28 / 07 / 22

No dia de conscientização de combate às hepatites virais, farmacêutico fala sobre suas formas de transmissão

 

 No dia de conscientização de combate às hepatites virais, farmacêutico fala sobre suas formas de transmissão

Humberto Medeiros

No dia de conscientização de combate às hepatites virais, 28 de julho, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas faz um alerta quanto aos cuidados e tratamento desta patologia que atingiu mais de 7 mil pessoas em Alagoas, nos últimos 20 anos, conforme dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2021.

O farmacêutico Humberto Medeiros, membro do Grupo de Trabalho de Análises Clínicas do CRF/AL, explica que hepatite é o nome dado a toda inflamação ou infecção que atinge o fígado, e é causada, na maioria das vezes, por uma infecção viral. “A doença se manifesta de maneira silenciosa, e isso acaba trazendo comprometimento para o organismo, e dependendo das alterações provocadas no fígado, a doença pode ser leve, moderada ou grave”, alertou.

Quando a doença apresenta sintomas, estes podem ser: cansaço, febre, mal estar, tontura, vômito, dor abdominal, enjoo, pele e olhos amarelados, a urina escura e fezes claras.

As hepatites virais são classificadas em cinco tipos: A, B, C, D e E, de acordo com o tipo de vírus que provoca a doença (HAV, HBV, HCV, HDV e HEV). Estes vírus podem causar hepatite aguda e até se tornar crônica. “Os vírus das hepatites B, C, D causam hepatite crônica que podem levar a cicatrizes no fígado, conhecida como cirrose, até o desenvolvimento de um câncer primário de fígado”, pontuou.

No caso da hepatite A, o farmacêutico revela que é uma doença viral aguda que na maioria das vezes não apresenta sintomatologia, mas que raramente evolui para a falência hepática, por isso, ela é considerada benigna. É também conhecida como hepatite infecciosa. A sua transmissão acontece por meio do consumo de água e alimentos infectados pelo vírus HAV.

Já a hepatite B está presente no sangue e secreções, então, a sua transmissão acontece principalmente por meio de relações sexuais sem uso de preservativo, da mãe para o filho durante o parto, no compartilhamento de objetos de higiene pessoal, como por exemplo lâmina de barbear ou alicate de unha, do consumo de drogas com o compartilhamento de seringas e por meio de transfusão sanguínea.

A hepatite C é considerada a mais grave entre as hepatites virais, se manifestando de maneira aguda ou crônica, podendo evoluir para uma cirrose hepática. “A hepatite C é a segunda forma mais frequente da doença”, disse Humberto.

A hepatite D se desenvolve naquele paciente que tem hepatite B, é considerada a mais grave das formas crônicas, com progressão mais rápida para cirrose, maior probabilidade de progressão para descompensação, e para o câncer de fígado, podendo levar a morte do paciente.

No caso da hepatite E, que não é comum no Brasil, o paciente apresenta uma hepatite aguda de curta duração e autolimitada, o que significa dizer que depois de um certo tempo ela desparece. “Ela pode ser grave em gestantes”, comentou.

De acordo com o farmacêutico, a prevenção para as Hepatites Virais se faz por medidas gerais de higiene e saneamento básico, sexo seguro e vacinas para a as Hepatites A e B.

A atuação farmacêutico na hepatite

As unidades básicas de saúde realizam o rastreamento de infecção por hepatites virais B e C. “Qualquer usuário do SUS pode procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência e solicitar a realização do teste rápido. É um teste indolor, onde é feito um pequeno furo no dedo e em poucos minutos o resultado já é entregue ao usuário. Caso seja positivo, ele será encaminhado para unidade de referência para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue, onde se detectam anticorpos produzidos pelo organismo quando se tem o vírus.

E o tratamento é direcionado conforme o tipo de vírus que o paciente apresenta. Alguns destes vírus tem tratamento específico, e em alguns são tratados apenas os sintomas apresentados.

 “Como farmacêuticos, nós podemos realizar esses testes e fazer a análise dos resultados, e também atuar no tratamento com a dispensação do medicamento, tanto nas farmácias, como nos hospitais, quando os pacientes estão internados. Nós atuamos desde a suspeição até o tratamento”, afirmou.

Realização de testes

No dia 28 de julho, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas estará no Centro Espírita Nosso Lar realizando testes para hepatite de forma gratuita das 13h às 17h. A ação será promovida pelo Grupos de Trabalhos de Farmácia Comunitária e Análises Clínicas do CRF/AL.

Eline Baracho, líder do GT de Farmácia Comunitária, explica que o objetivo da ação é detectar as hepatites virais e encaminhar esses pacientes para tratamento. “Quero agradecer a comunidade do Nosso Lar por nos receber e permitir que a gente possa prestar esse serviço à comunidade que já é assistida por eles”, agradeceu.

No dia de conscientização de combate às hepatites virais, farmacêutico fala sobre suas formas de transmissão
fonte: luciana Martins – Assessoria de Imprensa

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *