25 / 04 / 22

O Papel do Tribunal Marítimo: esse foi o tema da palestra do Vice-almirante Lima Filho

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), na Capitania dos Portos de Alagoas, em Maceió

 

O Papel do Tribunal Marítimo: esse foi o tema da palestra do Vice-almirante Lima Filho

Vice-almirante Wilson Lima Filho

O vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, realizou palestra intitulada “O Papel do Tribunal Marítimo”.

Na palestra, o vice-almirante Lima filho esclareceu que, apesar do Tribunal pertencer à Marinho do Brasil não é subordinado ao órgão, destacando ainda, que o mesmo tem vínculo com o Superior Tribunal de Justiça.

Criado em 1930, o Tribunal Marítimo tem atribuições diversas, e atualmente é composto por sete juízes. Entre as funções importantes do Tribunal Marítimo estão em destaque a de manter o registro geral da propriedade e da hipoteca naval, bem como dos armadores de navios brasileiros, além de julgar os acidentes e fatos da navegação, tanto marítima quanto fluvial e lacustre, e também as questões relacionadas com tal atividade. O órgão tem outras atribuições, como a de proibir ou suspender por medida de segurança o tráfego de embarcações; processar e julgar recursos interpostos, dentre outras.

Lima filho evidenciou outras ações do órgão e a sua preocupação quanto a direção de motos aquáticas por menores de idade.

Por ocasião do evento, que aconteceu no auditório da Capitania dos Portos de Alagoas, o capitão de mar e guerra, Wendell Petroceli de Lima, comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, entregou ao vice-almirante fotos da Capitania de Alagoas, emoldurada, além de descerramento da nova placa inaugural do auditório que foi construído na gestão de Lima filho quando comandou a Capitania de 2002 a 2004.

O encontro foi muito prestigiado pela sociedade civil – Amigos da Marinha – e militares.

O Papel do Tribunal Marítimo: esse foi o tema da palestra do Vice-almirante Lima Filho
por @gigiaccioly

click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *