01 / 02 / 22

Rejeitos de mineração: telas adequadas melhoram o processamento de finos

Resíduos bem peneirados e tratados possuem potencial econômico e ambiental para as mineradoras, atendendo às exigências legais e de sustentabilidade

 

Rejeitos de mineração: telas adequadas melhoram o processamento de finos

O peneiramento dos rejeitos de mineração é uma solução eficiente para melhorar o processamento de finos e reduzir a quantidade de resíduos gerados pelas mineradoras. Embora o material fino e ultrafino, que resulta do processo de beneficiamento e fica armazenado em barragens de decantação, seja tratado como produto sem aproveitamento comercial, ele possui potencial econômico e ambiental – aumenta a disponibilidade dos filtros, que são essenciais no processo produtivo da pelota, agindo no ajuste da umidade do pellet-feed e, em paralelo, na recuperação da água utilizada no processo.

A extração do minério de ferro gera dois tipos diferentes de rejeitos: um que resulta das operações de concentração do minério e se apresenta sob a forma de uma polpa que, geralmente, é depositada em barragens. O outro é caracterizado por um material granulado, conhecido como estéril, gerado a partir da limpeza das camadas de acesso ao subsolo para retirada do minério.

Além das questões legais, que atualmente limitam de forma considerável a utilização de barragens de rejeito, existem as questões ambientais e o compromisso das mineradoras com as questões de sustentabilidade. “Um peneiramento bem ajustado de material que deveria ser rejeito pode aumentar a recuperação do pellet-feed, um concentrado de minério de ferro com granulometria de 85% passante em 0,044mm”, explica Érico Almeida, coordenador comercial da Lantex do Brasil.

Ele enfatiza que a tendência da indústria da mineração aponta para um cenário de maior competitividade em decorrência do empobrecimento, nas últimas décadas, dos teores dos minérios lavrados e beneficiados. “O cenário tem motivado a Lantex a desenvolver e aperfeiçoar tecnologias para o processo de peneiramento de rejeitos minerais, que pode colaborar diretamente em conjunto com outros procedimentos na redução ou eliminação do rejeito”, explica.

Etapas

A polpa resultante do processo de concentração de minério que é direcionada para as etapas de espessamento e filtragem, geralmente é enviada para uma bateria de hidrociclones. O overflow do material ciclonado segue para o tanque de filtragem e o underflow para as peneiras desaguadoras, onde algumas mineradoras conseguem recuperar até 70% do material que deveria seguir para filtragem.

“Montar uma planta para deságue reduz o custo de capex, pois esses equipamentos possuem valor inferior aos equipamentos de filtragem e também os custos com opex, uma vez que suas peças de reposição também possuem um custo mais baixo ao dos filtros, possibilitando bons resultados para o processo de modo geral”, detalha Érico.

De acordo com ele, não existe uma fórmula definida de processo de peneiramento que possa ser aplicada a todos os casos. A Lantex coloca a disposição do mercado uma equipe técnica capacitada para prestar o suporte necessário na escolha do tipo de tela ideal a ser utilizada na peneira, respeitando a particularidade do processo de cada cliente.

Sobre a Lantex

A Lantex do Brasil fornece de telas produzidas com diferentes tipos de materiais, que vão desde aço carbono ou inoxidáveis, até outras tecnologias, como poliuretano e borrachas especiais. Outro fator que pode auxiliar bastante é o formato geométrico das malhas – pode ser quadrado, retangular, triangular, redondo ou losangular.

“Oferecemos, inclusive, uma tecnologia mista, onde utilizamos telas metálicas para aumentar a área aberta das telas. Elas são montadas em um sistema modular de encaixe rápido, para que se reduza o tempo de equipamento parado e melhore a ergonomia da planta, otimizando as condições de trabalho da equipe de manutenção. Essas escolhas afetam diretamente no custo, eficiência e performance de peneiramento”, assinala Claudia Bolzan, diretora da Lantex do Brasil.

Lantex do Brasil
http://www.lantex.com.br

Rejeitos de mineração: telas adequadas melhoram o processamento de finos
fonte: Eliana Zani – Omnipress Comunicação Empresarial

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *