02 / 05 / 22

CRF/AL promove ação de saúde para falar sobre os riscos do uso de medicamentos em idosos e crianças

 

CRF/AL promove ação de saúde para falar sobre os riscos do uso de medicamentos em idosos e crianças

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove no dia 05 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, uma ação para orientar a população sobre o risco da automedicação em idosos e crianças.

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Daniel Fortes, explica que este é o público que mais sofre com as reações adversas dos medicamentos. “Estaremos no Maceió Shopping, em frente ao cinema Kinoplex, durante todo o dia, promovendo um talk show com temas que vão desde o armazenamento correto do medicamento até o acompanhamento do farmacêutico no uso correto de medicamentos”, disse.

A ideia, segundo o vice-presidente, é orientar a população sobre o uso racional do medicamento, por isso, o tema da campanha deste ano é: Medicamentos: a segurança está na informação. “Como farmacêuticos, nós promovemos a educação em saúde e o nosso principal objetivo neste dia é conscientizar sobre os riscos do uso indiscriminado dos medicamentos”, pontuou.

População Idosa

Os idosos são os indivíduos que mais consomem medicamentos em uma sociedade, sendo assim, é o público que mais sofre com reações adversas, como intoxicações e interações medicamentosas. A farmacêutica, Sabrina Neves, pontua que estes são pacientes polimedicados, ou seja, que utilizam muitos medicamentos ao mesmo tempo e que também são mais sensíveis aos efeitos dos medicamentos por conta do processo fisiológico de envelhecimento.

De acordo com ela, é importante que esse paciente tenha o acompanhamento do farmacêutico no uso destes medicamentos para que ele possa reduzir riscos de eventos adversos e obter um melhor prognóstico. “Este tipo de paciente tem uma menor capacidade de metabolização e excreção dos medicamentos em seu organismo, por isso, o acompanhamento farmacoterapêutico realizado por um farmacêutico apresenta muitas vantagens”, pontuou.

As crianças

Outro tipo de paciente que também sofrem com os efeitos dos riscos adversos são as crianças. A farmacêutica ressalta que é na primeira infância que algumas doenças ocorrem com maior frequência, levando ao consumo de medicamentos, muitas vezes sem orientação de um profissional de saúde. “Temos que levar em consideração a fisiologia do corpo infantil, para que seja feito o uso seguro e correto de medicamentos nos pacientes pediátricos, já que eles têm características fisiológicas distintas decorrentes do processo de crescimento”, informou.

Sabrina lembra que a população pediátrica compreende desde os recém-nascidos até adolescentes, por conta disto, a absorção e efeito dos medicamentos em seus organismos é diferente do que acontece nos adultos. “As doses de medicamentos podem variar em até 100 vezes de um recém-nascido a um adolescente. Ter o acompanhamento do farmacêutico quanto a administração do uso de medicamentos na pediatria acaba contribui para otimização da terapia e redução dos riscos relacionados a este uso”, garantiu.

Serviço
Ação do Uso Racional de Medicamentos
Data: 05 de maio
Local: Maceió Shopping – em frente ao Kinoplex
Atividades: atendimento à população e talk show

CRF/AL promove ação de saúde para falar sobre os riscos do uso de medicamentos em idosos e crianças
fonte: Luciana Martins
Assessoria de Imprensa Conselho Regional de Farmácia de Alagoas – CRF/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *