11 / 03 / 22

Dia Mundial do Rim: doença renal crônica afeta uma em cada 10 pessoas no mundo

Nefrologista do Sistema Hapvida Maceió alerta para a importância do diagnóstico precoce das doenças renais que têm acometido cada vez mais os brasileiros

 

Diabetes, hipertensão, obesidade, genética, alimentação inadequada. São muitos os fatores de risco para a doença renal crônica (DRC) – termo utilizado para identificar e caracterizar as diversas alterações que afetam a função dos rins.

Em 2022, o Dia Mundial do Rim, que é celebrado nesta quinta-feira (10), tem como tema: “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”, e chama atenção para a importância do diagnóstico precoce das doenças renais, que têm acometido cada vez mais os brasileiros.

A nefrologista do Sistema Hapvida Maceió, Dra. Ana Katarina Cerqueira, afirma que propagar mais informações sobre a saúde dos rins é fundamental para evitar as mais diversas patologias renais, que, na maioria das vezes, tem evolução assintomática.

Dia Mundial do Rim: doença renal crônica afeta uma em cada 10 pessoas no mundo

Dra. Ana Katarina

DRC deve se tornar 5ª maior causa de morte no mundo até 2040

Mesmo com a estimativa de que em 2040 a doença renal crônica seja a 5ª maior causa de morte no mundo, segundo Dra. Ana Katarina, ainda existe uma lacuna de conhecimento que não tem sido preenchida.

“Infelizmente, as pessoas só atentam para o cuidado com os rins quando sentem dor. Em muitos casos, a doença renal crônica só é diagnosticada em estágio avançado, quando o paciente já perdeu de maneira definitiva a função renal. Neste caso, diálise ou transplante são as únicas alternativas capazes de garantir a sobrevivência do paciente”, diz.

“Lembrando que a diálise não trata a doença renal, mas sim, promove a remoção de substâncias que ficam retidas quando os rins deixam de funcionar adequadamente”, complementa a médica.

Conhecida popularmente pela sigla “DRC”, a doença renal crônica é uma condição que afeta uma em cada 10 pessoas no planeta e com taxas crescentes de acometimento na população. Atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Prevenção e a importância da dosagem da creatinina

A médica explica que o rastreamento para a detecção de doenças renais é simples e geralmente envolve exames de sangue e de urina, que podem ser solicitados, inclusive, durante um simples check-up médico.

“É imprescindível a dosagem da creatinina. Se ela estiver em níveis elevados no sangue, a recomendação é procurar um nefrologista, pois já pode indicar um comprometimento de cerca de 50% das funções do órgão”, diz. O exame de urina também pode detectar a presença de anormalidades renais porque investiga substâncias como glicose, hemácias, sangue, cristais e proteínas presentes no xixi.

“A presença de glicose, por exemplo, pode indicar distúrbios nos túbulos renais. Já a de hemácias, a formação de cálculos na região”, destaca a especialista.

Segundo a nefrologista, perda de apetite, perda de peso, inchaço, mudanças na urina, vômitos e náuseas podem, eventualmente, acometer pacientes sintomáticos. “No entanto, como os sinais são relativamente comuns a outras doenças, a prevenção e a realização de exames devem ser feitos periodicamente”, finaliza.

Dia Mundial do Rim: doença renal crônica afeta uma em cada 10 pessoas no mundo
fonte: Assessoria de Imprensa – Anne Caroline

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *