20 / 08 / 22

Tecnologia alagoana leva design para escolas públicas

Proposta da Trakto é ser o software de educação mais usado do Brasil, distribuído inicialmente para o Nordeste, a começar pela rede municipal de Penedo (AL)

 

Tecnologia alagoana leva design para escoas públicas

A Trakto Design, primeira plataforma de design para negócios da América Latina, anunciou ontem o lançamento do que pretende ser o principal software de educação do Brasil. O anúncio foi feito durante o Trakto Show 2022, realizado pela empresa em Maceió (AL) para 6 mil participantes entre 18 e 20 de agosto, consagrando-se como o maior evento de negócios do Nordeste.

O lançamento ocorreu com a assinatura do primeiro contrato público na história da Trakto, fundada em 2013. O acordo foi firmado com a Prefeitura de Penedo (AL) para ofertar o software de design para todos os 600 professores da rede e a 8,5 mil estudantes que utilizam Chrome Books comprados pela Secretaria Municipal Municipal de Educação. Segundo o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), esses computadores já contam com aplicações do Google fo Education. “Agora teremos tecnologia nacional e alagona ao acesso dos nossos docentes e alunos, o que será fundamental para o aprendizado”, avaliou Lopes. “Nosso propósito é transformar a educação por meio do design”, afirma o CEO da Trakto, Paulo Tenório.

Impactar socialmente e contribuir com a educação brasileira tem sido uma das missões da alagoana Trakto ao longo dos anos. Mas foi em parceria com o professor Tiago Silva (mais conhecido como Tiago Mochileiro) que a ideia da plataforma se desenvolveu e passou a ser programada mais concretamente nos últimos quatro anos. Desde 2012, Tiago percorre cidades do Nordeste espalhando conhecimento para escolas através de livros e atividades Ele própria já utilizava as ferramentas de design da Trakto para que os estudantes desenvolvessem suas produções. Mas chamou a atenção para a necessidade de criações mais específicas para o ensino.

A ideia é que com poucos cliques, professores e alunos possam criar e gerenciar conteúdos para a sala de aula, como apresentações, painéis de aula, roteiros de estudo, entre outros materiais. Para isso, serão fornecidos treinamentos presenciais à comunidade escolar. Eles também terão acesso a vídeo tutoriais e manuais de uso. Tiago Mochileiro será responsável por ministrar as capacitações nas escolas.

“Conseguimos dar um passo para mostrar que a tecnologia alagoana pode ser usada para resolver problemas crônicos da administração pública. A Trakto Educação chega pra solucionar uma dor que antes somente softwares de fora do país conseguiam”, explica Tenório.

A Trakto Educação é a principal ferramenta nesse movimento de dinamização das aulas e criação de conteúdos didáticos em formatos atuais. Para Tiago, a plataforma é indispensável. “Ela vai ajudar milhares de professores no Brasil e eu me sinto feliz em fazer parte desse momento. Nós sabemos como a tecnologia pode ser uma grande aliada na educação e, principalmente, quando falamos de habilidades empreendedoras previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, completa.

A plataforma está disponível tanto para a rede pública de ensino quanto para a privada e promete revolucionar o ensino do país. Para mais informações, acesse: https://trakto.link/TraktoEducacao

Premiações

Durante o Trakto Show, também são entregues dois prêmios de reconhecimento a professores e estudantes: “Professor de Impacto” e “Boas Ideias Não Têm Idade”.

O prêmio “Professor de Impacto” também é uma iniciativa da Trakto com o  objetivo de homenagear e reconhecer docentes de escolas públicas de Alagoas pelo impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos e comunidades.

Desde 2019, o prêmio levou ao palco principal do Trakto Show professores inspiradores que puderam apresentar seus trabalhos. Na ocasião, o professor João Paulo foi premiado por seu projeto de robótica sucational. Após sua aparição no evento daquele ano, o docente participou de apresentações nacionais e internacionais como Tedx e Latinoware. “Esse prêmio potencializa o valor de ideias e projetos”, descreve Tiago.

Ontem, durante o primeiro dia do Trakto Show 2022, mais três professores de Alagoas foram homenageados: a professora indígena Jaracinã Silva, responsável pela disciplina de Sociologia na Escola Estadual Cacique Alfredo Celestino, em Palmeiras dos Índios; o professor Davi Santos, de História, que atua na Escola Estadual Padre Aurélio Gois, em Junqueiro (AL); e o professor Eliandro Souza, de Geografia, da Escola Agnus Dei, no município de Rio Largo.

O palco do Trakto Show também premia as melhores ideias de alunos da rede pública de ensino. Trata-se do “Boas Ideias Não Têm Idade”. Ao todo, já foram distribuídos mais de R$100 mil em recursos aos estudantes.

A premiação acontecerá manhã (20) no último dia do evento, às 18h30.

SOBRE A TRAKTO

A Trakto é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.

Tecnologia alagoana leva design para escoas públicas
fonte: Boaventura Comunicação – Luiza Muller

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *