22 / 03 / 22

Dr. David Gusmão explica por que as mulheres têm mais problemas articulares

 

Imagem: Rovella & Schultz Boutique PressDr. David Gusmão explica por que as mulheres têm mais problemas articulares

Imagem: Rovella & Schultz Boutique Press

Dentro do funcionamento do corpo feminino existem algumas peculiaridades que fazem necessário uma análise particular sobre a sua saúde, por exemplo em relação às suas articulações. A osteoporose, a osteoartrite, a bursite e a tendinite de quadril são questões articulares que têm maior incidência em mulheres e Dr. David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, nos ajuda a entender o porquê.

Segundo o especialista, além da qualidade de vida e de alimentação, o ciclo hormonal da mulher influencia diretamente na saúde das suas articulações, principalmente com a entrada da menopausa, momento em que acontece uma queda significativa de múltiplos hormônios. A osteoartrite, ou artrose, é um exemplo disso, esta doença afeta a cartilagem que reveste as articulações, pois com as alterações que ocorrem com a menopausa os ossos perdem a proteção hormonal que estimula sua regeneração.

É por isso que a osteoporose também é mais frequente em mulheres, já que com este desbalanço hormonal as estruturas ósseas vão ficando mais finas e frágeis. Neste cenário também temos a bursite de quadril que é uma inflamação da bursa, tecido localizado na lateral do quadril e que pode afetar até 15% das mulheres, principalmente com o aumento da idade e suas alterações hormonais.

Já a tendinite de quadril é mais comum entre mulheres porque a anatomia da pelve feminina é diferente da dos homens. Dessa forma, as mulheres têm uma predisposição a desenvolver inflamação nos tendões do quadril, uma vez que estes estão mais tensos que o normal.

O Dr. David Gusmão recomenda que em caso de dores persistentes na região do quadril ou nas articulações se busque um profissional para avaliar o quadro clínico e o tratamento mais adequado. Mais dicas e informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.

Dr. David Gusmão explica por que as mulheres têm mais problemas articulares
fonte: Rovella & Schultz Boutique Press – Roberta Rovella Radichi | Luiza Rubio 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *