16 / 05 / 22

Dr. David Gusmão esclarece como identificar se você está sentindo dor na coluna ou no quadril

 

Fator de muitas dúvidas, é muito comum no momento da dor haver confusão entre estar sentindo um incômodo nas costas ou no quadril. Mas como saber quando a dor vem do quadril e quando vem da região lombar? O Dr David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, nos ajuda a responder essa questão.

Segundo o especialista, a dor proveniente do quadril é uma dor localizada mais na região onde o tronco se une com a coxa, nessa região temos uma dobra de pele chamada de prega inguinal, que tem sua localização marcada usualmente ao vestirmos uma roupa íntima.

Dr. David Gusmão esclarece como identificar se você está sentindo dor na coluna ou no quadril

Dores costas ou quadril

Apesar de serem bem diferentes, quadril e coluna são regiões próximas, por isso existem casos em que os sintomas se confundem. Isso ocorre porque muitas vezes é difícil até para o paciente identificar e apontar o local da dor. “É primordial entender que a dor na articulação do quadril muitas vezes não é sentida diretamente no local, na verdade, grande parte das doenças do quadril levam à dor que se direciona para a coxa, podendo chegar até os joelhos ou até mesmo na região inguinal e da virilha, bem no local de dobra entre a coxa e o tronco, mas essa dor pode indicar problemas mais complexos, como inflamação da articulação ou da bursa”, explica David.

Já quando a dor é de origem lombar, o ortopedista esclarece que em geral ao ir até o médico é comum o paciente demonstrar com as mãos o local da dor e colocá-las ligeiramente mais para a posterior em direção a coluna, porém com a posição das mãos próximas às costas, mostrando que a dor se inicia nesse ponto, mas que se irradia para os membros inferiores. O grande diferencial é que neste caso, de dor nas costas na região da lombar, seu início se dá mais alto e mais posterior do que quando ocorre a dor na articulação do quadril.

Além disso, as dores lombares tendem a piorar ao se passar muito tempo sentado ou no momento em que a pessoa se levanta desta posição. As sensações de queimação e ardência também estão mais associadas a problemas lombares, em especial, quando ocorrem na lateral da coxa com irradiação em direção ao joelho. Enquanto as dores do quadril tendem a piorar com movimento da coxa, como ao entrar e sair do carro, ao colocar meias ou sapatos, durante caminhadas e ao cruzar as pernas, ou seja, são sempre muito relacionadas ao movimento da coxa em relação ao tronco.

Gusmão indica um exame físico minucioso para trazer mais informações para o diagnóstico, pois é uma dor de difícil identificação na qual é até mesmo comum que o paciente mostre que ela está envolvendo a articulação do quadril com as duas mãos.  “Para tratarmos corretamente o paciente o ponto mais importante é acharmos a fonte principal do problema e não apenas a consequência, pois com isso poderemos diferenciar se a dor provém de um local a distância, coluna, ou se realmente é da articulação do quadril”, comenta Dr. David.

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.

Dr. David Gusmão esclarece como identificar se você está sentindo dor na coluna ou no quadril
fonte: Rovella & Schultz Boutique Press | Roberta Rovella Radichi – Luiza Rubio

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *