa que essa desgraça está encarando mais uma mega ação, desta vez depois que perdeu uma tentativa de derrubar um processo antitruste da Federal Trade Commission (FTC), um dos maiores desafios do governo dos EUA contra uma empresa de tecnologia em décadas, enquanto Washington tenta enfrentar o amplo poder de mercado da Big Tech. Desta vez trata-se da Autoridade de Conduta Financeira da Grã-Bretanha (FCA) que está trazendo o caso a público em nome de pessoas na Grã-Bretanha que haviam usado o Facebook entre 2015 e 2019. O processo será visto pelo Recurso de Concorrência tribunal de Londres, que alega que o Facebook fez bilhões de libras ao impor termos e condições injustas que exigem que os consumidores entreguem dados pessoais valiosos para acessar a rede.

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Sem dúvidas ha um lado negro para o Facebook que abuso abusou do seu domínio de mercado para impor termos e condições injustas não só aos britânicos, como a todos os usuários do mundo todo, explorado nossos dados pessoas e cerceando a nossa liberdade de expressão. Tente postar alguma coisa contra vacinas, covid, etc. Imediatamente você é alertado que será deletado da rede. As alegação, que são verdadeiras, afirmam que o Facebook coletou dados dentro de sua plataforma e através de mecanismos como o Pixel do Facebook, permitindo que a plataforma construa uma “imagem que tudo vê” do uso da Internet e gere perfis de dados valiosos e profundos dos usuários.
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva  – Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino.

AEROPORTO DE CORREIA PINTO

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Azul cancela voos – Foto: Divulgação: Azul

Falando em cancelamentos, a Azul, que a exemplo da ITA, vem cancelando seus voos, entre as desculpas está até a Covid. Por conta disso, a Infracea Aeroportos, administradora do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, em Santa Catarina, anunciou que a companhia Azul Linhas Aéreas formalizou, nesta última segunda-feira (17), o adiamento do início das operações regulares no terminal aéreo. “A Azul esclarece que, pela necessidade de ajustes operacionais em sua malha, postergou o início dos voos em Correia Pinto (SC). A nova data para começo das operações regulares está prevista para 04 de abril, com a manutenção das seis frequências semanais para Campinas, maior centro de conexões da Azul no país”, afirma a Azul no documento. A Infracea se coloca à disposição dos clientes, porém ressalta que os cancelamentos e alterações de bilhetes já emitidos devam ser feitos diretamente pelos canais da Azul. Já a aérea destaca que os clientes impactados pelas alterações estão sendo contatados e poderão remarcar suas viagens, deixar o valor pago em crédito para outros voos com a Azul ou, ainda, solicitar o reembolso integral dos bilhetes.
Ecoturismo em alta e melhor opção para reaquecer mercado do turismo

Meat Shop – A melhor parrilla da Grande Florianópolis – Jurerê Internacional

BÁRBARA STEIL – A BELLA DA SEMANA

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Barbara Steil – Foto: Bella da Semana – Divulgação

Você está convidado para provar essa deliciosa receita preparada pela Bárbara Steil. Bárbara Steil é aquele tipo de mulher que encanta até o mais exigente dos homens.  Deixe um recado especial aos seus fãs: Eu quero muito agradecer o carinho de vocês e pedir que me sigam no Instagram e se quiserem mais ensaios podem pedir que enquanto eu puder eu trago mais conteúdo pra vocês! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Bárbara Steil nua entrou no ar nesta quarta-feira (19). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

Leia ainda: Após conquistas em 2021 turismo aponta crescimento dobrado para 2022

Conquistas em 2021 apontam crescimento dobrado no turismo para 2022

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Ecoturismo em alta e melhor opção para reaquecer mercado do turismo

Conquistas em 2021 apontam crescimento dobrado no turismo para 2022

Cedo ou tarde, todos nós, os caminheiros da imensa estrada evolutiva

Voltam a valer em 2022 o reembolso imediato e taxa para remarcação de voos

Caminhando no mundo em busca da nossa real identidade

Viajar para o exterior é incerto, caro e desnecessário no momento

Castelo Saint Andrews em Gramado, sinônimo de sonho e viagem segura

Conquistas em 2021 apontam crescimento dobrado no turismo para 2022

A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *