24 / 05 / 22

ARTISTA BRASILEIRA GEOVANA CLÉA EXPÕE NO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO

A alagoana se destaca por utilizar cristais da Swarovski em suas obras

Entre os dias 7 e 12 de junho, a cidade de Milão, na Itália, sedia a 60ª edição do Salão do Móvel (Salone Del Mobile). O evento reúne grandes marcas e profissionais de arquitetura, urbanismo, design, arte e decoração que ditam as tendências em todo o mundo e esse ano tem como temática a sustentabilidade.

Radicada na Itália há mais de 20 anos, a alagoana Geovana Cléa é um dos destaques desse ano. É a terceira vez que participa do evento e segunda com a Giorgio Collection, referência em móveis de luxo do empresário Fábio Masolo. A marca tem cerca de 60 anos e está em mais de 60 lojas pelo mundo, entre elas na famosa Harrods de Londres e na Casa Ricca de Moscow.

“Artista expressionista abstrata naturalista”, Geovana é conhecida por se inspirar na geologia, em suas criações utiliza elementos naturais como sedimentos de rochas, minerais, pó de quartzos, cinzas vulcânicas, metais líquidos, ouro e cristais Swarovski.

A parceria com a empresa austríaca de cristais Swarovski nasceu em 2014 e graças aos dirigentes da empresa na Itália, Geovana ingressou no mundo do luxo quando foi apresentada ao brand Visionnaire. A empresa tem um showroom de 2 mil metros quadrados no centro de Milão que inclui uma galeria de arte, a Wunderkammer. Foi neste lugar que a artista apresentou “Stardust”, primeira coleção com cristais Swarovski e quartzos brancos recolhidos por ela durante 2 anos as margens do rio italiano Trebbia.

Geovana Cléa nasceu em Inhapi, no sertão alagoano, e desde pequena teve paixão pela natureza. Crescida em um contexto simples do sertão ela afirma que seu amor pela natureza é ligado às suas experiências de vida em sua cidade natal. Única filha do agropecuarista Luiz Celso Malta Brandão, tinha dele todo apoio para buscar a realização de seus sonhos.

Hoje em dia Geovana tem uma ligação muito especial com índios Koiunpanka, primeiros habitantes de sua cidade.

Estudiosa e muito sensível, Geovana é quem prepara suas próprias tintas, experimenta novas cores e tonalidades. “A parte mais importante do meu trabalho está no tempo que dedico a estudar os efeitos naturais da terra e buscando recriar cores e efeitos de troncos de árvores, terra, água e tudo que encontro durante longas caminhadas solitárias, que me dão muita energia boa para realizar minha arte”, conta.

Além de várias exposições em Milão, Geovana já expôs em Roma, Turim, Paris, Lyon, Los Angeles, Lisboa, Suíça, Áustria, Nova York, Monte Carlo (Principado de Mônaco), Basilea, Amsterdam, Moscow, entre outras cidades. A artista produziu obras inéditas para a coleção “Mirage” da grife italiana de mobiliários de luxo, Giorgio Collection, em parceria com a Swarovski. As peças exclusivas estão expostas na Harrods, em Londres, e são famosas por conterem cristais da marca.

Geovana Cléa participou da 54a Bienal de Veneza com 4 obras da Coleção “Origens e Sentimentos – 2010” e já dividiu espaço com artistas como Renoir, Matisse, Picasso e Monet ao expor por três vezes (2011, 2012 e 2014), no Salão Nacional de Belas Artes no Louvre, em Paris.

ARTISTA BRASILEIRA GEOVANA CLÉA EXPÕE NO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO
fonte: Time Just Connect – Manu Vergamini

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Um Comentário em “ARTISTA BRASILEIRA GEOVANA CLÉA EXPÕE NO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO

Antonia Maria de Sousa
25 de maio de 2022 em 13:21

Fico tão feliz e orgulhosa, de ver o trabalho dela, e sendo uma pessoa maravilhosa, pois faz sempre por minha familia em Inhapi que é da Aldeia Koiupanka. Que ela tenha muito mais sucesso na vida dela.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *