05 / 07 / 22

Jaqueline Costha explica o que acontece com a nossa pele no decorrer do dia

 

Jaqueline Costha explica o que acontece com a nossa pele no decorrer do dia

O que é Ciclo Circadiano 

Também conhecido como ritmo circadiano, que é caracterizado como o mecanismo no qual o nosso corpo se regula entre dia e a noite. 

A partir disso, nossos processos fisiológicos são induzidos para que nosso corpo acorda, sente a fome, fica com sono, entre outros. 

Isso acontece com a nossa pele: por ser o maior órgão periférico do nosso corpo, ela é uma importante conexão com o ambiente externo e costuma trabalhar recebendo e gerando sinais no decorrer do dia. 

O que acontece com a nossa pele no decorrer do dia. 

Quando acordamos a quantidade de água no nosso organismo está muito baixa e ao longo do dia, conforme nos hidratamos, essa quantidade começa aumentar e volta a diminuir a noite. 

Essa alteração no volume de água no nosso organismo afeta diretamente a hidratação natural da pele. 

Além disso o reparo do DNA ao longo do dia é menos ativo e a pele precisa reforçar sua proteção, sendo importante a aplicação de hidratantes para preservar a integridade do manto hidro lipídico e o protetor solar, para reduzir os danos que os raios UV causam às nossas células. Da mesma maneira, durante esse período a produção de gordura é mais acelerada, principalmente em peles mistas e oleosas. 

Conforme a Luz do dia começa a desaparecer, por volta das 18 horas se inicia progressivamente a produção de melatonina em nosso organismo, isso acontece porque o nosso corpo entende que sol se pôs é o momento perfeito para o organismo desacelerar para que a regeneração celular aconteça. 

Com isso, é iniciado o processo de regeneração das nossas células, também chamado de mitose, que atinge o seu auge entre 2 e 3 horas da manhã. 

Ou seja, é perceptível que a diminuição de água no corpo, a probabilidade de sua pele precise de mais hidratação logo pela manhã e no final do dia é menor.

Dessa forma, o ideal e organizar sua rotina de cuidados levando esses pontos em consideração. 

Cuidados respeitando o ciclo Circadiano: 

Pela manhã, a limpeza de pele será responsável por liberar apele das toxinas que podem se formar em sua superfície. 

Hidratação da pele será essencial para manter os níveis de água na pele. 

Investir num protetor solar, para preparar a pele aos efeitos dos raios solares 

Á noite, usar sabonetes que não interfiram no pH fisiológico da pele. 

Cremes para peles secas, aposte em hidratante mais espesso. 

Para peles oleosas ou mistas, o ideal é o uso de sérum, que ajuda no controle do sebo. 

Serviço: Estética Jaqueline Costha :55 11-94211-1362

R. Clodomiro Amazonas, 1422 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04537-002

Jaqueline Costha explica o que acontece com a nossa pele no decorrer do dia
fonte: Maria Emília Genovesi – Assessoria de Imprensa

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *