27 / 09 / 22

ELISSA VILLAGE DESTACA A NOVA BARREIRA A SER ULTRAPASSADA PELAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE: O ETARISMO

O preconceito contra pessoas ou grupos baseado na idade está enraizado, mas novo estilo de vida das pessoas com mais de 60 anos tende a mudar, gradativamente, a visão etarista da sociedade

 

ELISSA VILLAGE DESTACA A NOVA BARREIRA A SER ULTRAPASSADA PELAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE: O ETARISMO

Fachada do Elissa Village

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Nacional do Idoso, e o Elissa Village, centro especializado em longevidade, localizado em Campina Grande Sul (PR), chama a atenção para uma barreira que as pessoas com mais de 60 anos de idade precisam lidar no cotidiano de suas vidas: o etarismo. Ou seja, a discriminação etária, que está presente em muitos setores da sociedade, como local de trabalho, relações pessoais, sistema de saúde, entre outros, e que acabam perpetuando crenças estereotipadas.

“Ainda há uma visão pejorativa, que reduz a participação dessas pessoas em nossa sociedade e o que acontece hoje é justamente o contrário, as pessoas com mais de 60 anos continuam suas histórias”, explica Edson Matos, CEO do Elissa Village.

Foto: DivulgaçãoELISSA VILLAGE DESTACA A NOVA BARREIRA A SER ULTRAPASSADA PELAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE: O ETARISMO

Edson Matos CEO do Elissa Village

Quando se fala em “Dia do Idoso”, é possível que a primeira imagem que tenha vindo à sua cabeça tenha sido a de uma pessoa frágil, daquelas que a gente quer colocar ao nosso lado e não soltar mais. E não está errado, afinal, por muito tempo esse foi o perfil das pessoas com mais de 60 anos de idade, por razões diversas relacionadas às condições e expectativa de vida da população.

Mas isso tem mudado, segundo o executivo, principalmente pela evolução da ciência e da medicina, que permitem maior longevidade. “Ao mesmo tempo isso muda o estilo de vida dessas pessoas que estão ultrapassando os 60 anos de idade, elas têm mais autonomia e continuam ativas em suas vidas social e profissional, por exemplo”, afirma Edson Matos, CEO do Elissa Village.

Segundo informações de um relatório, divulgado em 2021, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 16,8% dos brasileiros, com mais de 50 anos de idade já sentiram algum tipo de discriminação relacionado à idade. “E isso não é apenas algo que possamos olhar e achar que está tudo bem, são atitudes que podem influenciar na saúde mental dessa pessoa, que pode passar a se isolar e, então, vem uma série de outros fatores prejudiciais”, alerta.

Ainda que o etarismo esteja enraizado em muitos setores, o próprio estilo de vida das pessoas com mais de 60 anos de idade tende a mudar, gradativamente, a visão lançada às pessoas hoje consideradas longevas. “Também o fato de estarmos fomentando discussões e o aumento da representatividade desse público na mídia, nas academias, nas universidades, no mercado de trabalho e em tantos outros lugares fará com que os estereótipos sejam enfraquecidos”.

Além disso, Edson Matos destaca que a própria família e também instituições destinadas às pessoas com mais de 60 anos devem preservar e estimular a autonomia. “Não há dúvida que a autonomia deve ser feita com cautela observando as necessidades ou limitações de cada pessoa, mas ela deve existir, dentro do que é possível e da realidade de cada um. Essa é uma maneira de respeitar a biografia desse longevo”.

O Elissa Village é projetado para garantir autonomia

A preservação da autonomia do hóspede do Elissa é um dos pontos fundamentais do empreendimento para que os mais maduros mantenham a sua individualidade e segurança. Entre outros elementos, o destaque é um sistema integrado de câmeras, identificadores de queda, que fazem o monitoramento por meio de mapa de calor. “O empreendimento é o primeiro do País a lançar um sistema para prevenção de acidentes desse tipo”, explica o CEO.

Além disso, o Elissa Village dispõe, por exemplo, de motorista que leva os hóspedes a compromissos e passeios, previamente marcados. “Essas são apenas algumas das características de cuidados que temos no Elissa, que atribuem autonomia e comodidade e, ao mesmo tempo, estimulam a tomada de decisão e oferecem liberdade de ir e vir ao hóspede”.

Um pouco sobre o Elissa Village

O Elissa Village é o primeiro residencial do Brasil especializado em longevidade, com estrutura sofisticada e tecnológica. Conta com três pilares principais: moradia, estudo e pesquisa. Localizado a 20 minutos de Curitiba, em Campina Grande do Sul (PR), apresenta um novo conceito de living care, para pessoas com mais de 60 anos de idade. Está situado em uma área envolta pela natureza de 300 mil m², com 6.000 m² de área construída. As dependências do Elissa contam com todo o conforto e conveniência de um hotel cinco estrelas, com apartamentos individuais de 29 m², alta gastronomia com chef, espaço gourmet (churrasqueira e estrutura para receber familiares), biblioteca, salão de beleza, espaços multiuso com salas de jogos, computadores e cinema, varanda para atividades de artes, espaço ecumênico, piscina aquecida, pista de caminhada, solarium, horta e jardinagem.

Serviço

Elissa Village
Endereço: Rodovia do Caqui, 1525 | Campina Grande do Sul (PR)
Contato: (41) 98792-7965

Instagram: @elissavillageoficial
Facebook:www.facebook.com.br/elissavillage
Site: www.elissavillage.com.br

ELISSA VILLAGE DESTACA A NOVA BARREIRA A SER ULTRAPASSADA PELAS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE: O ETARISMO
fonte: Cris Land – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *