12 / 01 / 22

Visita aos fazedores do Norte de Alagoas movimenta artesãos e brincantes da região

 

DivulgaçãoVisita aos fazedores do Norte de Alagoas movimenta artesãos e brincantes da região

Cris e Cida, empresárias da cultura em Japaratinga, ao lado de João Lemos

Entre os dias 25 a 29 de Dezembro de 2021, tivemos a grata satisfação de visitar os municípios de Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedras na Região Norte do Estado, foi fabuloso conhecer artesãos e brincantes da cultura popular. As visitas iniciaram em Maragogi com a conclusão da parceria entre a Prefeitura Municipal com o FOCUARTE que durante o mês de Dezembro levou grupos tradicionais para a orla encantando turistas e moradores. Na oportunidade, o Reisado Sagrado Coração de Jesus encerrou o ciclo de apresentações natalinas da cidade.

DivulgaçãoVisita aos fazedores do Norte de Alagoas movimenta artesãos e brincantes da região

Brincantes do Reisado Sagrado Coração de Jesus em Maragogi

Em Japaratinga, os encontros movimentaram os artesãos reunidos no Empório Japaratinga, principal difusor de cultura popular e do artesanato da região. Atualmente o espaço reúne 16 profissionais que através de técnicas manuais conseguem gerar uma renda extra para as suas famílias. Durante a visita, ainda foi possível conhecer a Pousada Coqueiro Verde, localizada na avenida principal da cidade. A Coqueiro Verde tem um espaço multifuncional com acomodações modernas, área de lazer ampla, espaço goumert, circulação vasta de ar puro e com uma vista privilegiada para o mar japaratinguense, sem falar da recepção calorosa de Cecília e do Dr. Luiz, proprietários do lugar. Mensalmente o Empório realiza feiras e saraus literários organizados pela Cris e a Cida, empresárias responsáveis pelo movimento cultural do munícipio.

Na última parada, em Porto de Pedras, fomos recepcionados por Thiago Souza – Líder Regional do Norte/FOCUARTE que não pensou duas vezes em oferecer uma acolhida invejável levando para conhecer artesãos, brincantes da Cambinda Berto da Quiquina e pontos turísticos da cidade. No Povoado Tatuamunha, conhecemos o reduto mítico-carnavalesco dos bobos imortalizados pelo saudoso mestre Gilberto, falecido em 2020. Atualmente seus filhos, Luciano e Luciana, dão continuidade ao legado produzindo as máscaras e repassando o conhecimento para outros jovens da comunidade. Thiago nos levou para conhecer a ponte que dá acesso a Praia de Tatuamunha nos revelando um grandioso espaço de conservação ambiental. Ainda conhecemos na região, a famosa Praia do Patacho, conversamos com moradores, visitamos alguns pontos históricos e tivemos um encontro super contagiante com os brincantes da Cambinda que hoje leva o nome do mestre Berto, pai do nosso querido Nô, reconhecido recentemente como Patrimônio Vivo de Alagoas.

Hoje, a Cambinda como o próprio movimento dos Bobos levantam questões sociais incentivando a reflexão, conscientizando brincantes, admiradores e turistas que passam pela cidade. Percebemos que as dificuldades dos Cambindeiros são as mesmas de outros grupos da cultura popular em nosso Estado, como diz o ditado; “só muda de endereço”.

A viagem pela Rota dos Corais encerrou por aqui, mais, continua pelas rodagens e estradas de Alagoas. Sentimos nesta visita a alegria se estarmos mais próximos daqueles que ajudam a manter viva a chama da cultura alagoana, percebemos o quanto o FOCUARTE é querido e forte em cada rosto e sorriso transmitido. Torcemos para que neste ano, cada fazedor de cultura possa se sentir ainda mais abraçado e representado por este importante organismo vivo da sociedade civil.

Notícias da Cultura de Alagoas? Acesse: focuarte.com.br

Visita aos fazedores do Norte de Alagoas movimenta artesãos e brincantes da região
fonte: Assessoria FOCUARTE – jornalista João Lemos

DivulgaçãoVisita aos fazedores do Norte de Alagoas movimenta artesãos e brincantes da região

Na casa do artesão Luciano Mascareiro, em Tatuamunha, Porto de Pedras-AL.

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *