31 / 08 / 22

Com a retomada do turismo, infectologista alerta sobre cuidados com a saúde para quem vai viajar

Planejamento deve ir além da compra da passagem e organização da mala, e também pede atenção especial às vacinas e doenças infecciosas

 

Com a retomada do turismo, infectologista alerta sobre cuidados com a saúde para quem vai viajar

Dra Silvia Fonseca

A retomada do turismo no país, após a flexibilização das medidas sanitárias impostas pela covid-19, tem estimulado muitas pessoas a viajar. Alagoas, por exemplo, se consolida como um dos cartões postais mais bonitos do Brasil. A capital Maceió, inclusive, assumiu a liderança entre os destinos nacionais mais procurados pelos viajantes, segundo a plataforma Hotel Urbano (Hurb).

Mas planejar uma viagem, seja de férias, negócios ou estudos, requer organização e pesquisa. O checklist deve ir além da compra da passagem e arrumação da mala, pois é preciso pensar, também, na saúde do viajante.

De acordo com a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, é necessário manter o calendário vacinal em dia para evitar contrair doenças infecciosas, além de estar atento a outros fatores, como o clima, condições de saneamento e mudanças na rotina alimentar que podem desencadear alergias e episódios de diarreia.

Informe-se sobre o local a ser visitado

A especialista explica que um dos procedimentos mais importantes a se fazer antes de viajar é se informar sobre o local a ser visitado. “No caso de surtos e epidemias, se a pessoa tiver a possibilidade de adiar a viagem ou trocar o destino é o mais recomendado”, diz.

Outra dica fundamental é verificar se a carteirinha de vacinação está em dia e se existem imunizações indicadas ou exigidas no local escolhido. “Vacinas como as da hepatite A e B, poliomielite, sarampo, tétano, influenza e febre amarela são indispensáveis. Lembrando que a atualização deve ser realizada, pelo menos, 15 dias antes de colocar o pé na estrada”, alerta a médica.

A infectologista também aconselha a quem tem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, visitar o médico antes de viajar para avaliar o estado de saúde e fazer eventuais ajustes em medicações, caso necessário.

Cuidados com a dieta

Dra. Silvia também ressalta a importância do cuidado com a alimentação não apenas antes, mas, também, durante a viagem.

“Quando viajamos, experimentamos novas comidas e esse hábito pode alterar a nossa microbiota intestinal, levando à obstipação (intestino preso) e até infecções bacterianas e virais que apresentam sintomas como diarreia e vômitos. Por isso, é fundamental cuidar da dieta e não comer alimentos de procedência duvidosa, em especial vegetais crus. O gelo também deve ser evitado, pois, muitas vezes, é feito com água não tratada.”, finaliza.

Confira outras dicas da infectologista:

Antes de viajar, verifique se há hospitais ou prontos-socorros acessíveis. Pessoas que tomam remédios de uso contínuo devem levar medicação para todo o tempo da viagem e um pouco mais, por precaução;

Tenha sempre em mãos repelentes contra insetos e não se esqueça de usar protetor solar frequentemente;

Analgésicos e antitérmicos, além de material para curativos simples, máscaras descartáveis e álcool e gel, são sempre bem-vindos na maleta de viagem;

Para prevenir a trombose, recomenda-se o uso de meias de compressão elástica, que melhoram o fluxo sanguíneo, além da ingestão de bastante líquido e caminhadas dentro do avião;

A mudança brusca de fusos horários nas viagens pode causar cansaço, irritação e insônia. Para minimizar os efeitos dessa confusão no organismo, deve-se fazer o preparo prévio do corpo de forma gradativa, adaptando os horários (como refeições e sono) de acordo com o relógio do destino.

Com a retomada do turismo, infectologista alerta sobre cuidados com a saúde para quem vai viajar
fonte: Isa Mendonça – Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *